Neuroma Acústico – O que é, Sintomas e Tratamentos dessas condição. Além disso, um Neuroma Acústico é um tumor benigno que se desenvolve no nervo que liga a orelha ao cérebro. O tumor geralmente cresce lentamente. À medida que cresce, pressiona contra a audição e equilibra os nervos. No início, você pode não ter sintomas ou sintomas leves.
Eles podem incluir: Perda de audição de um lado, Tocando nos ouvidos, Problemas de tontura e equilíbrio. O tumor também pode eventualmente causar entorpecimento ou paralisia do rosto. Se cresce suficientemente grande, pode pressionar contra o cérebro, tornando-se fatal. O Neuroma Acústico pode ser difícil de diagnosticar, pois os sintomas são semelhantes aos dos problemas da orelha média.
Exames de ouvido, testes de audição e varreduras podem mostrar se você o possui. Se o tumor permanecer pequeno, você só precisa ter ele verificado regularmente. Se você precisa de tratamento, cirurgia e radiação são opções. Se os tumores afetam ambos os nervos auditivos, muitas vezes é por causa de um distúrbio genético chamado neurofibromatose. Então, confira agora Neuroma Acústico – O que é, Sintomas e Tratamentos:
O que é Neuroma Acústico: Um Neuroma Acústico é um tumor incomum, não canceroso (benigno) e, geralmente, de crescimento lento, que se desenvolve no nervo principal que conduz de sua orelha interna ao seu cérebro. Como os ramos desse nervo influenciam diretamente seu equilíbrio e audição, a pressão de um Neuroma Acústico pode causar perda auditiva, zumbido no ouvido e insegurança.
Também conhecido como schwannoma vestibular, o Neuroma Acústico geralmente cresce devagar ou não. No entanto, em alguns casos, pode crescer rapidamente e tornar-se grande o suficiente para pressionar contra o cérebro e interferir nas funções vitais. Tratamentos para Neuroma Acústico incluem monitoramento regular, radiação e remoção cirúrgica.
Causas de Neuroma Acústico: A causa do Neuroma Acústico – os tumores nos nervos do equilíbrio principal que levam de sua orelha interna ao seu cérebro (oitavo nervo craniano) – parece ser um gene com defeito no cromossomo 22. Normalmente, esse gene produz uma proteína que ajuda a controlar o crescimento de Schwann Células que cobrem os nervos.
O que torna este gene fraco funcionar não é claro, e atualmente não há fatores de risco conhecidos para obter um Neuroma Acústico. Os cientistas sabem que o gene defeituoso é herdado na neurofibromatose de tipo 2, uma doença rara que geralmente envolve o crescimento de tumores nos nervos de equilíbrio em ambos os lados da sua cabeça (schwannomas vestibulares bilaterais).
Sintomas de Neuroma Acústico: Os sinais e sintomas do Neuroma Acústico desenvolvem-se a partir de efeitos diretos no nervo principal ou do tumor pressionando em nervos adjacentes, vasos sanguíneos próximos ou estruturas cerebrais. À medida que o tumor cresce, pode ser mais provável causar sinais e sintomas, embora o tamanho do tumor nem sempre determine os efeitos. É possível que um pequeno tumor cause sinais e sintomas significativos. Você pode experimentar sinais e sintomas, tais como:
- Perda auditiva, geralmente gradual – embora em alguns casos súbita – e ocorrendo apenas em um lado ou mais pronunciado de um lado
- Toque (zumbido) na orelha afetada
- Inseguro, perda de equilíbrio
- Tonturas (vertigem)
- Adormecimento facial e muito raramente, fraqueza
Em casos raros, um Neuroma Acústico pode crescer o suficiente para comprimir o tronco encefálico e ameaçar sua vida.
Quando Consultar o seu Médico: Consulte o seu médico se você notar perda de audição em uma orelha, tocando no ouvido ou problemas com seu saldo. O diagnóstico precoce de um Neuroma Acústico pode ajudar a evitar que o tumor cresça o suficiente para causar graves conseqüências, como a perda total de audição ou o acúmulo de líquido que acomete a vida em seu crânio.
Fatores de Risco de Neuroma Acústico: O único fator de risco conhecido para o Neuroma Acústico é ter um progenitor com a neurofibromatose genética rara tipo 2, mas isso representa apenas um pequeno número de casos. Uma característica distintiva da neurofibromatose tipo 2 é o desenvolvimento de tumores benignos nos nervos de equilíbrio em ambos os lados da sua cabeça, bem como em outros nervos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Neurofibromatoses tipo 2 (NF2) é conhecido como um transtorno autossômico dominante, o que significa que a mutação pode ser transmitida por apenas um dos pais (gene dominante). Cada criança de um pai afetado tem uma chance de 50-50 de herdá-lo. Outro possível fator de risco que pode estar associado ao Neuroma Acústico inclui a exposição da infância à baixa dose de radiação da cabeça e pescoço.
