Por volta das 32 semanas de gestação, os pulmões do futuro bebê estão completamente formados. Isso aumenta muito suas chances de sobrevivência em caso de parto prematuro nesta semana. A mulher grávida pode notar uma pequena quantidade de fluido saindo de seus mamilos. É o colostro, substância que alimentará o bebê nos primeiros dias. Seu bebê está crescendo constantemente até o parto! Na sua barriga você notará seus chutes mais intensamente, especialmente à noite. Ele está muito ativo e ansioso para conhecer seus pais. Todos os seus órgãos estão quase prontos para o nascimento.
Durante estas semanas, as mulheres grávidas geralmente aumentam cerca de meio quilo por semana, é neste momento que o bebê cresce e aumenta de peso, aproximadamente um pouco menos da metade do peso (cerca de 250 gramas) aumenta o seu bebê.
Sintomas e contrações:
Agora há muito mais sangue circulando em suas veias. Seu volume aumentou aproximadamente 45% em relação ao início da gestação, quando ocorreu a fertilização. Isso tem explicações, como a necessidade de manter uma nova vida na barriga, mas também leva a uma série de sintomas a considerar. No entanto, muito deste sangue é perdido após o parto.
Eventos que ocorrem:
- O peso que a mãe ganha é de cerca de 500 gramas por semana.
- Crescimento uterino, que pode causar fadiga, cansaço ou dificuldade para respirar, exercendo pressão sobre o diafragma.
- Acidez no estômago.
- Constipação: O útero exerce mais força contra o intestino, dificultando a liberação das fezes devido a atrasos na digestão.
- Inclinação da espinha: A carga a suportar é muito maior, já que o bebê engorda a um ritmo vertiginoso. Isso requer uma inclinação da coluna em sua região inferior e lombar para a barriga, para melhor suportar o peso do útero no resto das semanas. Você notará principalmente em sua postura ao caminhar.
- Dor lombar: Pelos sintomas e abdominal acima, o alongamento e a força exercida sobre o tecido nervoso, na reta final da gravidez podem sofrer cãibras e dores nas costas, bem como em regiões próximas à sua barriga.
- Cãibras nas pernas e inchaço nos pés: Você provavelmente percebe como o formigamento corre pelas pernas de cima para baixo. É comum, mas se você perceber que o desconforto se torna insuportável, vá diretamente ao médico para encontrar uma solução que melhore o seu bem-estar.
- Novas alterações hormonais que alteram sua energia e humor.
- Distensão do músculo anal, que leva à liberação involuntária de gases. Não tenha vergonha disso!
Neste momento da gravidez é muito comum o aparecimento de Hemorroidas, que são uma dilatação das veias que estão ao nível do reto. Essa dilatação ocorre por vários motivos. O primeiro é a diminuição do retorno venoso a partir da parte inferior do corpo, devido à pressão exercida pelo útero nas veias desta zona juntamente com a vasodilatação que ocorre principalmente na última fase da gravidez.
Além disso, a presença de constipação, um sintoma muito comum na gravidez, também ajuda o aparecimento de Hemorroidas, exigindo um aumento muito significativo da pressão dentro da barriga para poder ir ao banheiro. Por este motivo, é muito importante prevenir a Obstipação com medidas muito simples.
Os sintomas mais comuns que produzem Hemorroidas são a coceira e coceira na área anal que pode ser resolvida com algumas pomadas que podem ser prescritas pelo seu médico. No caso de Hemorroidas são dolorosas e ocorre hemorragia depois de ir ao banheiro, é importante consultar o médico porque pode ter havido áreas de Trombose ou lesão na mucosa que exigem uma visita por um especialista.
Mudanças no corpo:
O volume do seu sangue é agora 40 a 50% maior do que antes de você engravidar, porque agora seu corpo também tem que cuidar do bebê. Essa quantia extra também compensa o sangue que você pode perder durante o trabalho de parto. Agora você está aumentando cerca de um quilo por semana e cerca de metade desse peso vai para o seu bebê.
O útero é pressionado perto do diafragma e no abdômen. Isso pode causar uma sensação de falta de ar, bem como Azia. Conforme o bebê cresce, a crescente concentração de peso na barriga faz com que sua postura e centro de gravidade mudem.
Além disso, seus músculos abdominais estão se alongando, os hormônios estão fazendo com que seus ligamentos relaxem e seu útero, aumentando, pode estar pressionando alguns nervos. Tudo isso pode contribuir para causar dor na parte inferior das costas e também nas nádegas e quadris. Se sentir muita dor ou uma sensação de formigamento nas suas pernas, informe o seu médico.
O bebê nas 32 semanas de gestação:
As 32 semanas de Gestação é onde o bebê ganhou mais peso. Atualmente, pesa perto de 1700 gramas e sua altura é de quase 45 centímetros… Quase meio metro! Por outro lado, você também ganha alguns quilos nos dias de hoje, dos quais uma parte vai para o desenvolvimento fetal. Este evento é importante porque o bebê precisa de muita gordura no nascimento para se proteger contra temperaturas frias e extremas. No entanto, as primeiras semanas irão queimar uma grande parte do tecido adiposo.
Em seu corpo, as unhas de seus pés e mãos foram completamente formadas e seu crescimento não vai parar. Na verdade, você pode precisar cortá-las logo após o nascimento. Seu cabelo está se desenvolvendo, embora a cor e a textura que você tem agora possam variar muito nas próximas semanas ou meses de gravidez. No entanto, alguns não conseguem até mais tarde e só tem um pouco de cabelo, semelhante ao lanugo.
