Com 13 semanas de gestação, você desenvolveu um feto que tem cordas vocais, dentes e até mesmo impressões digitais (uau!) E você provavelmente manteve essa incrível notícia (principalmente) em segredo enquanto desejava que pudesse gritar dos telhados ou pelo menos, use-a como desculpa para começar a trabalhar até tarde.
Por volta da semana 13 da gestação, muitos futuros pais começam a espalhar a notícia de que há um bebê a caminho. Mas saiba que não há regras rígidas sobre quando você deve divulgar seu segredo.
Pode ser após a sua próxima consulta pré-natal, uma vez que você comece a mostrar, ou em um grande evento familiar onde todos serão reunidos. Ou talvez todo mundo já saiba! Isso é totalmente sua ligação.
13 semanas de gestação é quantos meses?
13 semanas de gestação corresponde a de 3 meses de gravidez. Esta é a última semana do primeiro trimestre.
Seu corpo com 13 semanas de gestação:
Quando você atinge seu segundo trimestre, sintomas como enjoo matinal e exaustão devem começar a diminuir. Até agora, a sua placenta estará totalmente desenvolvida, mas continuará crescendo em tamanho durante a gravidez.
Seu bebê está conectado a ele através do cordão umbilical, através do qual seu bebê recebe oxigênio e nutrientes suficientes. No entanto, a placenta também tem um papel importante em se livrar de resíduos como o dióxido de carbono e produzir muitos dos hormônios importantes necessários para o desenvolvimento do bebê.
Pode não ser muito bonito de se olhar , mas é um trabalho realmente incrível para o seu bebê. Esta semana, você pode ver os primeiros sinais da barriga do bebê ela geralmente aparece entre 12 e 16 semanas, mas isso depende completamente do seu corpo e do seu bebê. Um grande impacto pode ser uma das maiores excitações da 13 semanas de gestação e agora você pode se preparar para anunciar que está esperando.
O que você deveria fazer nesta 13 semanas de gestação:
À medida que seu segundo trimestre se aproxima, você pode encontrar um impulso no seu desejo sexual! No entanto, vale a pena notar que, se você tem uma história de parto prematuro, vale a pena verificar com seu médico antecipadamente.
Se você descobrir que está mostrando há semanas e já está explodindo todas as suas roupas, talvez valha a pena checar gêmeos. No entanto, se o seu primeiro ultrassom tiver confirmado que há apenas um pequeno coque no forno, não se preocupe, isso pode significar que a data de vencimento não está correta e que você está mais adiantado do que imaginava ou que está cheio de gás. são apenas inchados.
Sintomas comuns na 13 semanas de gestação:
1. Mais energia:
Finalmente! na 13 semanas de gestação a placenta está tomando conta, você deve se sentir como se tivesse uma mola a mais no seu passo. Considere usar essa energia e adicionar algum exercício à sua rotina, mas não enlouqueça!
2. Constipação:
Já mencionamos isso antes, mas durante a 13 semanas de gestação esses hormônios importantes criam alguns efeitos colaterais indesejados, e esse é um deles! Seus músculos do intestino relaxam, o que significa que eles são menos eficazes em mover as coisas, o que pode deixá-lo bastante desconfortável. Nossas dicas principais? Adicione alguns lanches ricos em fibras à sua dieta – frutas, legumes e grãos integrais são boas opções.
3. Azia:
Outra que é muito comum e provavelmente não vai diminuir tão cedo, durante a 13 semanas de gestação, o músculo na parte superior do estômago relaxa, o que permite que o ácido digestivo se eleve e cause aquela queimação familiar no peito. Fique longe de alimentos condimentados ou gordurosos e mantenha esses antiácidos à mão!
4. Veias visíveis:
Você pode não gostar delas, mas elas são super importantes durante a 13 semanas de gestação e são um sinal do aumento do suprimento de sangue para o seu bebê em crescimento.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
5. Corrimento vaginal:
Também conhecido como leucorréia, essa secreção fina, leitosa, com odor suave ou inodoro é outro sintoma perfeitamente normal, causado pela produção de estrogênio durante a gravidez. Seu trabalho é proteger o canal do parto contra infecções e mantê-lo saudável durante a 13 semanas de gestação e toda gravidez, portanto, não se preocupe em usar lenços umedecidos especiais para limpá-lo. A desvantagem é que pode causar uma bagunça de sua roupa íntima favorita, s usar um forro de calcinha fina em torno deste tempo.
