Tudo que você precisa saber sobre as 15 semanas de gestação para cuidar da sua gravidez pois, como essa barriga cresce! Uma semana em que você não pode mais disfarçar seu estado de gestante, a barriga cresce pouco a pouco para que o útero se adapte ao tamanho do feto em desenvolvimento, que agora mede quase 11 centímetros. Além disso, sua Náusea desaparece completamente e você se sentirá com mais vitalidade e felicidade.
Nas 15 Semanas de Gestação, a pele do bebê é coberta com um cabelo macio e fino chamado lanugo, que desaparecerá quase completamente antes do nascimento. Neste estágio alguns bebês chupam seus polegares. A criança continua crescendo. O pescoço alonga e a cabeça não está tão inclinada para o peito.
Os sintomas da mãe às 15 semanas de gestação:
Certamente você já percebeu como a barriga e outras certas partes do corpo, como a pélvis ou a cintura estão engordando. Você terá ganhado alguns quilos, em torno de 3, e se não, não é um problema, pois há diferenças entre mulheres grávidas. Além disso, o problema é mostrado quando a pregorexia se manifesta, uma condição séria que requer uma solução médica. Não coma menos do que o necessário, não se abstenha porque você pode causar danos ao feto. Não fique obcecado com muito exercício, com 30 minutos a pé por dia é o suficiente.
Mas há mais sintomas possíveis:
- Inchaço, devido ao aumento do volume sanguíneo e uma alteração do estrogênio.
- Nariz entupido é um sintoma que se explicou na semana anterior, e deve, mais uma vez, a alteração hormonal na matriz, o que faz com que a secreção de muco adicional reduza a probabilidade de infecção por bactérias e vírus.
- Gases e flatulência espontânea devido à dilatação do sistema digestivo.
- Nesta semana e no que resta da gravidez, você não deve mais sentir vômito ou Náusea.
Existe um hormônio, conhecido como GCH, cujos níveis são regulados a partir de duas ou três semanas atrás, então o desconforto deve gradualmente se dissipar até hoje. Se não, não hesite em consultar o seu ginecologista, mas já lhe dizemos que existem mulheres em quem a Náusea não desaparece nos 9 meses de gestação.
Mudanças na mãe nessas 15 semanas de gestação:
A gravidez começa a produzir mudanças na pele e no cabelo. É relativamente normal que algumas mulheres notem um aumento no cabelo e, às vezes, pequenas verrugas aparecem no abdômen. Elas também podem aumentar o número sardas e, por vezes, manchas no rosto.
Mais raramente, algumas mulheres podem até notar um aumento muito significativo na pigmentação do rosto, como pele mais escura, especialmente na frente, nariz e maçãs do rosto, e no lábio superior, que parece assumir uma forma de máscara. Seu nome técnico é cloasma gravídico, é geralmente leve, e desaparece após a gravidez.
Finalmente, na barriga pode aparecer uma linha marrom clara que atravessa o centro do púbis ao umbigo. Essa linha é chamada de linha alba e também desaparece após o nascimento. Todas essas mudanças ocorrem porque houve mudanças na produção de melanina, a substância que temos na pele e que é liberada com a exposição ao sol produzindo o tom marrom da pele.
Na gravidez, a liberação de melanina pode ocorrer mesmo sem exposição ao sol. Mas, obviamente, ser exposto fará com que as alterações apareçam se forem muito mais marcadas. A sensibilidade ao sol aumenta muito na gravidez e isso liberará ainda mais melanina. Por essa razão, é muito importante tomar precauções e seguir uma proteção solar adequada com fatores de proteção elevados.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Estas semanas você já não irá precisar urinar tão frequentemente durante a noite ou você vai sofrer ainda dor nas costas, embora você provavelmente também sofra de insônia ou vívidos sonhos que perturbam seu sono, algo que você pode lutar, por exemplo, coma um lanche noite que contenha ovos, leite, Atum ou peru, todos eles são a fonte do aminoácido triptofano, que ajuda a dormir; impregnando o travesseiro com algumas gotas de óleo de lavanda; reduzir a cafeína e tomar uma camomila ou um banho antes de ir para a cama.
Fatos para as 15 semanas de gestação:
Um olfato aguçado é uma maneira de afastá-lo da comida que pode ser ruim para seu bebê; 1 em cada 3 mulheres recebem palmas vermelhas (também conhecidas como eritema palmar) causadas pelo aumento da temperatura corporal e fluxo sanguíneo, não é prejudicial, as solas dos pés também podem ficar vermelhas.
Humor nas 15 semanas de gestação:
Seu humor em geral é bom, embora você possa continuar com algum desconforto como o nariz entupido. Isso ocorre porque as membranas mucosas nasais são dependentes de hormônios, pois aumentar o nível de estrogênio em seu corpo faz com que essa camada mucosa inche e você segreda mais muco. Portanto, chama-se rinite da gravidez, é muito comum e os banhos de vapor podem ajudá-lo a respirar melhor.
Como está o bebê nas 15 semanas de gestação:
Na semana anterior, o futuro bebê chegou a 10 centímetros de altura, e é medido perto de 11. Seu peso também é maior e, certamente, sentir sob sua barriga, você pode comparar a uma Banana média para ter uma ideia.
Um dos aspectos que se destacam do feto neste período da gravidez é a sua respiração. Ele está “inalando” o líquido amniótico que o rodeia para que seus pulmões se tornem robustos e fortes. Além disso, ele também engole e se livra do lixo através da urina. Com relação às suas extremidades, elas continuam em constante movimento, flexionando suas pernas e braços em desenvolvimento, além de esticar as mãos e fechá-las formando punhos.
Seus olhos, permanecem fechados por cerca de 10 a 12 semanas , aproximadamente, mas esse é o momento em que o bebê abrirá as pálpebras pela primeira vez. No entanto, sua visão está se desenvolvendo e poderia responder a estímulos de luz. Seguindo os sentidos, as papilas gustativas são criadas para ter o sabor.
Na verdade, não se sabe muito sobre esse fato, mas há cientistas que dizem que o que a mãe come, o bebê pode sentir mais tarde. E, como se isso não bastasse, ele poderia levar alimentos saudáveis de sua barriga! Isso porque, durante a gravidez, alguns dos sabores desses nutrientes são transportados para o próprio líquido amniótico. Se você quer que seu filho coma saudável antes de nascer, você não perde nada ao tentar: pelo contrário, você pode ganhar muito terreno na sua educação alimentar!
Cuidados para ter nas 15 semanas de gestação:
Como dissemos em outra ocasião, fazer 30 minutos por dia de exercícios não é apenas saudável para você e para o bebê, mas facilita o parto porque o prepara fisicamente para ele. Você terá menos dor e desconforto, seu corpo vai gostar mais de você, você vai comer sem desconfiança e saudável, ou seja, você só terá benefícios!
Fique em forma desde o primeiro dia, você verá como você e seu bebê irão apreciar isso. Além disso, você perderá um pouco de peso e, depois do nascimento, não sentirá falta da bela figura que tinha antes de engravidar. Peça ao seu parceiro para ir com você para torná-lo mais agradável.
Você pode praticar esportes como natação, ioga ou simplesmente andar rápido.