Quando você atinge 14 semanas de gestação, o feto já está totalmente formado, mas ainda é muito pequeno. De agora em diante, é hora de começar a ganhar peso e crescer rapidamente, e a cada semana parecerá cada vez mais como o bebezinho que você segurará em seus braços após o nascimento.
As unhas já aparecem nos dedinhos das mãos e pés, e até já possui uma impressão digital única para cada ser humano. Desde que o cabelo já apareceu nas semanas anteriores, agora ele tem uma pequena camada de cabelo que forma as sobrancelhas. Seu rosto já está formado e os olhos e o nariz estão no lugar, de modo que o feto já pode fazer rostos e expressões enrugando a testa e a boca.
Nesse estágio, o cordão umbilical já está bem desenvolvido e é responsável por ingerir alimentos e nutrir o feto, além de passar o oxigênio que permite que ele se desenvolva, cresça e engorde mais rapidamente.
No entanto, os seus órgãos sexuais são bem definidos e já é possível vê-los através do exame do ultra-som. Falando nisso, as 14 semanas de gestação é o limite para o exame de translucência nucal, tão importante durante o pré-natal, se você quiser fazer, então agora é a hora de falar com o seu médico para emitir orientações.
Sintomas de 14 semanas de gestação:
Você já tem 14 semanas de gestação, você não sentirá tanto desconforto quanto nas semanas anteriores, se elas não desaparecerem elas diminuirão consideravelmente. A mãe entrou em uma fase de gravidez em que as chances de abortar naturalmente foram bastante reduzidas. Além disso. alguns dos sintomas que você pode testemunhar são:
- Menos náusea e desejo de vomitar depois de acordar de manhã.
- A sensação de fadiga diminuiu em comparação com as semanas anteriores.
- Menos dor na barriga, e se você comprou sutiãs adequados aos tamanhos de seus seios, também vai doer menos.
- Em termos gerais, as gestantes são muito melhores, com mais vontade de enfrentar os próximos meses e maior estabilidade emocional. Continue sorrindo, você merece!
- A barriga continua a crescer. Agora sim, se você não deu a notícia para seus entes queridos, é hora! Explique que você vai trazer uma nova criança para o mundo. .
- Você poderia ter um corrimento vaginal mais inodoro. Não se preocupe, porque o estrogênio e um aumento no volume sanguíneo são responsáveis pelo aumento do Corrimento vaginal. Em qualquer caso, consulte todas as dúvidas ao seu ginecologista, ninguém melhor que ele vai acalmar suas preocupações.
- Ainda é cedo para perceber os movimentos do bebê.
14 semanas de gestação: mudanças na mãe:
As emoções estão presentes durante toda a gravidez, e há mulheres que vivem o primeiro trimestre com alguma preocupação, o bebê ficará bem? Terei problemas nos próximos meses? Relaxe, é hora de começar a confiar realmente em si mesmo e especialmente no seu corpo. Livre de náuseas e tonturas, você desfrutará de muitos dos dois trimestres que estão por vir.
Uma das mudanças mais importantes que você notará é o crescimento da barriga e uma cintura mais larga, porque seu útero está ficando maior. É quase certo que você comprou calças com elástico na cintura ou maternidade ajustável. Além disso, os seios também ficam mais sensíveis e são maiores, é um bom momento para comprar fixadores especiais.
Gengivas que sangram?
Como o volume sanguíneo é maior, é fácil ocorrer porque a área é muito sensível e os vasos sanguíneos estão muito próximos da pele. Não se preocupe com o sangramento espontâneo, sim: se for muito abundante, consulte seu médico. Além disso, a mesma causa tem sangramento do nariz.
Antes de dizer-lhe as mudanças no bebê você deve saber que finalmente! Você recuperará um pouco de energia e terá menos sono, mas lembre-se de procurar diferentes posturas para evitar desconforto: por exemplo, do lado com a perna esticada e a outra encolhida, ou ambas dobradas no peito e uma almofada entre elas.
O bebê com 14 semanas de gestação:
Na 14 semanas de gestação, a cabeça ainda é desproporcional em relação ao corpo, embora o bebê já seja perfeitamente reconhecível como um pequeno humano. Suas características faciais estão se tornando cada vez mais evidentes e poderíamos até ver como ele faz gestos com os músculos do rosto, ele chupa o dedo e a mãozinha.
