A semente de girassol vem do grande centro redondo do girassol, que se transforma ao longo do dia para seguir o curso do sol. Girassóis começou a ser usado mais de 5.000 anos pelos nativos americanos. os espanhóis trouxeram-nas de volta para a Espanha, e logo foram introduzidos para os países europeus vizinhos.
Hoje, os maiores produtores de sementes de girassol são a Federação Russa, Peru, Argentina, Espanha, França e China.
Benefícios:
1. Melhora o sistema cardiovascular:
Os girassóis são uma excepcional fonte de Vitamina E, que desempenha um papel muito importante na prevenção de doenças cardiovasculares. A Vitamina E é um anti-oxidante que ajuda a manter os radicais livres do corpo.
Quando o colesterol é oxidado, é capaz de furar a parede dos vasos sanguíneos e causar aterosclerose, que podem levar ao bloqueio das artérias, que causa o ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Você pode obter mais de 90% do valor diário de Vitamina E em apenas um quarto de uma xícara de sementes de girassol.
2. É um agente anti-inflamatório:
As sementes de girassol são uma excelente fonte de vitamina E, ela é um antioxidante solúvel em gordura do corpo. A Vitamina E viaja por todo o corpo e neutraliza os radicais livres que prejudicariam as estruturas e as moléculas que contêm gorduras, tais como membranas de células, as células do cérebro, e colesterol. Ao proteger esses componentes celulares e moleculares, a vitamina E tem efeitos anti-inflamatórios significativos que resultam na redução de sintomas de asma, osteoartrite e artrite reumatóide.
3. Ajuda na prevenção do câncer:
As sementes de girassol são uma boa fonte de selênio. Estudos mostraram que é uma forte correlação entre a baixa ingestão de selênio e a incidência de câncer. O Selênio tem sido mostrado que é capaz de induzir o reparo do DNA e a síntese em células danificadas, para inibir a proliferação de células cancerosas, e para induzir a sua apoptose, o mecanismo de auto-destruição que o corpo usa para se livrar das células desgastadas ou anormais.
Além disso, o selênio é incorporado no sítio ativo de muitas proteínas, incluindo a glutationa peroxidase, que é particularmente importante para a proteção contra o câncer. Um dos mais fortes enzimas antioxidantes do organismo, é a glutationa peroxidase, que é usado pelo fígado para desintoxicar um grande número de moléculas nocivas. Quando os níveis de glutationa peroxidase são baixos, essas moléculas tóxicas causa estragos em todas as células que entram em contato, danificando seu DNA e levando o desenvolvimento de células cancerosas.
Um quarto de xícara oferece mais de 30% do valor diário de selênio. A Vitamina E também ajuda a reduzir o risco de câncer de cólon, câncer de bexiga e câncer de próstata.
4. Fortalece os ossos:
As sementes de girassol são particularmente ricas em magnésio. É um fato bem conhecido que o cálcio é necessário para ossos fortes, mas o magnésio também. A maior parte do magnésio no corpo humano é, em nossos ossos. Alguns dos que ajuda a dar aos ossos sua estrutura física, e o resto é localizado na superfície do osso que é armazenada no corpo para usar uma vez que necessita.
O cobre presente nas sementes de girassol são vitais para a função das enzimas envolvidas na articulações com o uso do colágeno e elastina, proporcionando resistência e flexibilidade nos ossos e articulações. A vitamina E também tem propriedades anti-inflamatórias, eficazes na redução dos sintomas da artrite.
4. Melhora o sistema nervoso:
As Sementes de girassol também são uma boa opção saudável para os nervos, impedindo que o cálcio de apressar-se em células nervosas e ativá-los,o Magnésio mantém nossos nervos relaxados e, assim, os nossos vasos sanguíneos e os músculos também.
A deficiência de Magnésio leva ao aumento da pressão arterial, tensão muscular, dores de cabeça “enxaqueca”, dor e fadiga. Além disso, estudos têm demonstrado que o magnésio ajuda a diminuir a freqüência das crises de enxaqueca, reduz a pressão arterial e ajuda a prevenir ataques cardíacos.
As Sementes de girassol também contêm triptofano, um aminoácido que ajuda a produzir a serotonina, um neurotransmissor importante. A serotonina alivia a tensão, acalma o cérebro e promove o relaxamento.
6. Ajuda na proteção da pele:
A Vitamina E tem sido, por vezes descrito como o “pára-raios” da célula, permitindo que moléculas reativas as célula, como um relâmpago, sem causar danos. Esta função da vitamina E é particularmente evidente no caso da pele, uma vez que a vitamina E protege diretamente a pele contra a radiação ultravioleta. Em diversos estudos, a vitamina E tem mostrado que ajuda a prevenir os danos Ultra Violeta. Uma dieta que contenha alimentos ricos em vitamina E promove este mesmo efeito protetor.