A pele, que no segundo trimestre estava enrugada e translúcida, a partir das 32 Semanas de Gestação é esticada pela gordura acumulada na criança e opaca. Apenas algumas pequenas veias são visíveis, mas os órgãos não podem mais ser vistos. É muito suave!
Ao longo destas semanas, o feto está terminando o processo de maturação na maioria dos órgãos, o que lhe permitiria uma adaptação melhor se ele nascesse neste momento. A partir deste momento, se o nascimento ocorrer, as chances de sobrevivência são muito altas, de mais de 90%. Em qualquer caso, caso haja uma ameaça de parto prematuro, a medicação deve ser usada para interromper as contrações. Em adição, como o processo de maturação pulmonar ainda não foi concluído porque não há nenhuma produção suficiente de surfactante pulmonar, devemos administrar esteroides para ajudar a completar este processo e reduzir os problemas respiratórios se o bebê foi nascido.
A quantidade de líquido amniótico foi drasticamente reduzida pelo espessamento do feto, que começa a ocupar a maior parte do útero e sua posição está quase pronta para o parto. Embora ele tenha menos espaço, ele continuará com seus movimentos, apesar do que eles dizem sobre sua diminuição na atividade. Se você perceber que o bebê se move menos nessas semanas, peça ao seu ginecologista para encontrar uma explicação.
Chutes:
Muitas mulheres grávidas afirmam que seus bebês são mais ativos à noite, mas ninguém sabe ao certo por que isso acontece. A explicação tradicional é que as mulheres notam mais os movimentos do bebê quando estão quietos e silenciosos.
Mas pelo menos um estudo encontrou uma resposta diferente: um grupo de pesquisadores no Canadá seguiu mulheres grávidas que tiveram que descansar na cama e determinou que os bebês eram mais ativos à noite, mesmo que suas mães estivessem 24 horas por dia deitada na cama.
Uma possível explicação é que os bebês gostam de se mexer e, quando você está dormindo, seu bebê tem mais incentivo para se movimentar sozinho.
Posição do feto:
Nas 32 Semanas de Gestação, na maioria dos casos, os bebês têm adotado uma posição longitudinal com a coluna paralela à da mãe, com suas nádegas, na parte superior do útero e de cabeça para baixo, de volta é geralmente encontrada no lado esquerdo e pernas à direita. Será a posição que facilita o parto vaginal.
Nestas 32 Semanas de Gestação os pais serão capazes de sentir a barriga da mulher grávida e reconhecer algumas partes do corpo do futuro recém-nascido, provavelmente o bebê reagirá movendo os pés quando sentir seu toque.
Tamanho do bebê:
Com 32 Semanas de Gestação, o comprimento do seu filho é de quase 42 centímetros e pesa aproximadamente 1,8 kg. Este é o momento em que, geralmente, ele está mais preguiçoso, de face para baixo, a posição mais favorável para enfrentar a “viagem” que permitirá o nascimento da criança (apenas 4% das crianças permanecem com a bunda orientada) para “a saída”. Todos os órgãos (estômago, intestinos, pulmões, coração, rins) estão realizando o “teste geral” para poder funcionar perfeitamente no nascimento.
Nos dois meses restantes antes do parto, o feto ainda vai aumentar meio quilo por mês, aproximadamente, até completar os 3,5 quilos da média que os bebês pesam no nascimento.
Controle:
Este é um bom momento para começar a preparar o períneo no momento da entrega. Alguns estudos mostraram que a realização de massagem perineal a partir das 32 Semanas de Gestação diminui a taxa de episiotomias e/ou rupturas em partos vaginais sem complicações. Estas massagens devem ser feitas diariamente, com óleo de rosa mosqueta, fazendo uma pressão discreta, mas mantida na parte inferior da vulva, no que é chamado de gancho de cabelo vulvar. Com isso, conseguiremos uma maior elasticidade de todos os tecidos para que eles possam se expandir sem problemas no momento do parto para facilitar a saída da cabeça .
Nesta fase da gravidez você já terá iniciado as aulas de parto. O objetivo dessas aulas é primeiro conhecer todo o processo do parto, pois isso diminui a ansiedade e o medo do desconhecido. Eles também explicam as coisas que você deve levar para o hospital, bem como quais são os sintomas que devem fazer você ir ao hospital.
Curiosidades:
Uma curiosidade que atrai atenção especial refere-se aos chutes que você sente em sua barriga durante a noite nas 32 Semanas de Gestação. As mães afirmam claramente que é porque estão mais acordadas à noite, embora não haja explicações científicas sólidas a respeito.
Muitos especialistas dizem que, na realidade, quando as gestantes estão em repouso, sentem mais intensos os movimentos do bebê à noite. Ainda há muito para encontrar um raciocínio objetivo, e isso pode estar relacionado ao ritmo circadiano da mãe ou a uma alteração na fisiologia hormonal à noite.
Finalmente, vale a pena notar a importância de se alimentar adequadamente, porque nessas 32 Semanas de Gestação e nas que restam, tanto o bebê quanto a mãe ganharão muito peso e todos os tipos de nutrientes são necessários, desde vitaminas e minerais até proteínas e carboidratos. Comer saudável influenciará sua saúde após o nascimento.
Outro detalhe: não fume na gravidez ou amamentação. As substâncias tóxicas são transmitidas ao feto e é um ato de irresponsabilidade materna. Suporte sem álcool, tabaco ou cafeína, pois todos eles são prejudiciais.