Neste poste iremos abordar tudo que você precisa saber nas 41 semanas de gestação para cuidar da sua gravidez, as duas últimas semanas antes do parto podem causar várias preocupações, certo? Mas você deve se acalmar e consultar o ginecologista quaisquer dúvidas que possam surgir nos dias de hoje, bem como os sintomas que você experimenta para que ele controle adequadamente a saúde do bebê e a gestação não esteja em perigo.
Aposto que você nunca imaginou ter 41 semanas de gestação. Mas aqui está você! Por causa do tempo extra do seu bebê no útero, ele ou ela provavelmente será mais pesado e mais alerta no nascimento do que um bebê nascido anteriormente.
Aposto que você nunca imaginou ter 41 semanas de gestação. Mas aqui está você! Por causa do tempo extra do seu bebê no útero, ele ou ela provavelmente será mais pesado e mais alerta no nascimento do que um bebê nascido anteriormente.
Além disso, nas 41 semanas de gestação, a ansiedade pode parecer que está matando você, mas tenha certeza de que muitas futuras mamães vão além da data prevista e tudo acaba bem. Você pode estar realmente agradecido por ter tido esse tempo extra antes que as fraldas sujas e as mamadas dos recém-nascidos dominem seu mundo.
Sua vida com 41 semanas de gestação:
É difícil não ficar ansioso nas 41 semanas de gestação, quando sua data para o parto chega e vai e você ainda está imensamente grávida (especialmente quando amigos e familiares bem intencionados continuam ligando para verificar seu status!). Mas não se preocupe – você não ficará grávida para sempre. Há uma boa chance de você entrar em trabalho de parto sozinho esta semana, e se não fizer isso, você será induzido por 42 semanas, ou mais cedo, se você ou seu bebê tiver algum problema.
Os métodos que seu médico usa para induzir o parto dependerão da condição do seu colo do útero. Se o colo do útero não começou a amolecer, apagar (diluir) ou dilatar (abrir), ele é considerado “não maduro” ou ainda não está pronto para o trabalho de parto. Nesse caso, o seu provedor usará hormônios ou métodos “mecânicos” para amadurecer o colo do útero antes da indução. Às vezes, eles acabam dando início ao seu trabalho também. Dependendo da sua situação, os procedimentos podem incluir descascar ou romper suas membranas ou usar drogas como a ocitocina (Pitocin) para iniciar suas contrações. Se esses e outros métodos não funcionarem, você acabará tendo uma cesariana.
Entretanto, certifique-se de informar o seu médico ou parteira imediatamente se os movimentos do seu bebé forem lentos ou se algum líquido estiver saindo da sua vagina.
Mudanças físicas nas 41 semanas de gestação:
Suas verificações pré-natal podem incluir datas de postagem específicas ou avaliações de maturidade passadas quando você está com 41 semanas de gestação. Pode ser que você seja enviado para um par de CTGs (cardiotocografias) esta semana, bem como um ultra-som. A quantidade de líquido amniótico ao redor do bebê pode ser medida, assim como o tamanho do bebê e a localização da placenta. A placenta não funciona tão eficientemente em gestações atrasadas e é importante que sua função esteja sendo monitorada.
Você pode ser solicitado a manter um registro dos movimentos e atividades do seu bebê nesta semana. Se houver uma mudança significativa ou diminuição em seus movimentos, você precisará apresentar na maternidade. Além disso, pode sentir pressão no colo do útero esta semana, uma sensação difícil de descrever. Semelhante à dor sentida ao fazer um exame de Papanicolaou, pode ir e vir dependendo de quanta pressão a cabeça do bebê está aplicando.
Seu colo do útero estará amadurecendo agora, o que significa que está se diluindo, pronto para começar a dilatar. Durante o trabalho de parto ativo, o colo do útero precisará se dilatar a 10 centímetros para permitir que a cabeça e o corpo do bebê saiam do útero.
Você pode experimentar um aumento no corrimento vaginal, pois as células do colo do útero produzem uma substância branca e aquosa. Algumas mulheres podem ter uma amostra mucosa esta semana também, e embora isso não seja um verdadeiro sinal de trabalho de parto, é uma indicação de que algo está acontecendo.
Sintomas de 41 semanas de gestação:
Sintomas comuns que aparecem nas 41 semanas de gestação são uma continuação de seus outros sintomas do terceiro trimestre. Mais notavelmente:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Desconforto pélvico: O bebê pode estar descendo mais e mais, colocando pressão na bexiga e no colo do útero e causando cada vez mais dores abaixo.
- Hemorroidas: Essa pressão pélvica provoca varizes inchadas no reto, causando Hemorroidas. Elas não são bonitas e podem piorar quando você empurra o bebê para fora. Mas eventualmente o inchaço vai morrer.
- Dificuldade em dormir: São os hormônios – e seus nervos! – que impedem você de ter uma boa noite de sono. Você não vai dormir muito depois que o bebê chegar, então isso é uma boa prática. Mas também é uma boa ideia descansar o máximo possível para o parto.
- Micção frequente: O bebê está praticamente sentado em sua bexiga neste momento. Então, se prepare para várias viagens ao banheiro!
