Os alimentos que ajudam a controlar diabetes são uma forma natural de tratar essa doença, a dieta recomendada hoje para portadores de diabetes deve ser rica em nutrientes, pobre em gorduras e moderada em calorias, ou seja, obedece aos mesmos princípios da dieta saudável para a população geral.
No entanto, essa doença ainda é cercada de mitos e dúvidas, principalmente sobre o que se pode ou não incluir no cardápio alimentar do portador de diabetes. Confira aqui o que não pode faltar na mesa de um diabético com os principais alimentos estabilizadores da curva glicêmica.
Ao contrário do que se imagina a dieta do portador de diabetes não precisa ser limitadora. Mais do que se privar de alguns alimentos o importante é saber o que adicionar ao cardápio para se alcançar uma alimentação saudável e equilibrada.
Alimentos que ajudam a controlar diabetes:
1. Canela:
Esta especiaria de origem asiática é uma ferramenta que contribui diretamente para o emagrecimento e controle do colesterol e diabetes. Por possuir o polifenol MHCP, ela melhora a ação da insulina nas células, ajudando a regularizar os níveis de glicose no corpo. A canela também ajuda a evitar os picos de glicemia.
Veja Também: Chá de Canela de Velho Para Tratar Dores nas Articulações
2. Linhaça:
As sementes de linhaça também possuem inúmeros benefícios, sendo considerado um alimento altamente funcional. Além de proporcionar benefícios ao coração, ela ajuda a combater e a prevenir o diabetes. Além disso, ela é rica em fibras, proteína e gorduras boas.
3. Cenoura:
Assim como a batata doce, a cenoura possui baixo índice glicêmico, ajudando a controlar os níveis de açúcar no corpo. Além disso, ela é rica em betacaroteno, uma substância diretamente ligada a um menor risco de diabetes.
Veja Também: As 11 Receitas Caseiras Para Eliminar Celulite
4. Abacate:
O abacate é famoso popularmente por ser rico em gordura. Isso é verdade, mas não significa que seja ruim. As gorduras presentes neste fruto são boas ao organismo. Por fazer a digestão ser mais lenta, ele aumenta a saciedade e também evita os picos glicêmicos, principalmente após as grandes refeições.
Veja Também: Os 10 Alimentos que Ajudam a Perder Peso
5. Batata doce:
Este é um dos alimentos mais consumidos por atletas, principalmente dos que querem ganhar massa muscular sem engordar. Apesar de ter doce no nome, ela é indicada para diabéticos também. Além disso, a batata é uma boa fonte de vitaminas A e B, sais minerais, fósforo, ferro, cálcio e potássio.
6. Farinhas funcionais:
As farinhas funcionais como a de amora, berinjela, banana verde e coco, são benéficas para os diabéticos e para prevenir esta doença. Isto porque elas são ricas em fibras solúveis, que irão evitar os picos glicêmicos e consequentemente da produção de insulina.
7. Peixes:
Os peixes de águas frias e profundas, como o salmão, a sardinha, o atum, a cavalinha e outros, são benéficos para a saúde por serem ricos em ômega 3. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Valência, na Espanha.
Analisou o consumo de carne e peixe em 945 pessoas entre 55 e 80 anos com alto risco cardiovascular e descobriu que o consumo de peixe, que é rico em ômega 3, está associado a menor incidência de diabetes tipo 2 e a diminuição da concentração de glicose.
8. Aveia:
A aveia é um alimento importante para quem tem diabetes tipo 2, isto porque ela é rica em fibras solúveis. Este nutriente ajuda a diminuir a velocidade da absorção da glicose, o que irá evitar os picos de glicose. Além disso, ele também controla a absorção do colesterol.
O conteúdo deste artigo foi extraído do Como Eliminar as Estrias que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.