Ele bebe líquido amniótico e faz xixi dentro de sua barriga, agita os braços e as pernas e parece se sentir feliz em sua vida intra-uterina. Ele já tem um pouco de cabelo na cabeça, tem sobrancelhas e os olhos continuam a se acomodar. Seus ouvidos já foram colocados em seu lugar final. Se você tivesse um scanner de ultrassom em sua casa e o visse o dia todo, você vai ver como é divertido fazer caretas, chupar o dedo, entre outros. Bem, os músculos do seu rosto já se formaram.
Seus braços são mais proporcionais em relação ao seu corpo, suas pernas continuam em pleno desenvolvimento. Eles têm apenas 14 semanas de gestação e já flexionam o punho e o cotovelo. Um cabelo muito fino chamado lanugo cobre seu corpo, é como uma penugem que aumentará até o final do terceiro trimestre e quando ele nascer desaparecerá.
Seu corpo cresce muito rápido e você pode ver o pescoço dele. O sistema reprodutivo também se desenvolve nesse estágio. Se você é do sexo masculino, sua próstata e se é uma menina, seus ovários.
Começa sua produção de hormônios. Você pode ter certeza, as chances de um aborto são praticamente zero no segundo trimestre.
Dicas:
- É um bom momento para ler para o seu bebê. Ele ou ela vai lembrar de suas expressões ao fazê-lo, também é muito bom para o desenvolvimento do cérebro.
- Fale com ele o tempo todo e diga ao seu ambiente para fazer isso também, então quando ele nascer, as vozes de sua família serão conhecidas por ele e ele se sentirá mais calmo.
- Todo esse tipo de conexão com seu bebê não faz nada além de fortalecer o vínculo que os une para a vida.
Dieta e alimentação nas 14 semanas de gestação:
O ganho de peso no primeiro trimestre da gravidez varia de uma mulher para outra. Há mulheres grávidas que perdem peso devido a náuseas e vômitos e outras ganham peso muito rapidamente. O seu ginecologista irá avaliar qual será o ganho de peso para o seu caso particular, agora que você está no segundo trimestre da gravidez.
Se você não ganhou quase o peso até a décima quarta semana de gestação e todas as suas análises são normais, não se preocupe, logo você começará a ganhar peso devido ao aumento do tamanho do abdômen e do crescimento do bebê.
Pelo contrário, se você tiver ganho um peso excessivo, o ginecologista irá rever sua dieta para reduzir a quantidade de gorduras e introduzir mais vegetais e frutas. Lembre-se de que a água potável será sempre benéfica para evitar a retenção de líquidos.
O peso médio que uma mulher grávida tem a ganhar é de cerca de 12 ou 14 quilos. Se você ganhou peso rápido demais, consulte seu ginecologista e não faça uma dieta durante a gravidez, é totalmente contra-indicado.
Exames a serem feitos as 14 semanas de gestação:
Entre 14 semanas de gestação e 20 semanas, uma série de estudos é realizada para determinar a probabilidade de seu bebê ter uma anomalia cromossômica, como a Síndrome de Down.
Eles também podem indicar uma amniocentese se houver um histórico de doenças congênitas em sua família ou se você for uma mãe com mais de 40 anos de idade. Estes estudos supõem um risco mínimo de aborto espontâneo, por isso é importante que você o aconselhe muito bem.
Seja qual for o resultado desses estudos, lembre-se de que eles não indicam a certeza de algo ruim em seu bebê, eles são apenas indicadores de probabilidade. Além disso, o mais importante é estar calmo e sempre pensar positivo.
Se não lhe pedirem estes estudos, é porque o seu médico considera que não é necessário. Verifique todas as suas dúvidas com o seu médico.
O que você sente:
Goste ou não, você se adaptou a essa nova vida. O cansaço, a náusea e a dor dos seus seios estão desaparecendo e você sente uma energia renovada. Além disso, embora a sua barriga tenha crescido nestas 14 semanas de gestação, ainda não cresceu em tamanho suficiente para causar desconforto.
Conecte-se com seu bebê:
Seu bebê é real e está se desenvolvendo em seu ventre, é uma vida que está se formando e dia a dia é preciso mais força. No entanto, conecte-se com ele ou ela, fale com ele, ele está lá esperando para ouvir sua mãe.