A partir das 17 semanas de gestação é hora de tomar decisões, comece a fazer planos firmes, como saber se vai ou não descobrir o sexo do bebê (você deve ser capaz em breve!) E que tipo de aula de parto você gostaria de ter. Quando você começa a tomar essas decisões, a gravidez vai se sentir ainda mais real, o que é super excitante, mas parte de você provavelmente está se sentindo um pouco ansiosa também.
Afinal, você está na 17 semanas de gestação, está quase na metade e há muito o que fazer, pode ser demais. Nosso melhor conselho? Não tente fazer tudo sozinho peça ajuda. E o que não é feito? Você vai descobrir que não é tão importante assim.
Quão grande é o bebê em 17 semanas de gestação?
Um bebê na 17 semanas de gestação é do tamanho de uma romã. Seu feto de 17 semanas de gestação é de cerca de 5,1 centímetros de comprimento e pesa cerca de 5,9 onças.
17 semanas de gestação é quantos meses?
Com 17 semanas de gestação, você tem três meses e cerca de três semanas de gravidez. No final da semana, você estará oficialmente grávida de quatro meses.
Sintomas na 17 semanas de gestação:
Na 17 semanas de gestação, você pode sentir alguns desses sintomas confira:
1. Apetite aumenta:
Seu apetite parece insaciável nas 17 semanas de gestação? Isso porque seu bebê em crescimento está exigindo mais nutrição. Escute suas dores de fome e coma quando precisar; tente escolher alimentos que o satisfaçam e atendam às suas necessidades nutricionais (grãos ricos em fibras, produzir e proteína magra).
2. Azia e indigestão:
Na 17 semanas de gestação, o corpo produz grandes quantidades de hormônios como progesterona e relaxina, que tendem a relaxar os tecidos musculares lisos do corpo, incluindo os do trato gastrointestinal. Como resultado, os alimentos às vezes se movem mais lentamente através de seu sistema, resultando em problemas de indigestão de todos os tipos, desde aquele sensação de inchado até a azia.
Isso pode ser desconfortável para você, mas é realmente benéfico para o seu bebê. Este sensação permite uma melhor absorção de nutrientes para a corrente sanguínea e subsequentemente através da placenta para o seu bebé.
3. Dores de cabeça ocasionais:
O principal culpado é, como de costume, as mudanças hormonais pelas quais você está passando nesta fase da 17 semanas de gestação. Outras causas de dores de cabeça podem ser fadiga da gravidez, tensão, aumento da fome durante a gravidez, estresse físico ou emocional, congestão nasal ou alergias (você é mais suscetível quando está grávida), superaquecimento – ou uma combinação de qualquer um deles.
Há alguns, pelo menos para aqueles propensos a enxaquecas, os hormônios que aumentam podem realmente tornar as dores de cabeça menos do que agradáveis menos severas e menos frequentes.
4. Desmaio ou tontura:
A desidratação na 17 semanas de gestação pode causar tontura, por isso, mantenha-se hidratado ao beber pelo menos oito copos de água por dia (tente beber mais do que isso se estiver se exercitando).
5. Dores nas costas:
Esse sintoma é comum da 17 semanas de gestação, certificando-se de ter uma cadeira de apoio no trabalho e um colchão firme em casa. Caso contrário, pegue uma almofada para sua cadeira para colocar atrás de suas costas para que você possa manter sua postura na linha e colocar uma placa debaixo do seu colchão para firmá-lo.
Desenvolvimento do bebê na 17 semana de gestação:
Se você pudesse ver o rosto do seu bebê com 17 semanas de gestação, você notaria cílios e sobrancelhas começando a crescer.E se você pudesse pegar a mão deles, veria que eles já têm uma impressão digital única. Antes deste ponto, a cabeça do seu bebê era maior em proporção ao seu corpo. Agora com 17 semanas de gestação, no entanto, seu corpo está começando a se preencher e suas proporções estão começando a se igualar.
Os olhos de seu bebê podem se mover, embora suas pálpebras ainda estejam fechadas, e não se abram novamente até a semana 26. O tecido ósseo em seus pés começa a endurecer. A placenta continua a crescer para acompanhar as necessidades do seu bebê. Quando você der à luz, ela pesará cerca de 500g.
Seu corpo com 17 semanas de gestação:
Com 17 semanas de gestação, o útero está ficando mais redondo, alonga-se em direção à parte superior do abdômen e não tem uma posição fixa. Quando você está em pé, você percebe mais porque esfrega contra as paredes internas do abdômen. Seu ganho de peso durante a 17 semanas de gestação, que neste momento deve estar em entre metade e dois quilos e quatro quilos e não é apenas devido à presença da criança, mas também para a preparação de uma reserva de energia em antecipação da lactação.
