Teníase – O que é, Sintomas e Tratamentos
Teníase – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Teníase é uma infecção causada pela tênia, que é um tipo de parasita. Os parasitas são pequenos organismos que se unem a outros seres vivos para sobreviver. Os seres vivos que os parasitas se ligam são chamados de hospedeiros.
Os parasitas podem ser encontrados em alimentos e águas contaminadas. Se você consumir alimentos ou bebidas contaminados, você pode contrair um parasita que pode viver e, às vezes, crescer e se reproduzir dentro de seu corpo.
A Teníase é uma infecção intestinal causada por comer carne bovina ou porco contaminada. A Teníase também é conhecida pelos seguintes nomes:
- Taenia saginata
- Taenia solium
- Teníase
- Tena de porco
- Tena de carne bovina
Sintomas da Teníase: A maioria das pessoas que têm Teníase não tem nenhum sintoma. Se os sinais e sintomas estiverem presentes, eles podem incluir:
- Dor
- Perda de peso inexplicada
- Bloqueio do intestino
- Problemas digestivos
Algumas pessoas com Teníase também podem sofrer irritação na área perianal, que é a área ao redor do ânus. Segmentos de vermes ou ovos que estão sendo expulso nas fezes causam essa irritação.
Muitas vezes, as pessoas percebem que eles têm uma tênia quando vêem segmentos de vermes ou ovos em suas fezes. As infecções podem levar entre oito e 14 semanas para desenvolver.
Causas da Teníase: Você pode desenvolver Teníase comendo carne de porco crua ou mal cozida. Os alimentos contaminados podem conter ovos de tênia, ou larvas, que crescem nos intestinos quando consumidos. Cozinhar completamente a carne bovina ou de porco destruirá as larvas para que elas não possam viver em seu corpo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
A tênia pode crescer até 12 pés de comprimento. Pode viver nos intestinos durante anos sem ser descoberto. A má higiene também pode causar a propagação da Teníase. Uma vez que larvas de tênia estão em fezes humanas, elas podem ser espalhadas através do contato com as fezes. Você deve lavar as mãos corretamente para ajudar a prevenir a propagação da infecção.
A Teníase é mais comum em países onde o saneamento e a higiene das mãos geralmente são de qualidade inferior. Embora a infecção não seja comumente encontrada nos Estados Unidos, as pessoas que viajam para países de baixa e média renda estão em risco de contrair a doença
A Teníase é mais provável de desenvolver em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido e não são capazes de combater as infecções. Seu sistema imunológico pode enfraquecer devido a:
- HIV
- Transplante de órgão
- Diabetes
- Quimioterapia
Diagnósticos da Teníase: Consulte seu médico se você ver segmentos de vermes ou ovos em suas fezes. O seu médico irá perguntar-lhe sobre o seu histórico de saúde e viagens recentes. Os médicos geralmente podem fazer um diagnóstico de Teníase com base nos sintomas. Para confirmar o diagnóstico, o seu médico pode solicitar exames de sangue, incluindo uma contagem sanguínea completa. Eles também podem pedir um teste de fezes para ver se existem ovos ou segmentos da bactéria que provoca a Teníase.
Tratamentos da Teníase: A Teníase é normalmente tratada com medicamentos prescritos pelo seu médico. Os medicamentos para o tratamento da Teníase incluem praziquantel e albendazol.
Ambos os medicamentos são anti-helmínticos, o que significa que eles matam vermes parasitas e seus ovos. Na maioria dos casos, esses medicamentos são fornecidos em uma única dose. Mas esses medicamentos podem levar algumas semanas para limpar completamente uma infecção. A tênia será excretada como lixo. Os efeitos colaterais comuns associados a estes medicamentos incluem tonturas e dor de estômago.
Como Evitar a Teníase: A maneira mais eficaz de prevenir a Teníase é cozinhar os alimentos completamente. Isso significa cozinhar a carne a uma temperatura acima de 140 ° F durante cinco minutos ou mais. Meça a temperatura da carne com um termômetro de cozimento. Depois de cozinhar a carne, deixe-a em repouso por três minutos antes de cortá-la. Isso pode ajudar a destruir qualquer parasita que possa estar na carne.
A higiene das mãos adequada também é importante para prevenir a propagação desta doença. Sempre lave as mãos depois de usar o banheiro e ensine seus filhos a fazer o mesmo. Beba água engarrafada se você mora ou viaje para uma área onde a água não é tratada tratada.