6. Aumento do desejo sexual:
Se você é uma daquelas mulheres grávidas sortudas que sentem vontade de fazer relação sexual às 13 semanas de gestação, bem… aproveitem! Você pode notar um pouco de manchas pós-coito durante a 13 semanas de gestação. Um pouco de manchas é normal simplesmente porque o colo do seu útero é mais sensível. Mas sangramento pesado (como um período) não é, então chame seu médico se é mais como um fluxo.
Desenvolvimento do bebê na 13 semana de gestação:
Na 13 semanas de gestação seu bebê está crescendo rápido – e você também pode estar! Você pode ouvir seus batimentos cardíacos pela primeira vez em suas consultas pré-natais. Seu bebê agora pesa cerca de 25g. Embora você não esteja sentindo o bebê se mexer ainda, eles estão dançando dentro de você. Com o passar do tempo, seus movimentos bruscos estão se tornando mais lentos e mais propositais.
As mãos do seu bebê chegam até a boca e às vezes parecem que estão bocejando ou respirando. Nesta 13 semanas de gestação, seu bebê só dorme por alguns minutos de cada vez, mas depois, durante a gravidez, eles começam a dormir por longos períodos e você pode até perceber um padrão ou uma rotina emergente. Os ovários ou testículos de seu bebê desenvolveram-se dentro de seu corpo e um pequeno pênis ou pênis está se formando onde antes havia uma colisão.
Quais são os nutrientes importantes nesta 13 semanas de gestação?
Proteína, ferro e cálcio são três nutrientes que você precisa na 13 semanas de gestação para mantê-lo saudável e estimular o desenvolvimento do seu bebê.
1. Proteína:
Apontar para 71 gramas de proteína por dia. Carnes magras, ovos e produtos lácteos, assim como nozes, feijão e produtos de soja como o tofu, são boas fontes. Três porções por dia devem ajudá-lo a atingir seu objetivo. Além disso, o peixe é uma boa fonte de proteína (assim como os ácidos graxos essenciais ômega-3), mas devido a preocupações com a contaminação, os especialistas debatem quanto e que tipo de peixe você deve ingerir .
2. Ferro:
Obter 27 miligramas de ferro todos os dias durante a 13 semanas de gestação é especialmente importante para ajudar a evitar a anemia por deficiência de ferro, um problema comum entre as mulheres.
O ferro encontrado em produtos de origem animal (chamado ferro heme) é absorvido mais facilmente pelo seu corpo do que o ferro encontrado nas plantas (ferro não heme). A melhor fonte? Carne vermelha magra. Se você é vegetariano ou não pode comer carne, você pode obter algum ferro de legumes, como espinafre e legumes como lentilhas.
Pode ser difícil obter ferro suficiente dessas fontes, portanto, seu médico pode recomendar um suplemento de ferro. (Dica: A vitamina C aumenta a absorção de ferro não heme, portanto coma alimentos ricos em vitamina C como frutas cítricas, morangos e pimentões ao mesmo tempo em que você come alimentos ricos em ferro sem carne, ou reduza seu suplemento de ferro com um copo de suco de laranja.)
3. Cálcio:
Quatro porções diárias de produtos lácteos ajudarão você a obter os 1.000 mg de cálcio necessários (1.300 mg se você tiver 18 anos ou menos). Seu bebê precisa de cálcio para a formação de seus ossos e dentes. Portanto, se você não conseguir o suficiente desse nutriente, ele vai pegar o que ele precisa do seu corpo e você perderá cálcio armazenado em seus ossos.
Dicas para você nesta 13 semanas de gestação:
- Seu segundo trimestre está chegando e, com isso, aumenta o impulso sexual. Apreciar! Mas se você tem uma história de parto prematuro ou aborto, talvez precise se abster.
- Agende sua primeiro ultrassom do tipo “eu vejo o bebê” quando a outra metade puder acompanhá-lo. Além disso, pesquisas recentes mostram que ver imagens de ultra-som ajuda os homens a entrar no modo papai.
- Pare de descascar suas frutas. Uma maçã com pele tem 4,4 gramas de fibra que provoca prisão de ventre; ½ xícara de compota de maçã tem apenas 1,5 g. Suco de maçã: apenas 0,5 g.