Início » Gravidez » 38 semanas de gestação: duvidas? tudo que você precisa saber

38 semanas de gestação: duvidas? tudo que você precisa saber

38 Semanas de Gestação

38 semanas de gestação. Seu bebê está se aproximando da maturidade a termo e completa. Você pode estar literalmente respirando um pouco mais fácil, agora que o bebê está baixo, reduzindo a pressão abdominal superior. Dito isto, apenas levantar-se para pegar um copo de água pode parecer uma tarefa difícil.

38 semanas de gestaçao
38 semanas de gestaçao

Esta semana, você simplesmente não pode parar de fazer xixi, seu bebê está quase pronto para nascer, e é hora de seu parceiro ajudá-lo a planejar com antecedência. Aqui estão todas as informações essenciais que você precisa saber quando chegar a 38 semanas de gestação.

Quão grande é o meu bebê às 38 semanas de gestação?

Seu bebê é agora do comprimento de um Alho-poró, e ainda está crescendo rapidamente, agora pesando 3 quilos e medindo cerca de 50 centímetros de comprimento. Embora possa ser a qualquer momento que seu bebê decida fazer sua grande aparição, o tempo máximo é de quatro semanas – então você está quase lá!

O que meu bebê está fazendo às 38 semanas de gestação?

Seu bebê é um pequeno humano em pleno funcionamento, embora ainda esteja praticando respirar e engolir. Se você tem um garotinho, então os testículos dele desceram para o escroto agora.

E as meninas podem ter seios levemente aumentados (isso é apenas o efeito de seus hormônios e vai diminuir após o nascimento). Sua placenta também é totalmente crescida e pesa cerca de 500 g!

Os pulmões de seu bebê ainda estão amadurecendo e produzindo surfactante, a substância que impede que os sacos aéreos dos pulmões grudem quando ele começa a respirar. Ele também continuará derramando vérnix e lanugo e engolindo líquido amniótico.

Ela também está ajustando seu cérebro e sistema nervoso nestas últimas semanas importantes, e também adicionando gordura, perfeita para criar um par de adoráveis ​​bochechas rechonchudas para você apertar.

Quanto à cor dos olhos, talvez não seja capaz de dizer imediatamente. Se ela nasceu com olhos castanhos, provavelmente ficará marrom, ao passo que se ela nascer com olhos azuis escuros ou cinzas, ela pode ficar cinza ou azul ou ficar verde, castanho ou marrom quando tiver nove meses de idade. A razão para isto é que a íris do seu bebê – a parte colorida do olho – pode ganhar mais pigmento nos meses após o nascimento, mas eles geralmente não ficam mais claros ou mais azuis, e olhos verdes, castanhos e castanhos têm mais pigmento do que olhos cinzentos ou azuis.

O que meu corpo está fazendo às 38 semanas de gestação?

38 semanas de gestaçao sintomas
38 semanas de gestaçao sintomas

Você pode sentir que está passando a maior parte da sua vida no banheiro – a pressão na bexiga é tão extrema agora que ela é esmagada em uma panqueca (seriamente!). Mas, irritante como é, você deve se manter hidratado. Outra razão pela qual você pode ter que acampar no banheiro é que você também pode ter diarreia. Oh a alegria!

Se assim for, é o seu corpo abrindo espaço para o bebê emergir – sim, é um sinal de que o seu pequeno está no seu caminho em breve. Palavra de conselho: evite alimentos ricos em gorduras ou ricos em fibras e, em vez disso, coma sopas leves, torradas e gelados.

E se o vazamento de sua extremidade inferior não for suficiente, seus peitos (que agora podem ser de proporções gigantescas) poderiam estar descarregando um fluido fino e amarelado chamado colostro.

É basicamente o primeiro leite que seu bebê vai receber, que é cheio de anticorpos, e tem menos gordura, açúcar e mais proteína do que o leite que chega depois. Se isso afetá-lo, provavelmente não é a hora de usar seu melhor top de assobiador. E se é uma infiltração mais completa do que meras gotas, coloque algumas almofadas de amamentação no seu sutiã. A sua última consulta pré-natal é esta semana, a menos que seja atrasada, por isso, faça uma lista de quaisquer perguntas de última hora para perguntar à sua parteira.

O que fazer na 38 semanas de gestação?

Faça uma lista de verificação para papai! Alguns pais sentem que são uma peça de reposição por agora – mas estão longe disso. Há muitas coisas que eles podem fazer para ajudá-lo. Faça uma lista e cole na geladeira – isso fará com que ele se sinta necessário e importante, o que é claro que ele é, e também ajudará você a se sentir mais no controle do que está acontecendo. Aqui estão algumas idéias de coisas que ele pode fazer:

  • Faça uma lista de e-mails e números de telefone de todos os médicos, especialistas em pré-natal e amigos que você pode ligar para aconselhamento e apoio.
  • Estocar um mês de mantimentos essenciais e algumas refeições prontas simples que você pode congelar. (Ou, se ele estiver à mão na cozinha, faça com que ele cozinhe um monte de coisas que você pode congelar para as noites em que você está ocupado demais para cozinhar.)
  • Planeje uma “noite de encontro” para esta semana: uma noite em que você se faz sentir amado e especial.
  • Limpe o banho! Seu estômago é muito grande para fazer isso agora, e um banho quente pode ser realmente relaxante nos estágios iniciais do trabalho de parto.
  • Pegue uma pedicure. Você não foi capaz de ver os dedos dos pés por um tempo, muito menos prepará-los!
  • Verifique se o assento do bebê está instalado corretamente.
  • Assegure-se de que o carro tenha gasolina suficiente em todos os momentos.
  • Saiba mais sobre depressão pós-parto e sinais de alerta a serem observados.

