A gravidez pós-termo pode chegar a ultrapassar as 42 semanas de gestação. Segundo o Ministério da saúde, esse é um fator que já caracteriza uma gravidez prolongada. Deve-se ficar atenta, pois, dependendo do caso, isso pode oferecer riscos à mãe e ao bebê. Porém, a contagem de semanas de gestação também deve ser acompanhada de perto. Isso para não haver erros de contagem do tempo de gestação.
A contagem da gravidez deve ser feita a partir do primeiro dia do último período menstrual. O número de gravidez prolongada varia de 3 a 14% das gestações. Esse é um período de grande ansiedade para a mãe que espera a chegada de seu filho. Portanto, a 42 Semanas de Gestação torna-se um pouco preocupante.
Muitas vezes acontece decorrente de erros na contagem da idade gestacional. Tornando uma gravidez de 40 semanas em uma 42 semanas de gestação. Portanto, é necessária uma avaliação para diferenciar que é fisiologicamente a gravidez prolongada da gravidez de tempo normal.
O transporte de oxigênio e nutrientes feitos através da placenta diminui a partir da 40º semanas de gestação. Tornando-se perigosa quando a 42 semanas de gestação chega. Para o feto crescer e se desenvolver é preciso de nutrição e respiração. Funções que a placenta tente a diminuir depois de completadas 40 semanas de gravidez .
O que deve ser observados na 42 semanas de gestação:
Na 42 Semanas de Gestação é importante notar alguns sinais, por isso ao notar alguns desses abaixo na 42 semanas de gestação procure seu médico urgente:
1. Diarreia:
Muitas mulheres na 42 semanas de gestação experimentam diarreia pouco antes de entrarem em trabalho de parto, já que é a maneira da natureza de esvaziar seus intestinos para abrir caminho para a jornada do bebê através do canal do parto. Não é o sinal mais excitante, mas é um sinal, então olhe para o lado positivo: seu bebê está quase aqui!
2. Contrações fortes:
Sim, mesmo que você não esteja longe das contrações reais, você pode ter contrações Braxton Hicks ainda mais freqüentes enquanto seu corpo se prepara para o parto. Se eles começarem a parecer mais regulares, chame seu médico, pois eles podem ser 42 semanas de gestação.
3. Edema:
Você tem um volume tão alto de fluidos corporais e problemas para se movimentar que isso naturalmente traz inchaço nos pés e nos tornozelos, também conhecido como edema. Embora possa parecer contraproducente, beber muito pode ajudar. Você também pode tentar se deitar ou sentar com os pés elevados para evitar que os fluidos se acumulem nos seus tornozelos e pés.
4. Sinais de trabalho de parto:
Se sua água quebra, você tem um show sangrento, ou contrações começam, isso geralmente significa que o trabalho não está muito longe. Se você já é uma mãe, uma boa notícia: a entrega de segundo (ou terceiro ou quarto!) Bebês é geralmente mais curta e mais fácil do que a primeira.
Quais os sintomas na 42 semanas de gestação?
Na 42 semanas de gestação você pode estar se sentindo como nas últimas semanas, mas talvez com um pouco mais de intensidade, como: pressão pélvica, cãibras nas pernas e dificuldade em dormir são muito comuns nesta fase do jogo. Você pode estar se sentindo estressado, frustrado e impaciente também. Mas tenha coragem: a espera está quase no fim e, finalmente, é hora do bebê.
O que fazer se chegar na 42 semanas de gestação?
Esteja ciente de seus direitos. Você tem o direito de recusar uma indução se desejar. Seu obstetra irá conversar com você sobre quaisquer riscos que existam para você e seu bebê, mas eles também devem respeitar seus desejos.
O principal risco é que a sua placenta comece a se tornar menos eficiente para fornecer ao seu bebê toda a comida, nutrientes e oxigênio necessários para crescer adequadamente. É por isso que você será monitorado regularmente quando estiver na 42 semanas de gestação com verificações e checagens de batimentos cardíacos.
