Angioma – Causas, Sintomas e Tratamentos que devemos fica atentos. Além disso, o angioma é o crescimento cutâneo comum que pode se desenvolver na maioria das áreas do seu corpo. Eles também são conhecidos como angioma senil ou pontos de Campbell de Morgan. Ele geralmente é encontrados em pessoas com mais de 30 anos. Os vasos sanguíneos quebrados dentro de um angioma lhes conferem uma aparência avermelhada.
Este tipo de crescimento da pele geralmente não é motivo de preocupação, a menos que sangre frequentemente ou mude de tamanho, forma ou cor. Converse com seu médico se você notar algum sangramento ou alterações na aparência. Estes podem ser sintomas de câncer de pele.
Um angioma é geralmente vermelho brilhante, circular ou oval em forma, e pequeno – em tamanho de um ponto a um quarto de polegada de diâmetro. Alguns angiomas aparecem lisos e até mesmo com sua pele, enquanto outros aparecem levemente levantados.
Eles geralmente crescem no tronco, nos braços e nos ombros. O sangramento pode ocorrer se o angioma estiver riscado, esfregado ou cortado.
Principais Causas de Angioma: A causa exata do angioma é desconhecida, mas pode haver um fator genético que torna certas pessoas mais propensas a obtê-las. Eles também estiveram ligados à gravidez, exposição a produtos químicos e clima.
Também parece haver um vínculo entre angioma e idade. Muitas vezes eles começam a aparecer quando os indivíduos atingem 30 anos e parecem aumentar em tamanho e número com a idade.
Quando Procurar Tratamento Médico Para Angioma: Se você notar alguma alteração na forma como um angioma se parece, agende uma consulta com o seu médico. É importante ter qualquer tipo de lesão ou crescimento observado quando a aparência muda.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Seu médico poderá descartar condições graves, como o câncer de pele. O seu médico pode decidir fazer uma biópsia, que consiste em remover e examinar uma pequena amostra da área, a fim de diagnosticar ou descartar outras condições.
Tratamentos Para Angioma: Você provavelmente não precisará ter um angioma tratado, mas você tem opções se desejar removê-lo por razões estéticas. Ou se você precisar de removê-lo porque está em uma área que é facilmente colidida, o que pode levar ao sangramento regular.
Existem alguns procedimentos comuns para a remoção de angioma:
Eletrocauterização: Este método de tratamento cirúrgico envolve a queima do angioma usando uma corrente elétrica fornecida por uma minúscula sonda. Para este procedimento, você também terá uma almofada de aterramento colocada em algum lugar em seu corpo para aterrar o resto do seu corpo de uma onda de eletricidade.
Criocirurgia: Este procedimento envolve o congelamento do angioma com nitrogênio líquido. O frio extremo irá destruí-lo. Este método é conhecido por ser um procedimento rápido e relativamente fácil.
Muitas vezes, você só precisa de uma sessão de tratamento para que a criocirurgia funcione, e o nitrogênio líquido geralmente é pulverizado por apenas cerca de 10 segundos. A ferida não exige muito cuidado depois. E há uma menor chance de infecção em comparação com outros tipos de intervenções.
Cirurgia a Laser: Este tipo de cirurgia envolve o uso de um laser de corante pulsado (PDL) para se livrar do angioma. O PDL é um laser amarelo concentrado que fornece calor suficiente para destruir a lesão. Este método é rápido e é feito como procedimento ambulatorial, o que significa que você não terá que ficar no hospital durante a noite.
Dependendo de quantos angiomas você tiver, você pode precisar entre uma e três sessões de tratamento. Esta cirurgia pode causar pequenas contusões, que podem durar até 10 dias.
Excisão de Barbear: Este procedimento envolve a remoção do angioma da parte superior da pele. A excisão de barbear é uma alternativa à cirurgia invasiva que envolve o corte da lesão ou do crescimento e o uso de suturas, ou suturas, para fechar a ferida.
Se você tem angioma removido com qualquer um desses métodos, a cicatrização é incomum, mas sempre é possível.