Nas 9 semanas da gestação, as características faciais do futuro bebê continuam a ser definidas, o aparato genital do embrião começa a se formar, embora o sexo do bebê seja determinado geneticamente, desde o momento da concepção. A mulher grávida provavelmente continua a ter os desconfortos do primeiro trimestre da gravidez. É frequente que a gestante tenha maior sensibilidade nas mamas.
É um momento muito especial e mágico porque depois dos dois primeiros meses a mãe relaxa e a consciência de estar grávida aumenta. A maioria ainda não contou a quase ninguém, mas o desejo de fazê-lo cresce. O bebê cresce e você sente como o tempo passa muito rapidamente.
O desenvolvimento do bebê na 9 semana de gestação:
A aparência de seu filho começa a parecer mais com o bebê que você segurará em seus braços em poucos meses. Ele já formou a estrutura básica de seu corpinho. Esta semana seu bebê é do tamanho de uma uva. Já mede quase 2,5 centímetros!
Há muitas mudanças nesta semana: seu coração, aquele pequeno coração que você já pode ouvir em ultrassons, acaba de ser dividido em quatro câmaras e as válvulas estão se formando.
A cauda embrionária que ele tinha no final de sua espinha desapareceu. Seus órgãos sexuais já se desenvolveram, mas você ainda não consegue distinguir bem se será uma menina ou um menino, embora logo você saiba!
Suas orelhas já estão formadas do lado de fora e no final desta semana, elas também serão formadas por dentro. Ele tem um belo nariz e pode mover as pernas e os braços. Seus olhos estão completamente formados, apesar de suas pálpebras ainda estarem fundidas e não abrirem até as 27 semanas.
Tem pequenos lóbulos nos ouvidos e você pode distinguir melhor a boca, os olhos e os buracos no nariz. A placenta já está mais desenvolvida e pode começar a produzir hormônios.
Os genitais do futuro bebê começam a se formar:
Embora o sexo do bebê seja determinado desde o momento da concepção, é na 9 semana de gestação que começa a formar-se uma protuberância primitiva, o tubérculo genital. A partir daí, o aparelho genital do futuro bebê será desenvolvido. Mas ainda é muito cedo para o sexo do seu bebê ser observado por ultra-som .
É também nesta semana de gravidez, quando o embrião começa a produzir urina, que elimina no líquido amniótico. Então, o seu sistema digestivo continua a evoluir.
Sintomas da 9 semana de gestação:
No momento, poucas mudanças. Estamos no primeiro trimestre, com todas as mudanças típicas. Os desconfortos da gravidez estão mudando totalmente de mulher para mulher, e enquanto alguns estão perfeitamente bem, outros toleram muito mal a Náusea, a sensação de cansaço maior e, é claro, a temida tontura.
A tontura ocorre porque a pressão sanguínea foi reduzida. A mãe do corpo está se adaptando para ter mais sangue em circulação, você vai precisar para atender às demandas do bebê. Para o coração mover mais sangue, sem forçar necessidade de diminuir a pressão arterial.
Esta é a causa desse sentimento de cansaço, tonturas e até desmaios ocorre. Devemos lembrar, e evitar situações que aumentam o risco de tonturas, como em pé muito tempo, não levantar-se abruptamente… É claro que todos esses sintomas podem ser mais pronunciados em climas mais quentes, ou se a gravidez começa no meio do verão.
É normal que nenhuma mudança clara no corpo da mãe seja notada no momento. Embora o útero ainda esteja crescendo e seja quase o dobro do tamanho normal, ele ainda está dentro da pélvis. O inchaço que muitas gravidezes na parte inferior do abdômen sentem é devido à retenção de líquidos, e isso pode mudar em cada caso.
Mudanças no corpo na 9 semana de gestação:
Embora sua barriga ainda não tenha crescido muito, você pode sentir uma certa protuberância, especialmente se este não for seu primeiro bebê.
Esse sentimento também pode ser devido a um excesso de gás. O inchaço e gás ocorrer porque você está produzindo uma grande quantidade de progesterona, que relaxa certos tecidos musculares. Isso afeta o estômago e o intestino, que sendo mais “moles” provocam gestos lentos, com o consequente inchaço e gases.
Quanto maior a quantidade de comida, maior a probabilidade de você se sentir desconfortável. É por isso que é bom fazer várias refeições leves ao longo do dia, em vez de três grandes.
Dieta para mulher na 9 semana de gestação:
Você deve incorporar a Vitamina C em sua dieta, essencial durante a gravidez a partir de agora, na sua 9 semana de gestação. A Vitamina C ajudará o desenvolvimento dos ossos do bebê e a formação de dentes e pele. Devido às suas propriedades anti-infecciosas, pode destruir qualquer radical livre que tente danificar as células. A Vitamina C também será boa para você evitar a anemia. Você pode encontrar este suplemento especialmente em frutas: Tangerinas, Laranjas, Kiwis, Mangas, Morangos, etc.
Há também alimentos que você deve evitar durante a gravidez. Não beba leite ou queijos não pasteurizados, porque você pode pegar listeria, uma bactéria que pode causar danos ao bebê. Não adicione em sua dieta ovos crus para evitar a salmonela, não coma alimentos processados de animais que não saudáveis: Salsichas, patês e carnes ou peixe cru.
Uma dieta saudável é sempre importante, mas especialmente na gravidez. Em sua dieta deve sempre haver frutas e vegetais que lhe fornecerão vitaminas e fibras, legumes, carnes e peixes, porque eles são ricos em nutrientes que você precisa.
Controle da gravidez na 9 semana de gestação:
Entre 8 e 12 semanas de gestação, é comum agendar o primeiro exame de sangue, que nos dará informações, qual é o grupo sanguíneo da mãe, e substâncias que serão usadas na triagem do primeiro trimestre serão normalmente analisadas.
Como explicado em mais detalhes em nossa enciclopédia da gravidez, o rastreamento no primeiro trimestre é o teste que nos permite saber se há mais risco de problemas nos cromossomos do feto, e os resultados do primeiro exame de sangue fazem parte dessa triagem. Ainda não é o momento de ultra-sonografia transvaginal, mas neste momento já é possível ver os movimentos habituais: o feto se estende em torno do tronco e se move com frequência braços e pernas.
Curiosidades na 9 semana da gestação:
Se você tem uma gravidez normal, sem riscos, não há impedimento para fazer sexo com seu parceiro. Uma vida sexual normal não apresenta riscos para o bebê, pois está perfeitamente protegida dentro do útero e o colo do útero está selado. A penetração no coito não afetará o feto, uma vez que o líquido amniótico também irá protegê-lo.
No entanto, na primeira fase da gravidez, o seu desejo sexual pode diminuir. Se na 9 semana de gestação sua libido for menor que o normal, não se preocupe. Está principalmente associada ao desconforto durante este período, como Náuseas, cansaço ou sonolência.
Se o seu sutiã habitual pressiona você, é hora de mudar isso. Você precisará de um geralmente um ou dois tamanhos maior que o seu, de preferência feito de algodão e que não tenha aros para que você não se sinta oprimido. Outra medida que você pode tomar para cuidar do peito é hidratá-lo desde o início para evitar estrias e exercícios com os músculos peitorais para manter a mama firme.