Como é o meu bebê nas 32 semanas de gestação?

sintomas de 38 semanas de gestaçao
sintomas de 38 semanas de gestaçao

Sua pele de lanugem mole desapareceu, a gordura está sendo depositada para lhes dar energia nos primeiros dias enquanto o leite materno está chegando e eles estão prontos para o mundo real. Agora, é tudo sobre se posicionar para o nascimento.

Seu bebê ainda está crescendo e enchendo o útero – mas isso não significa que seus movimentos devam diminuir.

Se o bebé não se mexer tanto como estava, ou se estiver preocupado com os seus movimentos por qualquer motivo, fale com a sua parteira ou médico imediatamente. Uma mudança nos movimentos do seu bebê pode ser um sinal de que eles precisam de ajuda.

O que você precisa saber às 38 semanas de gestação:

  • Esta semana você terá sua última consulta pré-natal, a menos que você vá atrasado. Portanto, faça uma lista de todas as perguntas finais que você possa ter para sua parteira. Estes podem variar de como lidar com o trabalho precoce para o alívio da dor. Ou você pode preferir pedir conselhos sobre formas naturais para aliviar a dor do parto.
  • Seu parceiro deve tentar relaxar também e desfrutar de algumas atividades que não haverá tempo para o bebê chegar. Alguns futuros pais se preocupam em sentir um pouco como uma peça de reposição, enquanto a mãe faz todo o trabalho duro de dar à luz. Garanta a ele que há muito que ele pode fazer para apoiá-lo. Pode ajudá-lo a ler sobre o que os parceiros de nascimento gostariam de saber antes do nascimento.
  • Quanto aos preparativos de última hora, colete as trocas para as máquinas de venda automática e certifique-se de que seus telefones estejam totalmente carregados. Se você já tem filhos, verifique novamente seus planos de reserva para assistência infantil quando o trabalho de parto começar.
  • Perder o seu tampão de muco é um dos sinais de parto, mas o tempo restante pode ser de horas, dias ou semanas.
  • Os exercícios para o assoalho pélvico não são apenas para o parto até o nascimento – na verdade, são feitos imediatamente após o nascimento – contanto que você não tenha um cateter.
  • Se as contrações durarem mais de 30 segundos, chegando a cada 5 minutos, será hora de fazer essa ligação!
  • Bebês nascidos após 42 semanas são descritos como “pós-termo”, enquanto os nascidos antes de 37 semanas são “prematuros”.

Seus sintomas de gravidez nas 38 semanas de gestação:

38 semanas de gestaçao duvidas
38 semanas de gestaçao duvidas

Mamilos Vazando:

Seus seios estão produzindo colostro – um leite muito especial, rico em nutrientes para os primeiros dias do bebê. Não se assuste se você encontrar marcas amarelas no seu sutiã ou qualquer umidade.

Se necessário, compre algumas almofadas de peito absorventes – elas podem ser úteis quando o bebê chegar também.

Sinais de trabalho de parto nas 38 semanas de gestação:

Com 38 semanas de gestação, sinais de parto podem começar. Alguns dos primeiros sinais que você vai entrar em breve incluem:

1. Muco sangrento:

Você pode ter uma secreção que é espessa como muco (o tampão de muco) e pode ter uma coloração levemente sanguinolenta. Este é um sinal que seu colo do útero está começando a dilatar em preparação para o nascimento.

2. Diarreia:

Com 38 semanas de gestação, a diarreia pode não ser por causa da comida picante que você comeu, pode ser um sinal de que os hormônios de parto estão presentes em seu corpo. Pode ser hora de ir muito em breve.

3. Náusea:

O mesmo vale para a náusea de 38 semanas de gestação. Este não é um sinal mensurável de trabalho de parto, mas algumas mulheres juram que se sentem enjoadas pouco antes do início do trabalho de parto.

4. Contrações:

Com 38 semanas de gestação, as contrações podem ser uma parte normal do seu dia – ou talvez você ainda não tenha percebido nada. Mas saiba que se a sua barriga de 38 semanas de gestação começar a apertar em intervalos regulares e não parar, é provável que você esteja nos estágios iniciais do trabalho de parto. Contrações dolorosas ou aquelas que estão a menos de cinco minutos de intervalo significam que você deve ir ao hospital!

5. Dor nas costas:

Você pode ter tido uma dor nas costas por semanas, mas com 38 semanas de gestação, dor nas costas que é intensa ou súbita pode realmente ser um trabalho de parto, então avise seu médico se você estiver com este sintoma de 38 semanas de gestação.

