A 26 semana de gestação é importante, pois, o bebê está interferindo com o seu sono, brincando com sua memória e te dando dor de cabeça de estresse.
Ele fará todas essas coisas depois do nascimento também! Além disso, quando dizem que temos nove meses para nos prepararmos para o bebê, eles não se limitam a cultivar o bebê e comprar um assento de carro e um segurança. Precisamos nos preparar mentalmente para um recém-nascido se tornar o centro de nossa atenção. E já, na 26 semanas de gestação, o bebê está lhe dando alguma prática nesse departamento.
Como é o Meu Bebê nas 26 Semanas de Gestação?
A cor dos seus olhos nesta fase é muito provável que seja azul. Além disso, algum tempo depois de nascerem, os olhos do seu bebê se tornarão da cor que ficarão.
Seu bebê tem cerca de 35 cm de comprimento, do topo da cabeça até os calcanhares, que é quase do tamanho do antebraço – embora eles estejam enrolados no útero. Eles são sobre o comprimento de uma abobrinha agora.
Seu útero ainda é bem espaçoso e você provavelmente está sentindo o bebê se mexer vigorosamente. Além disso, nos próximos meses seu bebê estará ganhando mais gordura e músculo, e começará a parecer um pouco menos enrugado e magro e mais como um pequeno querubim.
O que Meu Bebê Está Fazendo às 26 Semanas de Gestação?
Há muitos desenvolvimentos com o seu bebê esta semana. Em primeiro lugar, seus ouvidos estarão mais desenvolvidos e mais sensíveis do que nunca: ela poderá ouvir sua voz e a de seu parceiro enquanto você fala um com o outro.
Ele também vai lentamente abrir os olhos. Aqueles belos espiões foram fechados até agora, para permitir que sua retina se desenvolvesse, mas agora eles estão começando a se abrir e ver o que está acontecendo dentro do seu útero. Tente acender uma lanterna no estômago e ver se o seu bebê chuta em resposta ao estímulo. É muito cedo para saber a cor dos olhos do seu bebê, no entanto: a parte colorida do olho, a íris, só irá preencher no próximo mês ou dois.
Também há outros sentidos em ação: seu bebê agora pode não apenas ouvir ruídos, mas também responder a eles, não falando, é claro, mas movendo-se ou aumentando a pulsação.
O batimento cardíaco do seu bebê terá diminuído consideravelmente nesta semana também, de 180 batidas por minuto para 140 a 150 batimentos por minuto. Isso pode ser monitorado em uma máquina de cardiotocografia (CTG) durante suas consultas pré-natais e é uma maneira útil de verificar o bem-estar de seu bebê.
Se você está tendo um menino, seus testículos logo começarão a descer para o escroto, um processo que pode levar até três meses.
Fatos Para Saber Sobre o Seu Bebê nas 26 Semanas de Gestação:
- Com 26 semanas de gestação seu bebê está começando a praticar usando seus pequenos pulmões todos prontos para o dia D!
- Quando seu bebê nascer, seus olhos já estarão com 75% do tamanho adulto.
- Seu bebê agora pesa cerca de 1,8 kg e tem aproximadamente 35,5 cm de comprimento.
- Agora é possível que seu bebê responda a certos ruídos com aumento de movimento ou até mesmo aumento da taxa de pulso.
O que meu Corpo Está Fazendo com 26 Semanas de Gestação?
Dê uma olhada para aquela barriga sempre crescente e você notará que o seu umbigo está agora muito firme. Isso se deve ao inchaço do seu útero e ao empurrar o abdômen para a frente. Não se preocupe, no entanto, o seu umbigo vai voltar ao lugar nos meses após o nascimento do bebê.
Você também deve ficar de olho na sua pressão sanguínea. Sua pressão arterial será verificada em cada consulta pré-natal. Na gravidez, a sua pressão arterial normalmente diminui à medida que os vasos sanguíneos relaxam e dilatam para lidar com o volume extra de sangue que flui através deles. Isso significa que você pode se sentir fraco ou tonto, especialmente se você se levantar rapidamente.
No entanto, cerca de cinco a 10% das gravidezes podem desenvolver hipertensão na gravidez (pressão alta). A maioria dos casos é leve, mas alguns podem ser complicados pela pré-eclâmpsia, que, juntamente com a pressão alta, também apresenta outros sintomas, como proteína na urina. Em geral, a pressão arterial acima de 150/100 precisará de tratamento.
Fatos Para Saber Sobre Você nas 26 Semanas de Gestação:
- Se você está tendo um menino, seus testículos estão começando a descer para o escroto (um processo que leva 2/3 meses para ser concluído).
- As mães que amamentam exclusivamente podem queimar até 600 calorias por dia, o que pode ajudá-lo a recuperar o peso depois da gravidez.
Quais São os Sintomas que Você Tem nas 26 Semanas de Gestação?
Aqui estão alguns sintomas que você pode ter no momento:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Dificuldade em Dormir:
A essa hora, dormir bem é difícil. Exercícios suaves e uso de travesseiros extras podem ajudá-lo a se acalmar à noite.
