A 4 semana de gestação corresponde à quarta e última semana do ciclo menstrual antes da queda da menstruação. Portanto, em caso de gravidez positiva, ocorrerá o atraso menstrual que fará com que a mãe suspeite de uma possível gravidez.
Embora seja muito cedo, quando o embrião já tem mais de uma semana de idade ele passou por mudanças em seu tamanho e estrutura no caminho das trompas de Falópio para o útero. Na 4 semana de gestação é quando ocorre a implantação do embrião no endométrio (revestimento uterino interno) e a matriz começa a sofrer alterações no seu corpo.
Sintomas na mãe na 4 semana de gestação:
O principal sintoma que a mulher sente durante esta 4 semana de gestação é o sangramento do implante. Isso corresponde a uma mancha marrom ou leve sangramento que ocorre como resultado da ruptura de pequenas veias no endométrio quando o embrião está preso.
É importante poder diferenciar este sangramento com a menstruação, porque se fosse a menstruação, indicaria não ter conseguido a gravidez durante este ciclo menstrual. Além disso, uma mulher também pode começar a experimentar outras alterações em seu corpo, embora a maioria não sinta sintomas durante a 4 semana de gestação
Alguns desses sinais e sintomas podem ser confundidos com sinais pré-menstruais, que podem ser muito variáveis entre as mulheres. No entanto, o mais comum nesta fase é notar o seguinte:
- Maior cansaço ou sono;
- Retenção de líquidos;
- Muita micção;
- Dores no baixo ventre;
- Estresse no peito;
- Alterações olfativas e em alguns sabores;
- Primeira doença da manhã.
O teste de gravidez na 4 semana de gestação:
No final desta 4 semana de gestação, ocorrerá o atraso menstrual, que fará a mulher suspeitar da possibilidade de gravidez. É então o momento certo para fazer um teste de gravidez que resolve a dúvida.
Testes caseiros de gravidez medem o nível do hormônio beta, também conhecido como hormônio da gravidez, na urina. Portanto, eles são um teste muito simples, econômico e rápido que a mulher pode obter na farmácia.
Deve-se notar que, se for feito antes do atraso menstrual, é possível que o teste ainda não detecte o hormônio beta-hCG e dê origem a um falso negativo. O hormônio hCG ou gonadotrofina coriônica humana é um hormônio liberado pelo embrião somente quando ocorre a implantação no endométrio. Em seguida, continua a secretar da placenta.
Por outro lado, as mulheres que tentam engravidar através de um tratamento de fertilidade , como a fertilização in vitro (FIV), geralmente fazem um teste de gravidez no sangue. Sua sensibilidade para detectar o hormônio beta-hCG é maior e, portanto, sua confiabilidade também.
Além disso, o exame de sangue pode ser quantitativo, de modo que é possível saber o valor exato do hormônio beta-hCG e compará-lo com os níveis de referência para a 4 semana de gestação.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O bebê na 4 semana de gestação:
O embrião já está implantado no útero, com tamanho entre 0,36 e 1 mm de comprimento. O mais notável desta semana é que o embrião começa a adquirir a forma do corpo, o que é chamado de “dobramento do disco embrionário”. Pode-se dizer que é o momento em que ela adquire tridimensionalidade, graças ao fato de adotar uma forma cilíndrica reminiscente de uma forma judaica.
O grupo de células é diferenciado em três folhas, o que dará origem a futuros órgãos:
- Ectoderme: é a camada mais externa, que dará origem ao sistema nervoso.
- Endoderma: levará ao trato gastrointestinal, pâncreas, fígado e tireoide.
- Mesoderma: formará os ossos, músculos e sistema sanguíneo.
Em suma, são dobras de células que começam a se definir, e ainda têm um longo caminho a percorrer até adotarem as formas e posições que correspondem a elas.
Mãe na 4 semana de gestação:
Você pode sentir o abdome um pouco inchado, tensão nos seios e um aumento no seu volume. Além disso, você pode sofrer sintomas diferentes como resultado de uma gravidez, como:
- Micção frequente.
- Intensificação na percepção de odores.
- Náusea e, às vezes, vômito.
- O estado emocional é alterado como resultado de alterações hormonais.
- O médico deve ser consultado para monitorar o desenvolvimento do feto.
Não tome medicamentos que não tenham sido recomendados por especialistas, pois existem tratamentos contra-indicados durante este período. Há também certos medos sobre o desenvolvimento da gravidez, com medos e inseguranças, embora isso dependa de cada mulher. É necessário ser positivo, compartilhar sentimentos e pensar na nova vida que está se desenvolvendo.
Sangramento na 4 semana de gestação:
Após a fecundação, quando o bebê ainda é muito, muito pequena bola, ela atinge o útero da trompa de falópio (onde se juntou o esperma de seu parceiro) e “enterra” ou o implanta lá para começar a crescer a placenta.
Durante este processo, algumas pequenas veias podem partir, fazendo com que você sangre um pouco. Essas pequenas perdas no início da gravidez são chamadas de “sangramento de implantação”.
Não é muito importante e algumas mulheres não percebem porque eles aparecem mais ou menos no momento em que a menstruação tinha que vir para elas. Tudo isso é normal e você não precisa se preocupar. Mas se você está tendo um sangramento pesado, é diferente. Nesse caso, você deve ligar para o seu médico imediatamente.
Conselhos importantes para 4 semana de gestação:
Agora que a gravidez é um fato, você e seu parceiro devem parar de fumar – se você não tiver feito – porque evitar o tabagismo reduz o risco de aborto espontâneo, morte do bebê no nascimento, parto prematuro, baixo nascimento de peso no momento do nascimento e da morte súbita do lactente.
Também deve reduzir ou mesmo evitar a ingestão de álcool e cafeína? Aconselhamos mulheres grávidas não para tomar mais de 200 mg de cafeína por dia, o equivalente a duas xícaras de café instantâneo, café filtrado ou duas xícaras de chá. Antes de rebentar cabeça para descafeinado, você deve saber que eles podem aumentar o colesterol.
A importância de uma dieta saudável e equilibrada irá também garantir o maior bem-estar do bebê e da mãe, mas não só isso, já que ter excesso de peso antes da gravidez ou engordar demais durante a gravidez tem riscos como a ocorrência de diabetes gestacional ou hipertensão durante a gravidez, queenvolver ter uma cesariana no momento de dar à luz, e uma maior probabilidade de que o seu filhodesenvolver diabetes ou obesidade mais tarde na vida.