As 37 semanas de gestação o bebê se move tanto que pode até causar pouco desconforto. Mas não desista! Se você cuidou bem dele nesses 8 meses e meio, ele ficará muito feliz em sua barriga. Além disso, esta semana pode ser um pouco complicada para a mãe com a intensificação de alguns sintomas e contrações.
Muitas mulheres grávidas adiam a compra de roupas e itens essenciais para o bebê até o terceiro trimestre. Elas querem ter certeza de que tudo corra bem com a gravidez e não querem “azarar” isso criando um berçário cedo demais. Se isso soa familiar, às 37 semanas de gestação você tem o direito de sentir uma certeza de que seu bebê ficará bem. Cheques com seu médico e ele lhe dará algumas dicas sobre seu crescimento e como ele está se desenvolvendo.
Mudanças emocionais às 37 semanas de gestação:
A excitação está crescendo em você e no seu parceiro. Você descobrirá que sua mente está propensa a se afastar, imaginando como o bebê ficará, visualizando-se segurando-o e imaginando exatamente como ele se encaixará em sua vida. Também pode estar com medo, preocupada se tudo vai ficar bem com o bebê e como você lidaria se não fosse.
Você pode estar preocupada sobre como você vai lidar com o seu trabalho. O medo do desconhecido muitas vezes a faz imaginar o pior e torna-se fácil catastrofar possíveis resultados. A maioria das mães buscam segurança, mas nem sempre. Manter os medos para si mesmo só pode piorá-los, por isso, procure algumas fontes confiáveis para lhe ajudar. Seu médico certamente terão ouvido falar de preocupações semelhantes muitas vezes.
Visitas ao médico ás 37 semanas de gestação:
No último mês de gravidez, há mais chances de desenvolver uma doença grave chamada pré-eclâmpsia. Esta é a razão pela qual seu médico quer ver você com mais frequência agora que está nas 37 semanas de gestação.
O seu médico irá verificar a pressão de seu sangue para se certificar se não é alta, se não há nenhum excesso de proteína na urina, e suas mãos e seu rosto não são excessivamente inchado, como estas são as três principais sintomas da pré-eclâmpsia.
Seu médico também vai querer ter certeza de que seu bebê está bem. A placenta se deteriora à medida que a gravidez progride e, geralmente, às 42 semanas, ela não alimenta mais o bebê com glicose ou elimina seus resíduos corretamente. Se o seu médico achar que há risco para o seu bebê, ele pode recomendar a indução do parto.
Mudanças do bebê nestas 37 semanas de gestação:
Seu bebê está empacotando o peso nesta semana, ele ganha cerca de 500 gramas, de fato. Se você estiver com fome, entregue aos sinais do seu corpo que ele quer mais comida. A energia da sua dieta está indo diretamente para as reservas de gordura do seu bebê e ajudando-o a preencher.
Seu bebê não tem muito espaço para movimentar todo o seu corpo agora, mas ainda será capaz de se mover em posições mais confortáveis. Você pode encontrar protestos quando estiver se sentindo um pouco comprimido. Um pontinho nas costelas ou na pélvis geralmente é o suficiente para que as gestantes se levantem, se movimentem ou façam um balanço pélvico.
Aquele cabelo mole e macio que cobre a pele do seu bebê está sendo reabsorvido esta semana. Muito disso vai acabar no intestino do seu bebê e será incluído junto com outros produtos residuais em seu mecônio, o primeiro movimento do intestino. Vernix Caseosa, o revestimento branco oleoso na sua pele também será reabsorvido.
Desenvolvimento do bebê nas 37 semanas de gestação:
Sua data de entrega está se aproximando, mas os médicos não consideram que uma gravidez chegou “a término” até às 39 semanas.
Seu bebê agora mede entre 48 e 51 centímetros (19 a 20 polegadas), da cabeça aos calcanhares. Mais ou menos o comprimento de um monte de acelga. Ele pesa cerca de 3 quilos (mais de 6 quilos).
Durante as próximas duas semanas, o cérebro e os pulmões do seu bebê continuarão a amadurecer. Portanto, se você vai agendar uma cesariana, seu médico não fará isso até a semana 39 (nos Estados Unidos), a menos que haja uma razão médica para agendá-la antecipadamente.
Por exemplo, se você tem sintomas de pré-eclâmpsia seu médico pode recomendar indução de parto esta semana.Muitos bebês têm a cabeça toda coberta de pelos ao nascer. Alguns deles parecem uma verdadeira melenita!
Não se surpreenda se a cor do cabelo do bebê não é o mesmo que o seu. Casais com cabelos escuros às vezes engasgam quando o bebê nasce loiro ou ruivo, e os casais de cabelos claros também podem se surpreender que o recém-nascido tenha cabelos pretos. Claro que também há bebês que nascem carecas ou com um pouco de cabelos como o pêssego.
Cuidados para as 37 semanas de gestação:
A melhor coisa que você pode fazer nas 37 semanas de gestação é descansar bastante, comer bem e sustentar-se em seu parceiro sempre que precisar. Logo você vai tirar a licença de maternidade, mas até lá você não pode deixar a pessoa impedir você de dormir à noite. Pergunte ao seu médico todas as questões que surgem, uma muito comum é: “Pode o meu bebé nascer?”
Não tome um único cigarro, não beba cerveja, bebidas ou vinho. Não beba café com cafeína. Seu bebê ainda está dentro de você, mesmo durante a amamentação ele vai comer seu leite. Cuide disso como ele merece!
Dicas para as 37 semanas de gestação:
Nesta semana, eles vão te dar o resultado da consulta retovaginal e, se positivo, você receberá um antibiótico durante o parto. Em muitos hospitais públicos também você vai entregar a história médica da gravidez, a fim de facilitar as coisas e, se colocar em trabalho de parto, e entregar a pessoa de plantão para fazer tudo de acordo com a sua gravidez.
Se, em 37 semanas de gestação, você já escolheu o pediatra, que vai cuidar de seu bebê, é apropriado você visitá-lo antes do parto para falar com ele das primeiras coisas que você deve fazer e saber imediatamente após o nascimento, tais como cuidados do cordão umbilical, amamentação, sono, etc. Também é desejável que vocês sejam informado com antecedência de toda a documentação que será necessário para registrar o bebê e onde fazer este procedimento.
Controle às 37 semanas de gestação:
No caso de apresentar contrações uterinas nas 37 semanas de gestação, o ginecologista faz um toque vaginal para ver as características do colo do útero; A dilatação , a consistência (dura ou mole), a posição (posterior ou centrada) e o encurtamento do colo do útero são avaliados. Normalmente, o encurtamento do colo do útero ocorre antes da dilatação e, à medida que é modificado, é encurtado, suavizado, centralizado e aberto.
Até esta semana pode ser realizado o terceiro trimestre analítico, para avaliar a Anemia, toxoplasma sorologia repetido se a mãe era soronegativo e olhar a coagulação e administrar a algesia epidural se desejado na gestação.