Além disso, desde as primeiras semanas, você observou como seus seios mudaram . Na 17 semanas de gestação os hormônios estão preparando-os para produzir leite. fornecimento de sangue para os seios crescer para se preparar para a amamentação.
A futura mãe continua com sua jornada de altos e baixos emocionais . Neste ponto, que é provável que as preocupações sobre as mudanças à frente, como para ser uma mãe ou como para alterar o relacionamento ou a economia doméstica depois que o bebê nascer é muito perturbador, até mesmo levando para o estresse terrível, tão prejudicial para o futura mãe como para o bebê.
O nível do hormônio do estresse, cortisol na 17 semanas de gestação, pode vazar para o líquido amniótico e afetar negativamente o desenvolvimento fetal, então você deve aprender a controlar suas emoções . Você pode aliviar o estresse, tentando relativizar os problemas, mantendo-se ocupado, nadando, tendo tempo para relaxar e falando sobre suas preocupações com o seu parceiro ou seus amigos mais próximos.
O que fazer na 17 semanas de gestação?
Na 17 semanas de gestação, se a mulher não fez isso antes, o médico pode sugerir que ela faça o teste triplo ou triagem, ou seja, um exame de sangue para medir os níveis de alfa-fetoproteína (AFP) e hormônios hCG e estriol, no sangue da mãe, e assim verificar se o bebê está bem. O médico também pode realizar um ultrassom para saber se o bebê está bem formado, se está na posição correta e, se possível, para saber se é menino ou menina.
A partir da 17 semanas de gestação, o médico, especialmente se a mulher tiver mais de 35 anos, recomendará a amniocentese, um teste feito com a coleta de líquido amniótico para descartar qualquer problema cromossômico, como a síndrome de Down .
Neste 17 semanas de gestação, é importante que a mulher evite movimentos rápidos e repentinos, como pulos e aqueles que têm que se curvar ou dobrar demais as articulações. Exercícios físicos como caminhar e nadar são altamente recomendados.
O sonho também é muito importante para a mulher manter suas emoções equilibradas. Para isso, você tem que afastar medos, dúvidas e tranquilização. Massagens, bem como yoga ou tai chi, podem ajudá-lo a dormir melhor e deixar as preocupações de lado.
Algumas mulheres podem sentir desconforto abdominal esta 17 semanas de gestação, especialmente nas laterais do púbis. Isso se deve aos ligamentos uterinos que se alongam para acompanhar o desenvolvimento uterino e o prolongamento dos músculos abdominais.
Dieta para 17 semanas de gestação:
É muito importante que as mulheres adquiram hábitos alimentares saudáveis em todas as fases da gravidez. Especialmente a partir da 17 semanas de gestação, é conveniente que a mulher cuide de sua dieta . Não é necessário comer por dois, mas ter uma dieta variada e rica em nutrientes necessários para o desenvolvimento do seu bebê.
Nesta fase de 17 semanas de gestação em que o embrião desenvolve as extremidades de seu corpo, o papel do cálcio é muito importante, pois ajudará na formação dos dentes, ossos, além de favorecer o corpo da mulher. Certamente, quando você faz a revisão com o ginecologista, ele prescreverá um suplemento de cálcio.
O ferro também é importante e deve estar na dieta da gestante nesse estágio. Você deve comer mais carnes, legumes e nozes. A constipação pode continuar incomodando a gestante e mais com o crescimento do bebê. Recomenda-se uma dieta rica em fibras e consuma pelo menos 8 copos de água por dia durante 17 semanas de gestação.
Dicas para você nesta 17 semanas de gestação:
- Hormônios e glândulas produtoras de leite estão se desenvolvendo. Toda essa atividade na 17 semanas de gestação, além de um aumento no fluxo sanguíneo, pode aumentar o tamanho dos seios!
- Se você sentir dores periódicas nas pernas, é provável que o bebê esteja pressionando o nervo ciático que corre sob o útero até as pernas. Tente uma almofada de aquecimento ou massagens para aliviar a dor na 17 semanas de gestação.
- Um dente solto ?! Os hormônios podem afetar os ligamentos e os ossos da boca, afrouxando os dentes e, às vezes, até mesmo fazendo com que eles caiam. Isso para depois do bebê, mas se você tem periodontite, consulte o dentista agora.