Se você estiver ignorando os quilos extras, é hora de abrir os olhos. A obesidade pode ter um sério impacto em sua saúde. Então, se você encaixa nesse quesito, mostraremos aqui sete razões sérias para perder peso.
1. Doença cardíaca:
Excesso de gordura, especialmente em sua cintura, triglicérides, aumento dos níveis do colesterol ruim, diminui o colesterol bom, aumenta a pressão arterial e prejudica o seu sistema de vasos sanguíneos, que lhe coloca em maior risco de doenças cardiovasculares, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
2. Diabetes:
Forma mais comum de diabetes, tipo 2, desenvolve com mais frequência em homens e mulheres que estão com sobrepeso ou obesos de meia-idade, especialmente quando os quilos em excesso manifestam como a gordura na barriga. Entretanto, os adultos não são os únicos em risco. A diabetes tipo 2 está se tornando mais comum entre as crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade.
3. Azia:
Pesquisadores noruegueses descobriram que a doença do refluxo gastroesofágico aumentou quase 50% em apenas 10 anos. O motivo? O aumento da obesidade. “Aumento de peso, obesidade abdominal. Isto especialmente aumenta a pressão sobre o esfíncter esofágico inferior, que é o mecanismo de fechamento entre o estômago e o esôfago”, explica o autor do estudo Dr. Eivind Ness-Jensen, residente sênior em medicina interna e gastroenterologia Levanger Hospital na Noruega. “A pressão força o esfíncter para abrir com mais frequência e por períodos mais longos, promovendo o refluxo do conteúdo ácido do estômago para o esôfago.”
4. Depressão:
A obesidade em mulheres está associada a um aumento de 37% da depressão. As duas condições, muitas vezes desencadeia e se influenciam mutuamente. Mulheres acima do peso também têm pensamentos mais frequentes de suicídio, de acordo com a Associação Americana de Psicologia.
5. Gengivite:
Demasiada gordura corporal pode até mesmo afetar sua saúde bucal, colocando-o em maior risco para a doença periodontal, de acordo com um recente estudo realizado na University of North Carolina School of Dentistry.
6. Infertilidade, diabetes gestacional e defeitos de nascimento:
Mulheres acima do peso têm mais abortos espontâneos e complicações na gravidez (tais como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia), ainda, são mais propensas a dar à luz bebês com defeitos congênitos. Além disso, a obesidade pode diminuir a taxa de fertilização. A fertilidade do homem também sofre: A obesidade está associada com baixa motilidade dos espermatozoides e testosterona alterada.
7. Qualidade de vida:
Doença crônica, deficiência, depressão e outros problemas de saúde. De acordo com a pesquisa feita no American Journal of Preventive Medicine, a obesidade reduz significativamente a qualidade “Anos de vida”, devido a problemas de saúde e morte prematura, causada por excesso de peso.
Então, se você está ignorando os quilos extras, é hora de abrir os olhos. As melhores razões para perder peso são simples: o bem-estar, longa vida, boa saúde física e emocional. E um pouco mais de segurança financeira também não faz mal.