Estes 8 meses como uma mulher grávida voaram, certo? O bebê adquiriu proporções consideráveis e ocupa quase todo o volume do útero. Você pode sentir seus movimentos e contrações do tecido muscular uterino. A mãe notará alguns efeitos relacionados à pressão que exerce em alguns de seus órgãos. De qualquer forma, tente não se estressar; o bebê vai aparecer quando ele ou ela estiver pronta, e não se importará se você não verificou todos os pequenos detalhes da sua lista. Contanto que você tenha um lugar seguro para o bebê dormir e um assento infantil para a viagem de volta para casa, você já cuidou das necessidades básicas do bebê.
Sintomas de 35 semanas de gestação:
Ao concluir seu oitavo mês, você provavelmente está sentindo alguns desses sintomas das 35 Semanas de Gestação:
Necessidade Frequente de Fazer Xixi: Sim, sua bexiga está sendo pressionada pelo bebê (ou bebês, se você está grávida de 35 semanas de gêmeos), que provavelmente está sentado bem baixo em sua pélvis, preparando-se para o nascimento. Não deixe que as viagens extras para o banheiro o impeçam de beber muita água – a desidratação coloca em risco o trabalho de parto prematuro, então beba.
Prisão de Ventre: Nós dissemos isso antes e vamos dizer de novo: certifique-se de obter muita fibra em sua dieta. Se você já tentou de tudo e ainda está lutando contra a constipação, pergunte ao seu médico se não há problema em tomar um suplemento de fibra ou um amaciante de fezes.
Dores nos Quadris e Pelve: Essas dores continuam – e você pode até sentir algumas novas. Enquanto você está lidando com desconforto, olhe pelo lado positivo: é um sinal de que seu corpo está se preparando para entregar seu bebê. Sim, toda essa dor realmente tem um propósito! Seus ligamentos estão se soltando para que o bebê possa sair do seu útero e entrar no mundo.
Contrações de Braxton Hicks: Com 35 Semanas de Gestação, você pode ter notado um aumento no número de contrações que você está tendo. É uma loucura o quão difícil sua barriga pode ficar! Apenas fique de olho nessas contrações; descanse quando você senti-las e beba muita água.
Barriga de 35 semanas de gestação:
Crescendo, crescendo, crescendo. Sim, o baby e você. Agora que você chegou a 35 Semanas de Gestação, seu útero cresceu cerca de 1.000 vezes do seu tamanho original, um número que pode parecer exagerado para todos os outros – mas para você, provavelmente, parece mais um milhão. Você pode esperar ganhar cerca de meio quilo a cada semana até dar à luz.
35 Semanas de Gestação é um bom momento para rever os sinais de parto. Você pode pensar que isso é cedo, mas cerca de 11 por cento das mães solteiras dão à luz prematuramente, enquanto as mães que estão grávidas de gêmeos de 35 semanas são praticamente consideradas a termo neste momento. Aqui estão os sinais que você começou o trabalho de parto:
Perda de Líquido: Você saberá que sua bolsa estourou se você está experimentando algo que é menos como descarga e mais como um fluxo de água. Isso pode acontecer em um grande jorro (como nos filmes) ou em um gotejamento lento que vai aumentando.
Contrações Dolorosas: Se de repente você sentir dor na barriga ou nas costas com 35 Semanas de Gestação, em vez de um aperto leve, pode ser a hora.
Contrações Regulares: As verdadeiras contrações acontecem regularmente e não param – elas ficam cada vez mais frequentes e mais dolorosas. Seu médico provavelmente lhe dirá em que ponto ligar para ele e informá-la sobre suas contrações. Uma boa regra é chamar quando as contrações são cerca de 5 minutos de intervalo para uma primeira gravidez. Se não for a primeira vez, ligue antes – mais parecido com o intervalo de 10 a 15 minutos, já que os segundos (e posteriores) trabalhos tendem a ser muito mais curtos.
