Início » Gravidez » 12 semanas de gestação: duvidas? tudo que você precisa saber!

12 semanas de gestação: duvidas? tudo que você precisa saber!

12-semanas-de-gestacao

Nas 12 semanas de gestação marca o final do primeiro trimestre. Nesta semana de gestação, o embrião já formado começa a ser um feto. Ao longo deste trimestre, o futuro bebê amadurecerá e se desenvolverá enormemente. Por volta desta semana, a gestante terá que fazer vários exames para verificar o estado de saúde do feto.

Aqui explicamos como seu corpo evolui em 12 semanas de gestação e como seu bebê está crescendo. Ajudamos você a esclarecer todas as suas dúvidas sobre o desenvolvimento do feto e orientamos você sobre as possíveis soluções para diferentes transtornos e desconfortos típicos da gravidez, como congestão nasal durante a gravidez.

12 semanas de gestaçao
12 semanas de gestação

Sintomas que a mãe apresenta nas 12 semanas de gestação:

A barriga começa a mostrar e, a cada dia que passa, é mais complicado disfarçar. O útero se alarga para acomodar o feto, para que a barriga de uma mulher grávida seja notada! Na décima segunda semana, você pode se sentir desconfortável, porque suas roupas habituais são muito pequenas.

Se você perceber que elas o espremem muito, talvez seja hora de comprar roupas para a maternidade. A constituição do seu corpo muda exterior: pelve, quadris e cinturas alargam para caber o bebê no útero, por isso é muito importante que você se sinta confortável para não sofrer estresse.

Como muda por dentro nas 12 semanas de gestação:

O fluxo sanguíneo aumenta o sangue nos vasos sanguíneos e os hormônios produzem mais glândulas sebáceas. É por isso que sua pele ficará mais fresca e saudável. No entanto, aumentar a produção de gordura também pode gerar alguns problemas, como acne. Além disso, ele também pode acontecer que sardas e pintas se tornem mais escuras ou que pequenas linhas vermelhas apareçam no peito e nas pernas, o que é chamado de nevo da pele e é devido ao aumento do fluxo sanguíneo na pele.

Distúrbios que podem afetá-la durante as 12 semanas de gestação:

A boa notícia é que a Náusea é rara neste momento. Em 60% das gestantes desaparecem nas 12 semanas de gestação e em torno de 30%, na 16ª semana de gestação. Apenas 10% dos casos persistem até o final da gravidez, embora esporadicamente. Alguns dos sintomas que você mostrará esta semana são:

  • Menos Náusea do que nos dois primeiros meses;
  • Sensação de inchaço;
  • Gases;
  • Flatulência.

Acidez na parte superior do sistema digestivo:

Também é conhecida como Azia, e envolve uma impressão de calor através da área do peito, mas não se assuste, é algo completamente normal. Acontece com frequência em mulheres grávidas devido ao seu próprio alargamento, permitindo que o ácido estomacal suba até a boca e você se sentirá como se queimasse sua garganta, tórax, etc. Se você notar que é uma dor muito intensa, vá ao médico para prescrever algum medicamento para reduzir a queimadura. Isso acontecerá especialmente em uma posição horizontal.

Menos apetite:

Uma explicação científica definitiva não foi determinada por que muitas mães acham difícil comer nesses nove meses. O cheiro intensificou-se em grande medida e a percepção de algumas cheiros causa Náuseas, impedindo-as de comer certos alimentos, como peixes ou vegetais muito fortes (como Brócolis, Abobrinha, Alho…). Há mais argumentos a esse respeito, como uma alteração hormonal que causa dificuldades na digestão, bem como constipação e desconforto no estômago. Portanto, eles não podiam comer em certos momentos da gravidez. Novamente, se o problema persistir, consulte seu médico.

12 semanas de gravidez
12 semanas de gravidez

Desenvolvimento do seu bebê nas 12 semanas de gestação:

Durante essas 12 semanas de gestação seu bebê já tem alguns reflexos. Por exemplo, se você tocar sua barriga, ela reagirá movendo-se, embora você ainda não consiga perceber. Também tem outro reflexo muito importante para quando nasce: o reflexo de sucção, que o ajudará a se alimentar.

