Otite – Causas, Sintomas e Tratamentos que devemos ficar atentos. Além disso, a Otite refere-se à inflamação na orelha média ou externa, assim como na mucosa do ouvido ou no tímpano. A principal característica da Otite é a dor de ouvido e é causada, principalmente, pela entrada de microrganismos na orelha.
A Otite é mais comum em crianças nas idades entre 6 e 36 meses, embora possa acontecer em qualquer idade, geralmente devido a hábitos de higiene prejudiciais. Em geral, a Otite é um problema corriqueiro e de fácil resolução, porém, sempre que a dor da Otite se estender, é preciso tomar precauções para evitar maiores complicações. A Otite pode ser muito dolorosa por conta do acúmulo de fluídos dentro da orelha média.
Causas da Otite: A Otite é causada por bactérias e vírus. Um inchaço causado por um resfriado ou alergia pode bloquear as tubas auditivas, os dois canais que ligam as orelhas médias à faringe. Dessa forma, a ventilação do ouvido médio fica comprometida. Isso propicia a invasão deste espaço por vírus ou bactérias.
O edema (inchaço) das tubas impedem que este fluido seja drenado, tornando aquele ambiente perfeito para as bactérias ou vírus proliferarem, formando a Otite.
Sintomas de Otite: Os sintomas de Otite muitas vezes começam dois a sete dias após o início de uma infecção respiratória. Os sintomas de uma infecção no ouvido podem incluir:
- Dor de ouvido (leve a grave). Os bebês muitas vezes puxam seus ouvidos quando sente dor;
- Febre;
- Líquido espesso e amarelado ou sanguinolento saindo do ouvido. Isso significa que o tímpano provavelmente estourou (rompido);
- Perda de apetite;
- Vômitos;
- Dor de cabeça;
- Comportamento mal-humorado;
- Problemas para dormir.
Os sintomas de acúmulo de líquido podem incluir:
- Zumbido ou sensação de pressão no ouvido. Crianças muitas vezes têm dificuldade em descrever esse sentimento, e podem esfregar as orelhas na tentativa de aliviar a pressão;
- Problemas de audição. Crianças que têm problemas de audição podem parecer sonhadoras ou desatentas, mal-humoradas ou irritadas;
- Problemas de equilíbrio;
- Tonturas.
Como Evitar a Otite:
- Evitar o uso de cotonetes que podem empurrar a cera para o interior do ouvido ou mesmo perfurar o tímpano.
- Usar protetores de ouvido quando for nadar.
- Limpar com frequência as secreções nasais ou da garganta para que elas não se acumulem e subam para o ouvido.
- Em caso de resfriados, gripes ou rinites, lavar as narinas com soro fisiológico várias vezes ao dia.
- Nunca amamentar um bebê deitado (sempre sentado ou recostado), pois isso facilita que o leite ascenda pela trompa.
- Não introduzir objetos no ouvido para limpá-lo ou coçá-lo.
- Enxugar bem a orelha após o banho.
- Não fumar próximo às crianças.
- Controlar doenças alérgicas e inflamatórias que acometem as fossas nasais.
- Tratar o refluxo gastroesofágico de crianças.
- Se possível, manter crianças menores de 2 anos fora de creches.
Tratamento da Otite: O primeiro tratamento da Otite se concentra em aliviar a dor. Se a condição melhorar no primeiro dias tratar os sintomas em casa pode ser tudo o que é necessário. Caso contrário, pode ser necessário procurar ajuda médica para fazer o tratamento da Otite.
Obs: Sinais e sintomas de uma infecção no ouvido podem indicar uma série de condições. É importante obter um diagnóstico preciso e tratamento imediato.