A Diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo. Os portadores com diabetes tipo 2 pode ter uma resistência aos efeitos da insulina, um hormônio que regula a entrada de açúcar nas células ou não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal. Quando não tratado, o diabetes pode ser fatal. Então, vamos conhecer os 10 Fatos Essenciais sobre a diabetes tipo 2.
1. A Diabetes Tipo 2 é tipo mais comum: A Diabetes tipo 2 afeta milhares de pessoas em todo o mundo e cerca de 15 milhões de Brasileiros, e isso se dá por inúmeros motivos. Esse problema de saúde é crônico, e mexe com todo o funcionamento do corpo, logo, se o paciente não procura tratamento ele começa a lidar com muitas situações ruins, principalmente quanto ao má funcionamento do organismo.
2. Fatores de Riscos Para Diabetes Tipo 2: Os Fatores de Risco Para diabetes tipo 2 são alguns sinais que devem ser observados por todos, principalmente para aqueles que tem diabetes no histórico familiar. Mas existem algumas condições que aumentam o risco:
- Idade acima de 45 anos.
- Obesidade e sobrepeso.
- Diabetes gestacional anterior.
- Histórico familiar de diabetes tipo 2.
- Pré-diabetes.
- Sedentarismo.
- Baixos níveis de colesterol HDL.
- Triglicerídeos elevados.
- Hipertensão.
- Consumo elevado de álcool.
3. Se você tem diabetes, você deve controlar a glicose no sangue: Uma das maneiras de saber se o tratamento para Diabetes Tipo 2 está funcionando, é controlar seus níveis de glicose no sangue.
4. Controle da dieta: Pessoas com diabetes tipo 2 devem evitar os açúcares presentes nos doces e carboidratos simples, como massas e pães, pois eles possuem um índice glicêmico muito alto. Quando um alimento tem o índice glicêmico baixo, ele retarda a absorção da glicose, que não se concentra no sangue. Mas, quando o índice é alto, esta absorção é rápida e acelera o aumento das taxas de glicose no sangue, gerando uma hiperglicemia.
Um plano de refeições para melhor controlar o diabetes é simplesmente um padrão alimentar saudável que todos nós deveríamos seguir. Além disso, uma dieta equilibrada que inclui legumes, frutas, grãos integrais, laticínios sem gordura, gorduras saudáveis, e carnes magras ou substitutos da carne são sempre uma boa alternativas .
5. Perder peso vai melhorar sua saúde: A perda de peso melhora a capacidade do corpo em processar a glicose e uso da insulina. Além disso, Estudos realizados descobriram que as pessoas com excesso de peso que perdem peso são capazes de retardar ou prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.
6. A saúde bucal é especialmente importante se você tem diabetes: A Diabetes tipo 2 aumenta o risco de problemas na boca tais como boca seca, sapinhos, e doença periodontal gengivite. A doença periodontal gengivite pode tornar mais difícil o controle da glicose no sangue. Certifique-se de manter uma boa higiene bocal, como escovação e uso do fio dental todos os dias, e, consulte o seu médico para exames regulares.
7. Diabetes aumenta o risco de problemas nos olhos: Entre 40 a 45 por cento das pessoas com diabetes tipo 2 têm uma certa quantidade de retinopatia diabética. A retinopatia diabética é quando a retina é a camada do olho em que estão alojadas as células que recebem luz, processam as imagens e levam essas informações ao cérebro. Com o excesso prolongado de açúcar no sangue, os vasos sanguíneos da retina se deterioram se tornando mais permeáveis, possibilitando o extravasamento de sangue e fluido: o chamado edema. Além disso, A retinopatia diabética é a principal causa de cegueira no brasil e Outras complicações da diabetes tipo 2 incluem catarata e glaucoma.
8. A saúde do coração é outra grande preocupação: Os Níveis Elevados de glicose no sangue causar danos aos nervos e nos vasos sanguíneos ao longo do tempo. Estes fatores aumentam o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral – pelo menos duas vezes maior do que alguém que não tem diabetes. Aém disso, Ataque cardíaco e AVC são as principais causas de morte entre as pessoas com diabetes tipo 2.
9. A diabetes tipo 2 é a principal causa de insuficiência Renal: Mesmo quando o diabetes está sob controle, há um risco de insuficiência renal crônica. Além disso, de 10.000 pessoas diagnosticadas com insuficiência renal no brasil a cada ano, cerca de 44 por cento dos casos são causados por complicações da diabetes.