Os alimentos que ajudam a tratar gastrite são uma forma natural de tratar essa doença, pois, é benéfico planejar sua dieta para gastrite e refluxo. Para evitar o agravamento do problema. Pessoas que sofrem de gastrite muitas vezes negligenciam a sua dieta e comem de tudo e qualquer coisa para manter o seu estômago cheio.
Hoje em dia muitas pessoas sofrem com essa doença, que causa dores e desconfortos na região abdominal, podendo também ocasionar problemas digestivos. O tratamento para gastrite deve ser prescrito por um médico, e nesse artigo damos algumas dicas para que você possa complementar esse tratamento.
De acordo com dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia, cerca de 70% da população brasileira é portadora da H.pylori, bactéria que pode causar gastrite crônica. Infelizmente, no entanto, o Brasil não está sozinho nesta estatística, já que dois bilhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com alguma forma de inflamação do estômago.
O que é Gastrite?
A gastrite é um termo utilizado para descrever uma série de condições que têm em comum a inflamação da mucosa (parede) do estômago. Quando ocorre de maneira súbita, a gastrite é chamada de aguda, e quando os sintomas se acumulam ao longo do tempo, é denominada gastrite crônica.
A gastrite pode ser causada por diversos fatores, entre eles a atuação da bactéria H.pylori, doenças autoimunes, uso prolongado de anti-inflamatórios, café e outras bebidas acidificantes em excesso, estresse, refluxo da bile e excesso de álcool. Para Tratar Gastrite crônica não é nada fácil.
Um em cada sete brasileiros está infectado com a H.pylori, bactéria que se aloja no estômago e não é afetada pela acidez do órgão. A presença da bactéria no estômago não significa desenvolvimento da doença, mas quando combinada com maus hábitos alimentares e outras condições estressantes para o estômago, a H.pylori pode se proliferar.
A Importância da Alimentação:
A dieta pode ser tanto uma grande vilã como a principal aliada de quem sofre com gastrite. Uma dieta para Tratar Gastrite com uma alimentação equilibrada irá garantir que o organismo se mantenha saudável e que o sistema imune esteja fortalecido para combater as inflamações estomacais.
E, tão importante quanto evitar uma série de alimentos que pode agravar o quadro inflamatório, é incluir na dieta opções que podem acelerar o processo de cicatrização. Confira abaixo quais são esses alimentos para Tratar Gastrite e como incluí-los no cardápio de sua dieta.
Alimentos que ajudam a tratar gastrite:
1. Couve Manteiga:
A couve é um dos melhores alimentos para Tratar Gastrite, pois possui ação cicatrizante e atua na regeneração da mucosa estomacal. Além disso, a couve manteiga também contém carotenoides e bioflavonóides que combatem as inflamações e podem ajudar na prevenção do aparecimento do câncer.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Veja Também: Os 15 Remédios Caseiros Para Gastrite
2. Biomassa de Banana Verde:
Produzida a partir da fruta cozida, a biomassa de banana verde possui um tipo de amido (conhecido como resistente) que não é digerido pelo organismo. Além disso, ao chegar ao intestino, esse amido constitui-se em um excelente probiótico, estimulando o crescimento de bactérias benéficas ao sistema digestivo.
Veja Também: O Que Acontece Se Você Comer 2 Bananas Por Dia Durante 1 Mês
3. Folhas Verdes Escuras:
Além da couve, o espinafre, brócolis, rúcula e outras folhas escuras também não podem faltar na dieta para Tratar Gastrite, pois são boas fontes de ferro e das vitaminas A, C, K, nutrientes que atuam na cicatrização da gastrite e das úlceras estomacais.
4. Suco de Aloe Vera:
Também conhecida como babosa, a Aloe Vera tem atuação cicatrizante e pode ajudar a curar a irritação e até mesmo as feridas estomacais. Além disso, é possível encontrar o suco já pronto em casas de produtos naturais.
Veja Também: Os 10 Remédios Caseiros Para Boca Seca!
5. Alimentos com lactobacilos
Às vezes, a gastrite mata as bactérias boas do estômago e, e sem elas, o tecido não se recupera. Por isso, a reposição dos lactobacilos é importante para povoar o estômago com bactérias benéficas e, assim, para Tratar Gastrite. Lactobacilos são encontrados em iogurtes e, até mesmo, vendidos em pó.
Veja Também: Os 12 Alimentos que Ajudam a Perder Peso
6. Pera:
Graças à vitamina B1, B2 e B3, vitamina A e C e fibras, a pera é uma das frutas mais recomendadas para os problemas de gastrite, já que se encarrega de regular o sistema nervoso e o aparelho digestório.
7. Mamão:
O mamão é uma das frutas mais importante por seu conteúdo de vitaminas B1, B2, A e C, e sua riqueza de minerais como magnésio, ferro, enxofre e potássio. Além disso, o mamão é uma das principais frutas que ajudam uma boa digestão, além disso, é benéfico para a pele, cabelo, ossos e para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Veja Também: As 15 Receitas Detox Para Secar a Gordura Abdominal!
8. Coco:
Destacado pelos seus altos níveis de magnésio, fósforo, cálcio e potássio, o coco está entre as frutas que mais possuem nutrientes como a fibra, que traz uma melhora no trânsito intestinal, e como a banana, atua como um leve laxante que simplesmente busca limpar o organismo.
Veja Também: As 10 Receitas Caseiras Para Eliminar a Sinusite!
9. Pêssego:
Esta doce e deliciosa fruta possui bastantes qualidades saudáveis, atua como um agente diurético e laxante. Além disso, o pêssego contém vitaminas A, C e E, as quais ajudam a prevenir doenças como o Alzheimer, catarata e o câncer.
O conteúdo deste artigo foi extraído do Receitas Caseiras que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.