Complicações de Neuroma Acústico: Um Neuroma Acústico pode causar uma variedade de complicações permanentes, incluindo:
- perda de audição
- Adormecimento e fraqueza facial
- Dificuldades com o equilíbrio
- Tocando na orelha
Tumores grandes podem pressionar seu tronco encefálico, evitando o fluxo normal de fluido entre seu cérebro e medula espinal (líquido cefalorraquidiano). Neste caso, o fluido pode acumular-se na sua cabeça (hidrocefalia), aumentando a pressão dentro do seu crânio.
Testes e Diagnóstico de Neuroma Acústico: Como os sinais e sintomas do Neuroma Acústico provavelmente se desenvolverão gradualmente e porque sintomas como a perda auditiva podem ser indicadores de outros problemas do ouvido médio e interno, pode ser difícil para seu médico detectar o tumor em seus estágios iniciais. Depois de fazer perguntas sobre seus sintomas, seu médico irá realizar um exame na orelha. Seu médico pode solicitar os seguintes testes:
- Teste auditivo (audiometria). Neste teste, conduzido por um especialista em audição (audiologista), você ouve sons dirigidos a uma orelha por vez. O audiologista apresenta uma variedade de sons de vários tons e pede-lhe para indicar cada vez que você ouve o som. Cada tom é repetido em níveis fracos para descobrir quando você mal consegue ouvir. O audiologista também pode apresentar várias palavras para determinar sua habilidade auditiva.
- Scans. As imagens de ressonância magnética contrastada (MRI) ou a tomografia computadorizada (CT) da sua cabeça podem fornecer imagens que confirmam a presença de um Neuroma Acústico.
Tratamentos de Neuroma Acústico: Seu tratamento Neuroma Acústico pode variar, dependendo do tamanho e crescimento do Neuroma Acústico e se você estiver com sintomas. Para tratar o Neuroma Acústico, seu médico pode sugerir vários tratamentos possíveis.
Monitoramento: Se você tem um pequeno Neuroma Acústico que não está crescendo ou está crescendo lentamente e causa poucos ou nenhum sinal ou sintomas, você e seu médico podem decidir monitorá-lo, especialmente se você é um adulto mais velho ou não é um bom candidato para tratamento.
Seu médico pode recomendar que você tenha exames regulares de imagem e audição, geralmente a cada seis a 12 meses, para determinar se o tumor está crescendo e com que rapidez. Se as varreduras mostram que o tumor está crescendo ou se o tumor causa sintomas progressivos ou outras dificuldades, você precisará passar por um tratamento.
Radio cirurgia Estereotáxica: O seu médico pode recomendar a radio cirurgia estereotáxica (ster-e-oh-TAK-tik ray-dee-oh-SUR-jur-e) se você possui um Neuroma Acústico. Alguns tumores muito grandes não podem ser tratados com radio cirurgia estereotáxica.
O objetivo da radio cirurgia estereotáxica é parar o crescimento de um tumor, preservar a função do nervo facial e, possivelmente, preservar a audição. No entanto, um estudo descobriu que muitas pessoas gradualmente perdem a audiência dentro de 10 anos após a radio cirurgia estereotáxica.
Na radio cirurgia estereotáxica, como a radio cirurgia da Gamma Knife, os médicos fornecem radiação precisamente para um tumor sem fazer uma incisão. O médico anexa uma moldura leve para seu couro cabeludo, que foi adormecido, para manter sua cabeça imóvel durante o procedimento. Usando varreduras de imagem, seu médico identifica o tumor e depois planeja onde direcionar os feixes de radiação.
Pode levar semanas, meses ou anos antes que os efeitos da radiocirurgia se tornem evidentes. O seu médico irá monitorar o seu progresso com estudos de imagem de acompanhamento e testes de audição. Os riscos de radio cirurgia incluem perda de audição, zumbido na orelha, fraqueza facial, dormência facial, problemas de equilíbrio e falha no tratamento (crescimento contínuo do tumor). Muito raramente, a radiação pode causar câncer na área tratada no futuro.
Remoção Cirúrgica: Você pode precisar de cirurgia para remover um Neuroma Acústico. Seu cirurgião pode usar uma das várias técnicas para remover um Neuroma Acústico, dependendo do tamanho do tumor, do estado da audição pré-operatória e de outros fatores. O objetivo da cirurgia é remover o tumor, preservar o nervo facial para prevenir paralisia facial e preservar a audição quando possível.
A cirurgia para um Neuroma Acústico é realizada durante a anestesia geral e envolve a remoção do tumor através da orelha interna ou através de uma janela no crânio. O tumor inteiro pode não ser completamente removido em alguns casos. Por exemplo, se o tumor estiver muito próximo de partes importantes do cérebro ou do nervo facial.
A cirurgia pode criar complicações, incluindo piora dos sintomas, se certas estruturas nervosas ou cranianas forem afetadas durante a operação. Estes riscos são frequentemente baseados no tamanho do tumor e na abordagem cirúrgica utilizada. As complicações podem incluir:
- Vazamento do líquido cefalorraquidiano através da ferida
- Perda de audição
- Fraqueza facial
- Entorpecimento facial
- Tocando na orelha
- Problemas de equilíbrio
- Dor de cabeça persistente
- Infecção do líquido cefalorraquidiano (meningite)
- Hemorragia cerebral