Os remédios caseiros para tratar vaginose bacteriana funciona, pois, um equilíbrio vaginal pode eliminar as bactérias ruins.
O resultado é a vaginose bacteriana. Normalmente, este problema, que afeta muitas mulheres, causando uma descarga vaginal anormal que que pode ter uma tonalidade cinza ou branca, e com consistência aquosa e fina.
Você também pode sentir um forte cheiro de peixe, especialmente após a relação sexual ou durante a menstruação. Entretanto, cerca de 50 a 75 por cento das mulheres não apresentam os sintomas. O tratamento para a vaginose bacteriana inclui medicamentos antibióticos ou antibióticos tópicos. Mas existem vários remédios naturais que também podem ajudar no combate desta infecção.
Remédios caseiros para tratar vaginose bacteriana:
Alho:
O alho é conhecido por sua capacidade antimicrobianos e pode livrar sua vagina daquela infecção bacteriana. Um composto sulfúrico presente no alho tem potentes propriedades antibacterianas. De acordo com um estudo, comprimidos de alho e metronidazol, medicamento usado para tratar a vaginose bacteriana, são comparáveis em eficácia.
Como Usar: Adicione o alho fresco à sua dieta. Você também pode usar o alho como um supositório para lidar com infecções vaginais. Enrole um dente de alho descascado em uma gaze e insira-a na vagina durante a noite para combater as bactérias ruins. Retire pela manhã e repita esse processo por alguns dias.
Óleo da árvore do chá:
O óleo da árvore do chá é o óleo essencial conseguida da planta Melaleuca alternifolia. Este potente antimicrobiano tem sido usado há muito tempo para tratamento de infecções bacterianas. Como funciona? Compostos bioativos possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e antiprotozoárias.
Como Usar: Enxágue sua vagina com óleo diluído da árvore do chá. Para preparar a ducha, misture uma concentração de óleo essencial em um litro de água. Você também pode preparar um supositório de óleo da árvore do chá embebendo uma gaze em uma solução de óleo da árvore do chá. Mas, cuidado para não deixá-lo por mais de 24 horas.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Ácido bórico:
O ácido bórico é outro composto que pode eliminar as bactérias nocivas. Uma cápsula bórica pode ser usada como um supositório para o tratamento de vaginose bacteriana. No entanto, este remédio não é recomendado durante a gravidez. Além disso, tenha em mente que pode ser tóxico caso seja internalizado e não deve ser usado em feridas abertas.
Como Usar: Use uma cápsula de gelatina com cerca de 600 mg de pó de ácido bórico como um supositório durante 2 semanas. Você pode inserir a cápsula antes de ir de dormir e removê-la pela manhã. Continue usando o supositório de ácido bórico por algumas semana mesmo após a infecção desaparecer. Isto pode servir como uma medida preventiva.
Iogurte:
Bactérias amigáveis como Lactobacilos encontradas no iogurte podem criar um ambiente hostil para organismos prejudiciais na sua vagina. Supositórios de Lactobacilos acidophilus podem ajudar no tratamento da vaginose bacteriana enquanto as cápsulas vaginais de Lactobacilos rhamnosus e Lactobacilos gasseri podem manter a infecção afastada por um certo período.
No entanto, você deve ter em mente que o uso do iogurte ainda não está totalmente comprovado. De acordo com alguns pesquisadores, o lactobacilos lácteo, que é encontrado no iogurte, não pode auxiliar no tratamento da vaginose bacteriana.
Como Usar: Aplique iogurte na vagina, deixe secar e enxague com água pura. Faça isso duas vezes por dia por cerca de uma semana. Lembre-se também de adicionar o iogurte em sua dieta para aumentar a quantidade de probiótico e auxiliar na prevenção de infecções vaginais.
Peróxido de hidrogênio:
Quando você tem bactérias normais produtoras de peróxido de hidrogênio em sua vagina são substituídas por um grande número de bactérias anaeróbicas. E é por isso que o peróxido de hidrogênio pode lhe ajudar no combate deste problema. Um estudo descobriu que a lavagem da vagina com uma solução diluída de peróxido de hidrogênio elimina efetivamente os sintomas de vaginose bacteriana.
Como Usar: Lave sua vagina uma vez por dia com 30 ml de solução de peróxido de hidrogênio a 3 por semana.
Goldenseal:
É uma erva que tem sido usada tradicionalmente para tratar. O rizoma e a raiz seca desta erva são tipicamente usados para tal finalidade. A sua eficácia no combate a vaginose bacteriana foi atribuída ao alcaloide berberina, que tem propriedades antibacterianas benéficas.
Como Usar: Misture 1 a 2 colheres de sopa desta erva em um pouco de água. Use essa mistura para limpar a vagina duas vezes por dia.