Se você pudesse segurá-lo na palma da sua mão, veria que é do tamanho de um limão verde. Agora mede cerca de 5 centímetros e pesa cerca de 14 gramas.

Enquanto isso, suas células nervosas estão se multiplicando muito rapidamente e as sinapses (conexões) estão se formando em seu cérebro. Eles já podem fechar os dedos das mãos, dobrar os dedos dos pés e apertar os músculos ao redor dos olhos.

Embora ele ainda seja muito jovem, ele é um bebê completo. Os olhos, que antes estavam nos lados da cabeça, se moveram e agora estão mais próximos um do outro. As orelhas estão quase colocadas na posição final, nas laterais do rosto. Seus intestinos, que cresceram tão rapidamente que se escoam um pouco pelo cordão umbilical, começarão a se mover rapidamente dentro da cavidade abdominal.

Dentro de seu corpo, os órgãos começaram a realizar tarefas mais complicadas: o fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga.

Mudanças no feto durante as 12 semanas de gestação:

Nesta semana continua com um crescimento muito rápido, apenas em uma semana aumenta 15%. É como se uma criança crescesse 7 cm em uma semana. Os órgãos continuam a amadurecer rapidamente e muitas estruturas do corpo começam a tomar sua forma final. Por exemplo, nesta semana as cordas vocais são formadas , o desenvolvimento das unhas nos pés e mãos começa e pouco a pouco o pelo do corpo começa a aparecer.

O sistema digestivo, que já recebe líquido graças ao líquido de deglutição do feto, está se tornando mais sofisticado. No início, era um tubo simples, mas ele vinha crescendo e encurvando-se para gradualmente começar a se assemelhar ao que conhecemos como esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. O rim produz mais e mais urina , embora muitas funções que ele terá no futuro ainda não tenham aparecido.

Nas 12 semanas de gestação virá o primeiro ultra-som:

Nas 12 Semanas de Gestação, o primeiro ultrassom deve ser programado, idealmente, embora um exame anterior possa ter sido feito para confirmar a gravidez.

As razões para escolher a 12 semana de gestação para este ultrassom crucial são variadas. Primeiro, agora o feto é grande o suficiente para apreciar o suficiente de seu desenvolvimento e ser capaz de detectar possíveis anomalias.

Além disso, antes, não poderíamos detectar um batimento cardíaco, mesmo que existisse ou dar esperança em gestações que não vão seguir, naturalmente, para a frente. Todas estas razões aconselham que o ultra-som seja feito agora e não algumas semanas antes.

Esse ultrassom pode servir, em alguns casos, para conhecer o sexo do bebê, mas sua função fundamental é diagnóstica. Será possível determinar o número de fetos na gravidez, conhecer a posição no útero, ouvir os batimentos cardíacos e medir o feto para determinar se o crescimento corresponde à idade gestacional calculada. A maioria das malformações também pode ser detectada.

A medição da dobra nucal é realizada. A técnica de translucência nucal é considerada um marcador de trissomia 21 ou síndrome de Down.

12 semana de gestacao
12 semana de gestação

Dicas para quem está nas 12 semanas de gestação:

Coma corretamente. Não é bom comer em excesso ou por padrão. Agora você deve nutrir seu filho, mas não é recomendável que você exagere. Não caia para todos os desejos e coma saudável, um pouco de tudo.

Não use drogas. Além disso, você está em uma fase muito importante como grávida e você tem uma responsabilidade de não prejudicar o bebê por causa do tabaco ou bebidas alcoólicas.

Lembre-se que na menor dúvida que surge você deve ir ao médico para evitar possíveis complicações que terminam em um aborto natural. Se necessário, ele lhe enviará para fazer um ultrassom 4d, um ultrassom ou outro exame médico que ele considere apropriado. Você também pode descobrir se são gêmeos, trigêmeos, etc.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.