- Contrações: Aperto abdominal está acontecendo mais e mais visivelmente e com frequência quando o bebê se prepara para o parto.
Sinais de trabalho de parto nas 41 semanas de gestação:
Quando você atingir 41 semanas de gestação, os sinais de trabalho de parto também podem ser escritos dentro de suas pálpebras. Você provavelmente conhece essas coisas de cor! Mas apenas no caso, aqui vai. Ligue para o médico se você tiver:
- Um vazamento constante que pode indicar que sua bolsa estourou.
- Contrações frequentes ou dolorosas que não param.
- Você também deve ligar para o médico se tiver sintomas comuns, como sangramento ou dor abdominal.
Se você tem 41 semanas de gestação e até agora não sentiu os sinais de trabalho de parto, tente ser paciente! Só porque não está dilatada, não significa que você não pode entrar em trabalho de parto amanhã. É realmente imprevisível assim!
O Bebê nas 41 semanas de gestação:
Seu bebê pode agora pesar quase 8 quilos e esticar um pouco mais de 20 centímetros de comprimento. Por mais aconchegante que seja, seu bebê não pode ficar dentro de você para sempre. Por razões de segurança, seu médico ou parteira conversará com você sobre a indução do parto se o bebê não nascer na próxima semana – ou antes, se houver algum problema.
A maioria dos profissionais de saúde não permite que você espere mais de duas semanas após a data prevista para o parto, pois isso coloca você e seu bebê em maior risco de complicações. Após 42 semanas, é mais provável que seu trabalho de parto seja prolongado ou interrompido. Você e seu bebê têm um risco aumentado de lesão durante o parto vaginal, e há um risco maior de morte fetal.
Induzindo o parto às 41 semanas de gestação:
A gravidez após 40 semanas não é exatamente divertida. Você está grande, você está mentalmente pronta para o bebê, e todo mundo que você vê diz: “Você ainda está grávida ?!” Vá em frente e tente cada método natural de indução de parto nos livros, contanto que seja seguro (então verifique com seu médico primeiro). Coma alimentos picantes (se não der azia), ande como um louco, faça sexo (se puder), e talvez tente acupuntura (mesmo que você seja um cético)!
Seu obstetra pode começar a discutir a opção de ter uma indução médica em 41 semanas de gestação, uma vez que os bebês que vão muito além de sua data de nascimento podem estar em maior risco de problemas. Pergunte ao médico muitas perguntas sobre o que está envolvido e quais são os riscos específicos por você estar nas 41 semanas de gestação.
Ficar induzido tem alguns pontos positivos (como não ter que correr para o hospital durante o trabalho de parto!). Mas há algo a ser dito por não apressar o bebê. Algumas mulheres dizem que as contrações são mais fortes e mais dolorosas durante uma indução. Outros dizem que é mais confortável esperar que a mão-de-obra comece em casa do que em uma sala de parto.
Se você optar por ter trabalho induzido em 41 Semanas de Gestação, existem várias maneiras de fazer isso:
- Removendo as membranas: Este é realmente um método natural de indução, mas o seu médico precisará realizá-lo. Felizmente, isso pode ser feito no consultório do médico e não exige uma visita ao hospital. Se você estiver disposto a tentar este procedimento potencialmente doloroso, seu médico irá passar os dedos ao redor do saco amniótico, separando as membranas e liberando hormônios que poderiam estimular o trabalho de parto. Isso nem sempre funciona, mas se acontecer, você pode estar em trabalho de parto em questão de horas.
- Ruptura artificial de membranas (AROM): Seu médico pode estourar sua bolsa para você usando um gancho de plástico fino. Isso pode ser feito se você tiver contrações, mas o trabalho não progrediu.
- Medicamentos: Dois tipos de medicação podem ser usados para induzir o parto em 41 semanas de gestação. Um supositório de prostaglandina pode ser inserido como um tampão durante a noite para iniciar a dilatação cervical. A ocitocina pode ser administrada por via intravenosa para iniciar as contrações.
Algumas curiosidades nas 41 semanas de gestação:
É uma porcentagem relativamente baixa (mas importante) de mulheres que chegam a 42 semanas de gravidez. Há uma explicação de ter atingido o período pós-parto, e é que foi cometido um erro no estabelecimento da data prevista para o parto, uma vez que não é calculado a partir da concepção ou fertilização, mas desde o primeiro dia você teve a última menstruação.
Riscos para o bebê e a mãe nas 41 semanas de gestação:
Há uma série de eventos após exceder a data de entrega estipulada pelo médico. Para começar, a placenta deixará de exercer sua funcionalidade de forma eficaz, vai se deteriorando pouco a pouco e o bebê não receberá a quantidade necessária de nutrientes. Um excesso de resíduos produzidos pelo feto também pode se acumular.
Além disso, a hipersuturação da placenta influencia o oxigênio que o bebê recebe, algo que colocaria seu organismo em risco. Para que isso não aconteça, o ginecologista tem tudo sob controle e não haverá problema se a entrega for induzida. Outros riscos surgem da compressão do cordão umbilical ou aspiração de mecônio.