Chegamos a uma semana chave: a 20 semanas de gestação. É uma semana muito importante porque marca exatamente a metade de sua gravidez, o equador da gestação do seu bebê. A gravidez chegou à metade de seu caminho, e a futura mãe está começando a conhecer a criança através de movimentos fetais, que estão se tornando cada vez mais reconhecíveis.
Mudanças no Bebê na 20 Semanas de Gestação:
Nas 20 semanas de gestação (18 desde a fertilização) o bebê mede 16 centímetros e cerca de 350 gramas. Seus pulmões começam a praticar o exercício da respiração e seu sistema digestivo faz o mesmo engolindo o líquido amniótico. Seu cérebro rapidamente desenvolve áreas destinadas aos sentidos e já tem 30 bilhões de neurônios.
A gordura começa a se acumular sob a pele, o que ajuda a regular a temperatura do corpo, enquanto a superfície da pele fica coberta de pêlos, que caem após o nascimento.
Até agora, o tamanho do bebê era medido desde a cabeça até a garupa, já que as pernas estavam muito próximas do corpo, mas, a partir de agora, as medidas são feitas da coroa até os pés. Assim, às 20 semanas, o bebê mede entre 22 e 25 centímetros.
Já tem todos os seus órgãos formados, mas ainda imaturos, e a proporção entre seus membros, cabeça e corpo é semelhante ao que terá no nascimento.
Ele apenas tem que continuar desfrutando do lugar mais agradável e seguro que você pode ter, a barriga da mamãe, e continuar crescendo. A partir de agora, durante a segunda metade da gravidez, o bebê aumentará 10 vezes seu peso e dobrará de tamanho.
Mudanças na Mãe na 20 Semanas de Gestação:
Para a mãe também é uma semana importante. Os medos e desconfortos típicos da primeira metade da gravidez acabaram e agora ela se sente cheia de energia e desejo de se preparar para a chegada do bebê.
Não se surpreenda se você colocar a casa de cabeça para baixo. Isso é chamado de síndrome do ninho ou instinto de ninho e é totalmente normal que isso aconteça com você. É uma necessidade instintiva de colocar tudo em ordem antes do nascimento do seu bebê.
Certamente, você ficará ansioso com o ultrassom da semana 20 que será feito esta semana. Se você ainda não sabe o sexo do seu bebê, é quase certo que o ultrassom irá confirmá-lo.
Sensações e Fatores Externos na 20 Semanas de Gestação:
Se as pessoas não podiam perceber que você está grávida, você pode ter certeza que agora esta situação vai mudar, porque sua barriga é mais evidente. Aproveite, porque o peso não é tão desconfortável e pode caminhar ou fazer exercício suave e leve, que além de controlar o ganho de peso muito rápido nesta fase irá reduzir dores. Aproveite cada segundo de gravidez, tire muitas fotos, é um momento único e inexplicável para as mulheres!
Parabéns! Durante as 20 semanas de gestação, você está no ponto médio. Se você descobriu recentemente o sexo do bebê, seus pensamentos estão cheios de expectativas, estamos certos? Agora, esses nomes de bebê que você tem em uma lista têm grandes chances de acabar como o nome real do bebê e quando você está em uma loja de bebê, essas roupas pouco azuis ou rosa não são apenas adoráveis, eles são imperativos.
E como agora você pode adicionar roupas e outras coisas relacionadas ao bebê em sua lista de desejos, 20 semanas de gestação é o tempo em que o registro de seu bebê provavelmente terminará também. Compra feliz!
Sintomas nas 20 Semanas de Gestação:
Já nas 20 semanas de gestação você provavelmente se sente muito bem. Afinal, você é mais enérgico, seu desejo sexual é alto (contanto que seu parceiro esteja pronto para isso também, provavelmente as coisas estão acontecendo entre os lençóis). Naturalmente, não seria uma gravidez se você não experimentasse alguns sintomas irritantes. Neste momento, é provável que o inchaço, azia, cãibras nas pernas e mais, não lhe dê momentos engraçados:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Corrimento Vaginal:
Você pode esperar que o corrimento vaginal continue a aumentar até o final da gravidez. Isso significa apenas que seu corpo tenta manter a área livre de bactérias. Mas informe o seu médico se a descarga for amarela, verde ou fedorenta.
