Na sua 6 semanas de gestação, você está começando a perceber as mudanças em seu corpo e os hormônios da gravidez estão trabalhando. Embora as pessoas não possam ver que você está grávida ainda, seu útero está crescendo. Pode pressionar sua bexiga e mandar você correndo para o banheiro com mais frequência. O aumento do fluxo sanguíneo para os rins também contribui para uma micção mais frequente.
Na 6 semanas de gestação o seu bebê tem cerca de 1/8 a 1/4 de polegada de comprimento, ou aproximadamente do tamanho de uma semente ou ervilha de romã. O feto se parece com um girino, com uma pequena cauda que se tornará uma coluna espinhal. Pequenos brotos estão a caminho de se tornarem braços, pernas e orelhas. O cérebro, os pulmões e outros órgãos também estão se desenvolvendo.
Embora seja muito cedo para ver se o bebê tem o nariz parecido com o de alguém, o que vai se tornar características faciais estão se desdobrando. O feto tem dentes e uma fina camada de pele. O batimento cardíaco de um feto pode ser detectado pela ultrassonografia vaginal nesse estágio da gravidez.
Quais os sintomas na 6 semanas de gestação?
Porque ainda é cedo na sua gravidez, você pode ainda não estar experimentando sintomas neste momento, algumas mulheres estão terrivelmente enjoadas, enquanto outras não sentem quase nada.
1. Fadiga:
Na 6 semanas de gestação você está esgotado, porque seu corpo ainda está se acostumando com seus hormônios em mudança. Descanse um pouco mais se você estiver se sentindo exausto.
2. Náusea:
As futuras mães que estão na 6 semanas de gestação de gêmeos podem ter náuseas ainda mais graves. É uma boa ideia encontrar alimentos que ajudem a acalmar seu estômago e mantê-los à disposição para petiscar regularmente, já que ter o estômago vazio pode desencadear episódios de náusea.
3. Seios doloridos:
Nesta 6 semanas de gestação seus seios provavelmente estão doloridos graças ao aumento do fluxo sanguíneo. Você acredita que seu corpo já está começando a se preparar para amamentar seu bebê? Sim, mesmo com apenas 6 semanas de gestação.
4. Micção freqüente:
Se você tem que fazer xixi mais do que o habitual, é porque o hormônio da gravidez hCG está direcionando o fluxo sanguíneo extra para a área pélvica na 6 semanas de gestação. Indo para o banheiro com mais frequência é normal, mas se você tiver dor ao urinar ou tiver vontade de ir, mas não conseguir, informe o seu médico imediatamente. Esses são sinais de uma infecção do trato urinário, que você corre um risco maior.
5. Gás e inchaço:
O hormônio da gravidez progesterona pode causar esses problemas de barriga. Beber muita água e comer alimentos ricos em fibras para evitar a constipação, o que contribui para o inchaço.
6. Mudanças de humor:
no sangue também podem contribuir, portanto, descanse um pouco mais e coma regularmente refeições e lanches saudáveis para manter seu humor (pelo menos em parte) sob controle.
7. Cólicas e manchas:
Com 6 semanas de gestação e a qualquer momento no início da gravidez – cólicas e manchas são normais. Sabemos que esses sintomas podem fazer com que você se preocupe com problemas como gravidez ectópica em 6 semanas e outros tipos de aborto espontâneo. Saiba que se qualquer dor abdominal for severa (mais forte que cólicas menstruais) ou se o sangramento ficar pesado como um período, você deve ligar para o médico.
O que fazer na 6 semanas de gestação:
Por volta da 6 Semanas de Gestação, você fará sua primeira visita pré-natal. Seu médico irá examiná-lo, obter os testes necessários para confirmar sua gravidez e avaliar sua saúde.
Na 6 semanas de gestação os testes podem incluir:
- Exame ginecológico, incluindo esfregaço de Papanicolaou;
- Exame de mama;
- Trabalho com sangue, como tipo sanguíneo, fator Rh, níveis de ferro e certos testes de doenças genéticas, imunidade alemã ao sarampo e mais;
- Teste de infecção sexualmente transmissível , que pode incluir testes para clamídia , gonorréia e HIV;
- Avaliar níveis elevados de glicose (açúcar) e infecção;
- Testes genéticos pré-natais, como o rastreio da síndrome de Down;
- Se você ainda não estiver tomando um multivitamínico adequado com ácido fólico , peça ao seu médico para recomendar um.
Desenvolvimento do bebê na 6 semanas de gestação:
Com 6 semanas de gestação, o coração do bebê estará batendo em torno do dobro da sua taxa. Há muitas mudanças no desenvolvimento do embrião. No geral, o embrião tem menos de meia polegada de comprimento. Na 6 semanas de gestação os seguintes recursos, órgãos e sistemas do corpo estão se formando, bem como:
- Brotos do braço e da perna;
- Tubo neural , o tecido que forma o cérebro, a medula espinhal, os nervos e a espinha;
- Uma cabeça grande e um corpo menor em forma de C;
- Características faciais, incluindo os olhos, nariz, mandíbula, bochechas e queixo;
- Os ouvidos internos;
- Os rins, fígado, pulmões, a glândula pituitária;
- A traqueia, laringe e brônquios;
- O coração, dividindo-se em quatro câmaras e bombeando sangue;
- Células germinativas primitivas responsáveis pela formação da genitália masculina ou feminina;
- Um coração muito básico às vezes pode ser visto batendo em exames de ultra-som nesta fase. No momento, ele estará batendo por volta de 150-160 batimentos por minuto, cerca de duas vezes mais rápido que o seu coração.
Quando chamar o médico na 6 semanas de gestação:
Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver algum dos seguintes sintomas Na 6 semanas de gestação:
- Sangramento vaginal;
- Vazamento de fluido da vagina;
- Dor abdominal ou pélvica grave;
- Febre maior que 100.4 ° F;
- Visão embaçada;
- Dor de cabeça severa;
- Inchaço severo ou repentino das mãos , face ou dedos;
- Dor ou ardor ao urinar.
Dicas para mamães na 6 semanas de gestação:
S estiver na 6 semanas de gestação leve muitos lanches com você na sua bolsa. Bolachas secas salgadas, biscoitos doces e água podem ser essenciais para lidar com a náusea. Não se esqueça de guardar um pote de sorvete no carro se você estiver propenso a vomitar. Mantenha a tampa para que ela possa ser facilmente descartada. Tente não se sentir envergonhado se estiver doente na frente de outras pessoas.
Muitos de nós já passaram por isso e esse estágio da 6 semanas de gestação não deve durar muito tempo. Evite quaisquer toxinas, produtos químicos, drogas, raios-X, álcool ou comportamentos geralmente arriscados nesta semana. A semana 6 é um momento importante para mudanças e desenvolvimento embrionário.
Não se preocupe se você realmente perdeu peso na 6 semanas de gestação. Náuseas e vômitos podem levar à perda de peso e haverá muito tempo para você ganhar peso e crescer mais nas próximas semanas. Certifique-se de tomar a dose recomendada de ácido fólico e suplementos de ferro. Fale com seu médico e ou farmacêutico sobre o que é certo para você.