Mudanças físicas nas 35 semanas de gestação:
Se o seu bebê esteve deitado na posição da culatra até agora, espero que esta semana ele fique de cabeça para baixo. Isso pode lhe dar algum alívio se a cabeça dura e ossuda estiver sob suas costelas. Cabeça primeiro, ou apresentação cefálica é a melhor posição possível para o seu bebê ser entregue.
O colostro pode estar vazando de seus mamilos esta semana. Você pode notar que secou líquido em seus mamilos quando você tirar o sutiã. Seus seios são ainda mais pesados e raiados de veias azuis. Certifique-se de ter sido ajustado corretamente para sutiãs de maternidade confortáveis. Isso aliviará a pressão de seus seios pesados em seu peito e ombros.
O líquido amniótico que envolve o bebê está em um pico em 35 Semanas de Gestação e começará a diminuir a partir de agora. Este fluido é conhecido como “as águas” ou licor (pronuncia-se likewar) e tem um odor característico que é muito diferente da urina. É fácil para as gestantes ficarem confusas se estão vazando urina ou bebida nesta fase da gravidez. Se você tiver alguma dúvida de que suas membranas podem ter se rompido, consulte sua obstetra. Eles serão capazes de testar o fluido e estabelecer qual é.
Seu coração pode sentir como se estivesse faltando batidas ou bater mais rápido esta semana. Devido ao deslocamento de seus grandes vasos sanguíneos e à carga no coração, as palpitações são muito comuns. Se você desenvolver dor no peito ou problemas respiratórios, verifique com seu médico.
Outros sintomas que ocorrem nas 35 Semanas de Gestação, são uma mudança na forma como você anda. Quando se aproxima do momento do nascimento, algumas áreas do seu corpo são mais alargadas como a pelve para deixar o espaço para o bebê nascer. Por isso acontece essa quanto a mudança em sua forma de caminhar, você pode sentir como você está caindo ou você anda balançando demais.
Finalmente, algo que você notará a partir de agora é a adaptação, isto é, o feto é colocado pouco a pouco na área pélvica. Ele está se preparando para nascer!
Preparando-se para a amamentação nas 35 semanas de gestação:
A partir deste mês, é provável que ocorra o aumento da aréola em tamanho, são pois essas glândulas durante a lactação secretam uma substância oleosa para proteger o mamilo da infecção durante a amamentação, enquanto que os lubrifica.
Também pode acontecer de os mamilos se retraírem e, nesse caso, eles podem ser massageados com o indicador e os dedos do polegar para que recuperem seu estado normal. Dentro dos seios estará liberando a produção de hormônios como o estrogênio e a progesterona que estimulam o sistema para possibilitar a amamentação.
Por sua vez, o tecido glandular aumentará e a rede de ductos mamários crescerá devido à ação dos hormônios da gravidez. Todo o sistema mamário será preparado para que, quando chegar a hora, esteja em funcionamento e a mãe possa alimentar seu filho.
Mudanças do bebê:
O crescimento intenso do cérebro está ocorrendo para o seu bebê nestas 35 Semanas de Gestação. Os neurônios e as conexões precoces em seu cérebro estão se desenvolvendo ainda mais para que, ao nascer, fiquem perfeitamente preparados para receber estímulos. Lembre-se de comer todos os alimentos ricos em DHA e Omega 3, que ajudarão a apoiar o crescimento do cérebro de seu bebê. Peixes oleosos como salmão, Sardinha e Atum são boas fontes.
Seu bebê ainda estará ganhando cerca de 450 gramas esta semana, estabelecendo células adiposas que ajudarão a isolá-lo quando ele nascer. A maioria dos bebês emagrece na primeira semana após o nascimento, em decorrência do uso de mais energia. Por duas semanas após o nascimento, a maioria recuperou o peso ao nascer ou está a caminho.