Cãibras Novamente nas Pernas:
Faça alongamentos regularmente e beba muita água para evitar que as pernas sejam afetadas por cãibras.
Azia e / ou Indigestão:
Como o bebê começa a lotar seu sistema digestivo, pode não funcionar exatamente como antes da gravidez. Observe o que você está comendo: alimentos ácidos e picantes podem causar problemas estomacais.
Você Recupera Energias:
Aproveite esta energia (e libido) surgindo enquanto dura, porque você pode se sentir mais fatigado no terceiro trimestre.
Inchaço:
Não se preocupe a menos que o inchaço seja súbito ou grave. O inchaço leve é normal e deve diminuir após o parto. Enquanto isso, eleve seus pés sempre que puder.
Dificuldade Para Respirar:
À medida que seu útero se expande, ele empurra seus pulmões, fazendo com que você sinta falta de ar. Esse sintoma pode ser mais perceptível se você estiver com 20 semanas de gestação de gêmeos. Não tente muito, fique sentado e tente descansar, se tiver dificuldade em respirar.
20 Semanas de Gestação: Exames a Fazer:
O teste mais importante que realizam é o ultrassom do segundo trimestre ou a ultrassonografia morfológica. Um dos mais importantes.
Ao contrário da semana 12, que geralmente é bastante rápida, esta semana 20 é um teste bastante longo.
O especialista não só medirá todas as partes do bebê, como também procurará anormalidades, pois procurará cada órgão do bebê, medirá e avaliará que sua aparência é normal e que nenhuma malformação é apreciada.
Também avaliará a placenta, sua aparência e localização são normais. Se a placenta é colocada muito perto do colo do útero, pode tornar-se uma anterior, ligar o canal de saída do útero e impedir o parto vaginal.
Outra medida importante neste ultrassom é o tamanho do colo do útero. Essa medida nos permite prever a possibilidade de haver um risco de parto prematuro.
A genitália externa já está totalmente formada e visualizada, por isso é hora de saber com alguma confiabilidade se esperamos um menino ou uma menina. Se você preferir manter o incógnito avisar o médico antes de iniciar o teste, mas muitas vezes perguntar se você quer saber o sexo antes de informá-lo não é sobre o aviso prévio.
Conselhos e Bem Estar nas 20 Semanas de Gestação:
Você já realizou a visita de controle ginecológico? Na 20 semanas de gestação, aproximadamente, o ultrassom mais importante da gravidez é realizado, o ultrassom morfológico. Neste ultrassom, os parâmetros mais importantes que avaliam a morfologia do feto, sua boa saúde e seu desenvolvimento normal são analisados. Além disso, se você puder ver, o ultrassom morfológico pode dizer o sexo do seu futuro bebê!
A anomalia ou scanner anatômico, que observa em detalhes como os principais órgãos e sistemas do corpo do bebê foram desenvolvidos – cérebro, coluna, lábio superior, coração, estômago e diafragma; rins e bexiga; parede abdominal; Membros do bebê e cordão umbilical, além de analisar a placenta e o volume do líquido amniótico. A placenta será examinada para ter certeza de que é normal e não bloqueia a saída do bebê, enquanto o líquido amniótico é verificado para garantir que não haja muito ou pouco.
A análise do quinto mês de gravidez , em adição para o controle ginecológico correspondente e a referida ultra-sons proporcionam análises de sangue, para procurar anticorpos anti-toxoplasmose e doppler fluximetría, um ultrassom das artérias uterinas. Nesta 20 semanas de gestação, o seu bebe já começou a ter um tamanho visível e não deve esquecer-se de apertar o cinto de segurança corretamente durante as suas viagens, pois já sabe que também é obrigatório durante a gravidez.