Fala-se muito sobre os desconfortos que ocorrem no primeiro trimestre da gravidez, mas as 11 semanas de gestação não traz apenas certos desconfortos, mas também algumas vantagens. As mulheres tendem a adquirir hábitos de vida saudáveis para promover o desenvolvimento adequado de seu bebê, a gravidez e a amamentação podem proteger contra certos tipos de câncer e algumas mulheres dizem ter menos dor menstrual depois de terem tido um bebê.
Desenvolvimento do seu bebê nas 11 semanas de gestação:
As 11 semanas de gestação são fundamentais porque o primeiro embrião e agora o feto já completaram uma primeira fase do seu desenvolvimento. Ele também adquiriu uma aparência totalmente humana e é quando eles se desenvolvem mais rapidamente, por exemplo, seus rins e seu sistema genital.
Sua pele é tão finita, que é quase transparente e é por isso que você pode ver todas as suas veias. Os dentes estão se formando nas gengivas. Alguns de seus ossos estão começando a endurecer e os dedos de suas mãos e pés não estão apenas todos formados, mas dentro de muito pouco tempo você pode abri-los e fechá-los.
Às 11 semanas de gestação, o feto mede de 3 a 4 centímetros da coroa até as nádegas e pesa cerca de oito gramas. Durante esta semana, o bebê começa a gerar seus próprios glóbulos vermelhos.
Logo começa a produzir urina, o principal componente do líquido amniótico, onde o bebê vai ser muito ativo, chutando e se contorcendo, mas você não percebe o momento. Alguns movimentos aos quais serão adicionados os da cabeça, agora unidos ao tronco por um pescoço muito mais alongado. O palato duro também foi formado na boca do bebê.
Os ovários ou testículos começarão a se formar e, no caso de você esperar uma criança, seus testículos começarão a produzir testosterona, o hormônio masculino. A bexiga e o reto do bebê já se separaram, e o diafragma, já completo, permite ao feto realizar movimentos respiratórios.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Perguntas frequentes nas 11 semanas de gestação:
Queremos responder a todas as suas dúvidas durante esta semana, por isso fizemos uma seleção das perguntas mais frequentes que as futuras mães se perguntam nas 11 semanas de gestação.
11 semanas são quantos meses são?
Nas 11 semanas de gestação que ainda continuam no segundo mês da sua gravidez, e embora você continue no primeiro trimestre, que em teoria ainda é o maior risco de aborto, seu bebê já está formado e com muitos órgãos funcionando, o que você pode se acalmar um pouco.
Às 11 semanas de gestação, tenho que fazer um ultrassom?
É provável que o seu especialista queira realizar um ultra-som nas 11 semanas de gestação. Esta seria a ultrassonografia do seu primeiro trimestre e se você não fizer isso no momento, você pode ser agendado para 12 ou 13 semanas de gravidez.
Esta ultrassom pode visualizar-se que a data de início de sua gravidez, ASPI como detectar se eles não tiverem já sabe, grávida de gêmeos ou trigêmeos e determinar se existe uma malformação de seu bebê, então é muito importante que você não pare de fazer isso.
Nas 11 semanas de gestação tenho barriga?
Ainda não, a menos que você tenha gêmeos ou trigêmeos, caso em que você já deve ter uma barriga proeminente que todos possam ver. O que acontece neste momento é que o seu útero está dentro da pélvis até o final do primeiro trimestre, por isso, mesmo que esteja se expandindo, ainda não é tão óbvio para todos.
O que acontece se eu for diagnosticada com uma gravidez gemelar?
Se nas 11 semanas de gestação determinar uma gravidez gemelar, não há nada com que se preocupar. Sua gravidez deve acontecer da mesma maneira que em uma gravidez de bebê único, apenas sua barriga será maior e como os meses passam, você pode ter mais exames para se certificar de que seus bebês têm espaço suficiente.
As gestações gemelares têm maior probabilidade de ter um parto prematuro; assim, à medida que você progride, a gravidez deve ter mais cuidado e seguir os passos indicados pelo seu médico.
Exames médicos na semana 11 de gestação:
A 11 semanas de gestação é uma semana em que você deve fazer um monte de testes, se você não tiver feito antes. Você já fez um ultrassom de translucência nucal? E a biópsia corial para estudar os cromossomos do feto, se a sua gravidez está em risco?
É também o momento ideal para realizar o primeiro ultrassom da gravidez, um ultrassom de rotina, rigor, para avaliar o desenvolvimento do seu bebê.