Os efeitos colaterais dos probióticos para seu estomago que precisamos conhecer, pois tomar suplementos probióticos tornou-se uma tendência ultimamente. Embora haja muitas evidências de seus benefícios para a saúde, você pode ter ouvido algumas histórias sobre efeitos colaterais dos probióticos desagradáveis. Felizmente, estes não são nem de longe tão comuns ou tão ruins quanto parecem.
Os probióticos são um tipo de bactéria conhecida como bactéria intestinal “amigável” – também conhecida como microflora – que reside em várias partes do corpo. Enquanto a maioria deles está no trato gastrointestinal, a microflora também está presente na pele, na boca e em outras áreas.
Possíveis efeitos colaterais dos probióticos para seu estomago:
1. Sintomas digestivos:
Como a maior parte da microflora do seu corpo vive em seu intestino, essa é a área que será alvo mais agudamente quando você toma probióticos. Os sintomas típicos podem incluir alguns gases, inchaço, cãibras ou apenas sentir-se um pouco mais “cheio” do que o normal.
Se o seu probiótico contiver uma variedade de leveduras benéficas, você também poderá sofrer uma alteração nos movimentos intestinais. Algumas pessoas também relatam sentir sede. Um estudo sugeriu que esses sintomas ocorrem porque as novas bactérias saudáveis expandem seu território no intestino, colonizando o intestino delgado e o cólon.
2. Pode provocar dores de cabeça:
Dores de cabeça e enxaquecas também foram relatadas por alguns novos usuários de probióticos. Embora os suplementos probióticos não causem dores de cabeça, alguns alimentos parecem desencadear sintomas leves. Isso pode ser devido a aminas, uma substância criada durante o processo de fermentação. Alimentos ricos em bactérias e proteínas probióticas (como Iogurte ou chucrute) contêm pequenas quantidades de aminas. Os subtipos de aminas incluem tiramina, triptamina e histamina.
3. Reações adversas a alérgenos:
Aqueles com intolerâncias alimentares ou alergias podem ser mais suscetíveis a reações adversas dos probióticos. Uma das reações mais comuns é o teor de laticínios dos probióticos.
Muitas cepas probióticas são derivadas de laticínios e contêm lactose, o açúcar no leite. No entanto, estudos sugerem que as bactérias probióticas em produtos lácteos fermentados e não fermentados podem realmente reduzir os sintomas de intolerância à lactose.
4. Reações cutâneas:
Este é um dos principais efeitos colaterais dos probióticos. Embora raro, houve alguns relatos de probióticos causando erupções na pele ou prurido leve.
Uma revisão realizada em 2018 descobriu que um pequeno número de pacientes com SII que usaram um probiótico para tratar seus sintomas desenvolveu uma erupção cutânea com comichão. Como resultado, pelo menos um paciente desistiu do estudo.
Se você começar um novo suplemento probiótico e descobrir que sua pele está com coceira repentina, é provável que seja uma resposta temporária que passará dentro de alguns dias. Embora a coceira possa ser irritante, é improvável que se torne grave ou debilitante.
5. Pode contribuir para o super crescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO)
Um estudo de 2018 sugeriu que pode haver uma ligação entre SIBO e suplementação de probióticos em pessoas que sofrem regularmente de ‘nevoeiro cerebral’. Parece que os sintomas dessas pessoas melhoraram quando pararam de tomar probióticos e começaram a tomar antibióticos.
As bactérias nos intestinos delgado e grosso são geralmente um pouco diferentes umas das outras em termos de espécies e cepas. Seu intestino grosso contém principalmente bactérias anaeróbicas, que podem crescer sem oxigênio. Essas bactérias sobrevivem fermentando prebióticos, os carboidratos que não podem ser decompostos no intestino.
Os efeitos colaterais dos probióticos geralmente são apenas temporários:
- A maioria desses efeitos colaterais ocorre apenas em alguns casos. Eles geralmente duram apenas um curto período de tempo após o início de um regime probiótico e desaparecem conforme o seu corpo se ajusta.
- Se os efeitos colaterais são causados pelo ajuste e reequilíbrio intestinal, a pior coisa a fazer é parar de tomar o probiótico!
- Se seus efeitos colaterais são causados por alergia ou intolerância ou excesso de histamina, procure um probiótico diferente ou pare de tomar probióticos por completo.
- Converse com seu médico para determinar o melhor curso de ação para sua saúde intestinal e bem-estar geral.