Lembre-se de que sua data de vencimento pode ser imprecisa, uma vez que foram calculados como 280 dias após o primeiro dia do seu último período. No entanto, se o seu ciclo menstrual é normalmente superior a 28 dias, a data verdadeira pode ser diferente. Em última análise, lembre-se que os médicos e as parteiras estão cuidando do bem-estar de você e do seu bebê – quem você vai encontrar em breve.
Quais os riscos da 42 semanas de gestação?
Na 42 semanas de gestação os risco aumentam, o seu médico pode recomendar uma indução do parto médico se os testes mostrarem que não é seguro que o bebê permaneça no útero por muito mais tempo. O seu médico pode induzir o parto:
1. Tirando as membranas:
Na 42 semanas de gestação, essa técnica pode ser o que coloca seu corpo acima da borda. Seu médico usa um dedo para passar o saco amniótico. Os hormônios liberados geralmente causam contrações dentro de 48 horas.
2. Quebrando sua água:
para induzir um parto na 42 semanas de gestação, seu médico pode usar um instrumento que parece um gancho de plástico, seu médico quebra o saco amniótico. Isso pode causar contrações em apenas algumas horas.
3. Amadurecendo seu colo do útero:
Um medicamento chamado prostaglandina é inserido por via vaginal durante a noite, a fim de dilatar o colo do útero.
4. Estimulando contrações:
Você vai ser ligado a um IV com uma versão sintética do hormônios oxitocina. Este medicamento pode ter contrações iniciadas.
O que acontece com seu corpo na 42 semanas de gestação?
Embora você possa sentir que essa gravidez já dura uma eternidade, estudos mostram que 70% das gestações pós-termo não são de todo pós-termo. A confusão frustrante é tipicamente devido a um erro de cálculo do tempo da concepção, geralmente graças à ovulação irregular ou à incerteza da mãe sobre a data exata de seu último período.
Além disso, mesmo se você acabar entre os dois por cento das mulheres que estão realmente atrasadas, saiba que antes que esta semana termine, seu bebê sairá sozinho ou seu médico realizará a indução do trabalho de parto.
Claro, você provavelmente está cansado de todo mundo ligar para ver se você teve o bebê ainda. Mas aqui está algo para se concentrar enquanto você espera. A essa altura da próxima semana, você estará se aconchegando com seu recém-nascido.
Alimentação muda na 42 semanas de gestação?
Sim, pois você precisa esta ciente que seu bebe não está recebendo mais a mesma quantidade de alimentos que nas outras semanas, e é preciso monitorar o bebe de perto para ver se está tudo bem, e come alimentos que irão te ajudar no trabalho de parto. Na 42 semanas de gestação você deve consumir:
1. Vegetais e folhas verdes:
Agriões, couve, espinafre, nabiça são tudo bons exemplos de fontes de vitamina K que deve incluir na sua alimentação.
2. Kiwi:
O kiwi é uma boa fonte de vitamina K, mas também de vitamina C (mais do que a laranja) e por isso excelente no reforço da imunidade.
3. Frutos secos:
Os frutos secos são um dos ótimos alimentos na 42 semanas de gestação, pois são um dos alimentos mais ricos em triptofano e para além disso são também ricos em magnésio, que têm um papel importante na formação da serotonina e no relaxamento muscular.
4. Infusão de camomila:
Para além de não ter cafeína, a infusão de camomila possui mesmo propriedades calmantes (devido ao antioxidante apigenina). Prefira as saquetas que se vendem nos supermercados em vez de fazer você mesma a infusão, por questões de segurança de dose e microbiológica.
Dicas para você nesta 42 semanas de gestação:
O bebê agora está oficialmente atrasado. Como seu útero provavelmente está se tornando menos hospitaleiro na 42 semanas de gestação, se você não entrar em trabalho de parto sozinho, seu médico provavelmente o induzirá em algum momento desta semana.
Minimize o “ardor” do parto com a massagem perineal: insira os polegares limpos na vagina. Pressione e deslize o períneo e volte continuamente por 5 minutos. Repita diariamente. Se as suas contrações são fortes, duram pelo menos 45 segundos e estão chegando com mais frequência do que a cada 5 minutos, ligue para o médico! O bebê provavelmente está a caminho dentro de algumas horas.