Seu bebê tem cerca de 50 centímetros esta semana. A energia que eles estão colocando em expandir seu comprimento agora será redirecionada para seu ganho de peso. Não haverá muito aumento em seu comprimento além de alguns centímetros nas últimas semanas até que eles nasçam.
Seus rins estão agora totalmente desenvolvidos e o fígado também está começando a funcionar.
A maior parte de seu desenvolvimento físico básico já está completo. Nas próximas semanas será dedicado a ganhar peso.
Movimentos do tipo rolar do seu bebê, vão ser menos intenso agora. Simplesmente não há espaço para se movimentar tão facilmente quanto há algumas semanas. Se você sentir que há uma mudança nos padrões de movimentos do seu bebê ou se ele se tornar estranhamente silencioso, consulte seu obstetra. Você é o melhor juiz quando se trata de conhecer a atividade de seu bebê, então nunca se sinta como se você não fosse levado a sério.
Cuidados:
Agora sim, você entrou no trecho final de sua gravidez e deve cuidar melhor do que nunca para continuar dando ao bebê a saúde que ele merece. Se nos primeiros dois trimestres fizeste o exercício que recomendamos (andar 30 minutos por dia), estas semanas poderias continuar com o desporto um pouco mais. No entanto, se você levou uma vida sedentária, vai custar-lhe dores nas costas e nos músculos.
Por outro lado, a alimentação para o desenvolvimento fetal é essencial, bem como negligenciar substâncias nocivas (cafeína, álcool, tabaco…). Temos certeza de que você tem sido uma mãe responsável e tudo está indo bem para sua barriga.
Controle das 35 semanas de gestação:
Nas 35 Semanas de Gestação, todas as mulheres grávidas recebem uma cultura vaginal. Consiste em tirar uma amostra com um cotonete na vagina e ânus para descartar a presença do germe de Streptococcus agalactiae. Esta bactéria pode fazer parte da flora vaginal em mulheres e não causa nenhum tipo de infecção ou sintoma, mas se estiver presente no momento do parto, pode causar uma infecção generalizada potencialmente grave (sepse) no recém-nascido. Nas mulheres, os portadores do antibiótico germinativo serão administrados durante o parto para evitar a passagem das bactérias para o recém-nascido. Em alguns casos, a determinação dessa cultura é avançada, por exemplo, quando se prevê que a entrega pode ser avançada.
Entre 33 e 35 Semanas de Gestação é também o tempo do terceiro trimestre analítico, onde é realizada uma recontagem de sangue para avaliar a anemia, sorologia toxoplasma é repetido se fosse negativa no primeiro e segundo trimestre e testes de coagulação para poder administrar analgesia peridural se a gestante assim o desejar. É seriamente aconselhável para determinar também a sorologia do vírus HIV, pois se detectado, o paciente infectado precisará logo iniciar a medicação anti-retroviral contra o vírus como breve quanto possível, a fim de minimizar a passagem para a infecção neonatal e, assim, possível.
Dicas para as 35 semanas de gestação:
Você já preparou a mala para a clínica ou o hospital? Embora você ainda esteja com 35 semanas de gestação é possível que o parto seja feito com antecedência de alguns dias (ou algumas semanas); melhor, portanto, ter tudo preparado de modo a não esquecer rapidamente algumas coisas que poderiam ser úteis para você.
A permanência na clínica ou hospital dura de dois a cinco dias (no caso de cesárea), e a bolsa hospitalar deve conter o suficiente para você e o bebê em quantidade para este período. Geralmente, clínicas e hospitais fornecem uma lista das coisas que você deve levar. Por exemplo, para você: um par de camisolas abertas até a cintura, um roupão, chinelos, sutiãs de amamentação, xícaras que absorvem leite, um cinto de pós – parto, calcinha, tudo que você precisa para sua higiene, etc. Para o bebê: fraldas, roupas, e tudo o que for necessário para a higiene, etc.