6. Quebra de água:

Se você sentir uma gota de água, isso significa que o saco amniótico se rompeu e o líquido está vazando. O parto geralmente começa logo após a quebra de água de uma mulher, então avise seu obstetra se você tiver esse sintoma de 38 semanas de gestação.

Com 38 semanas de gestação, a indução do parto pode ser clinicamente necessária se você tiver uma complicação como pré-eclâmpsia ou diabetes gestacional, uma infecção uterina ou um problema placentário. Caso contrário, se você está grávida de 38 semanas de gêmeos, ou se você está sangrando com 38 semanas de gestação, seu médico pode dizer “Chegou a hora!”

Isso pode enviar qualquer mãe que pensava que ela tinha mais duas semanas um pânico, mas saiba que tudo ficará bem. Nós nunca podemos realmente estar 100% prontos (bem, talvez você seja uma daquelas mulheres que chega à semana 42), e você e o bebê estão em boas mãos enquanto sob os cuidados de seu obstetra e do pediatra.

Lembre-se, às 38 semanas de gestação, induzir o parto naturalmente não é recomendado – o bebê geralmente precisa de um pouco mais de tempo no seu interior – e alguns métodos não são considerados seguros. Portanto, se você quiser tentar estimular o trabalho de parto, consulte o seu médico primeiro e espere pelo menos mais uma semana para que seu bebê esteja em “período integral”.

Recomendações para as 38 semanas de gestação:

gestaçao
gestaçao

Vamos ver algumas sugestões e recomendações especiais para 38 semanas de gestação:

  • Você pode se sentir com muita fome nas últimas duas semanas de gravidez que permanecem, a melhor coisa é que você sempre tem em mãos uma fruta para que você possa comer a qualquer momento.
  • É importante que você tome muito mais cuidado com sua higiene íntima, a fim de evitar qualquer infecção que possa ocorrer e que possa prejudicar o trabalho.
  • Nas 38 semanas de gestação, o seu médico irá aconselhá-lo a realizar o exame cardiotocográfico, que consiste em medir as batidas do seu bebé, juntamente com as contrações do útero, para determinar se está tudo bem.
  • Conversar com outras mães pode acalmá-lo. Reúna-se com familiares e amigos que tiveram bebês para lhe dizer suas dúvidas.
  • Talvez esta semana você seja encorajado a consertar o quarto do bebê mais uma vez. Isso é normal e na psicologia é conhecido como nidificação, pois as mães têm o instinto de consertar tudo para a chegada do bebê.

Perguntas frequentes nas 38 semanas de gestação:

Queremos responder a todas as dúvidas que você tem durante esta semana, por isso fizemos uma seleção das perguntas mais frequentes que as futuras mães se perguntam nas 38 semanas de gestação.

38 Semanas de Gestação Quantos Meses São?

Nas 38 semanas de gestação você já está na última semana do seu oitavo mês de gravidez. É apenas uma semana antes de você entrar oficialmente no nono e último mês de sua gravidez, embora a próxima semana também possa ser a última da doce espera.

Com 38 Semanas de Gestação, Tenho que Fazer um Ultrassom?

Não é necessário. Já nesta fase você está esperando um bebê e apenas o que você recebe é estar atento aos sinais de trabalho de chamar o seu especialista e ir ao centro de saúde. Talvez o seu médico pode querer realizar uma nova ultrassonografia no caso em que a posição do bebê acima não foi certo, por isso, se esta semana não se transformou, as chances são de que você marcar uma cesariana.

Qual é a Posição do Bebê nas 38 Semanas de Gestação?

38 semanas de gestação quantos meses sao
38 semanas de gestação quantos meses sao

Em 38 semanas de gestação, seu bebê não está apenas na posição da cabeça (cabeça baixa), mas a parte superior da cabeça do bebê já deve estar embutida na abertura superior da pélvis, o que causará que sua barriga desce e que as contrações vêm a qualquer momento.

Como estão os movimentos do bebê com 38 semanas de gestação?

Seu bebê deve se mover pelo menos 10 vezes a cada duas horas. Se você estiver em movimento ou fazendo alguma atividade, você não pode acompanhar os movimentos, embora seja importante que você coloque um tempo específico em repouso e comece a contar os movimentos. Se você perceber que eles diminuem, chame seu médico imediatamente.

A barriga está normal?

Sim. Este é um sinal de que as contrações estão se aproximando e que você deve estar preparado e atento aos sinais. Se você está jogando líquido amniótico ou você começa contrações rítmicas e mais e mais seguido, então parabéns, porque você está prestes a conhecer o seu bebê.

Nota: É importante notar que cada bebê se desenvolve em uma taxa diferente, os especialistas dizem que até isso acontece quando o bebê está no útero. Esta página foi criada para oferecer a você um guia geral de como a gravidez evolui e como o bebê se desenvolve. Cada gravidez é particular. Se tiver alguma dúvida, pergunta ou inconveniente, consulte o seu médico.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.