Inchaço:
A retenção de líquidos no corpo causa inchaço dos pés, mãos e rosto. O inchaço grave pode ser um sinal de pré-eclâmpsia e requer atenção médica.
Dores de Cabeça / Enxaqueca:
Estes podem ser uma causa de flutuações hormonais ou Estresse. Meditação e yoga podem aliviar o Estresse. A acupuntura e o biofeedback são outras terapias alternativas que são seguras para o tratamento da enxaqueca durante a gravidez.
Perda de Memória:
Devido às flutuações hormonais, pode ocorrer perda temporária de memória. Então, anotando coisas importantes em um bloco de notas ou no seu smartphone pode ajudar.
Contrações de Braxton Hicks:
Algumas mulheres grávidas podem experimentar contrações irregulares, também chamadas de contrações de Braxton Hicks. Se as contrações são contínuas e dolorosas, consulte o médico imediatamente, pois pode ser um sinal de parto prematuro.
Hipertensão Arterial:
A hipertensão arterial pode ser um sinal de pré-eclâmpsia ou síndrome HELLP.
Coceira:
Acontece devido ao alongamento da pele. Prurido grave pode ser devido à colestase obstétrica, que é uma doença do fígado.
Inchaço e Gases:
O útero em crescimento empurra o estômago para fora, causando inchaço. Além disso, o hormônio progesterona relaxa os músculos gastrointestinais, o que retarda o processo de digestão e faz com que você se sinta inchado.
Desajeitamento:
A mudança no centro de gravidade do corpo, bem como as articulações soltas, o tornam propenso a escorregar ou tropeçar. Embora essa falta de jeito seja temporária, deve-se tomar cuidado para evitar quedas ou outros acidentes.
Dor no Ligamento Redondo:
O útero em crescimento alonga os ligamentos da virilha causando dor.
Visão Embaçada:
Os fluidos que se acumulam atrás dos olhos podem causar visão turva. Com o bebê em crescimento, o corpo também passa por várias mudanças físicas e mentais.
Mudanças No Corpo nas 26 Semanas de Gestação:
Mudanças Físicas:
- Barriga aumentada: Nesta semana, o útero é alongado e a barriga fica maior com um umbigo saliente. A parte superior do útero pode ser sentida cerca de 2 ½ polegadas acima do umbigo.
- Seios inchados.
- As veias azuis são mais proeminentes, pois há mais fluxo sanguíneo em direção à região pélvica e aos seios.
- Estrias.
Mudanças Emocionais:
- Mudanças de humor.
- Ansiedade.
Embora sejam mudanças comuns que a maioria das mulheres experimenta, alguns sintomas incomuns podem indicar trabalho de parto prematuro, o que justifica atenção médica imediata.
Trabalho de Parto Prematuro em 26 Semanas de Gestação:
O parto que começa cedo demais, entre 20 e 37 semanas de gestação, é chamado de trabalho de parto prematuro. Bebês nascidos entre 24 e 28 semanas são extremamente prematuros e pesam menos de 1000g (2,2lb).
A taxa de sobrevivência de bebês nascidos com peso variando de 751-1000g é de 82%. Esses bebês também podem desenvolver incapacidades graves como paralisia cerebral, doença pulmonar crônica, síndrome da morte súbita infantil (SIDS), cegueira, surdez e retardo mental.
Quando Chamar o Médico:
Se notar algum destes sintomas, contate imediatamente o seu médico, pois pode indicar trabalho de parto prematuro:
- Uma contração a cada 10 minutos ou mais frequentemente (cinco ou mais contrações em uma hora).
- Vazamento de fluido da sua vagina (ruptura do saco amniótico).
- Cólicas menstruais.
- Lombalgia baixa e sem brilho.
- Pressão pélvica.
- Cólicas abdominais com ou sem Diarreia.
- Um aumento incomum ou repentino no corrimento vaginal.
- Sangramento vaginal.
- Na ausência destes, uma consulta regular OB / GYN é suficiente.
Dicas Para Seguir:
Aqui estão algumas dicas que ajudam você a se manter saudável durante a gravidez:
- Beba muita água para se manter hidratado.
- Além disso, siga um estilo de vida saudável e coma comida caseira. Inclua peixes como pollock, salmão, camarão, peixe-gato, anchova e bacalhau, que são boas fontes de ácidos graxos ômega 3. Evite tubarão, peixe-espada, cavala e espadarte, pois eles contêm altos níveis de mercúrio.
- Evite fumar e beber álcool. Muito de cafeína também é ruim, pois pode afetar o crescimento do feto.
- Além disso, continue tomando suplementos vitamínicos pré-natais como ácido fólico e ferro.
- Envolva-se em atividades físicas moderadas, como caminhar.
- Além disso, fique calmo e mantenha o estresse à distância.
- Seu corpo precisa de descanso suficiente, então relaxe o máximo que puder.
- Além disso, não tome nenhum medicamento sem a permissão do médico.
- Use roupas soltas e respiráveis.
- Além disso, mantenha a higiene bucal.
- Evite a exposição a produtos químicos tóxicos.
- Além disso, evite limpar as ninhadas de gatos para evitar a toxoplasmose.