O espinafre é muito consumido no Brasil e há a dúvida se o espinafre emagrece ou engorda? pois os legumes e as verduras são componentes excelentes para a nossa dieta e isso acontece porque eles contêm pouquíssimas calorias e ainda são altamente benéficos ao nosso corpo.
Se você está buscando se livrar dos quilinhos a mais e ainda conquistar o corpo perfeito, adicione este alimento em seu cardápio e usufrua todos os seus benefícios.
Além de apresentar um alto poder de cura, pois ele é rico em clorofila, ajuda a controlar, combater e prevenir inúmeras imunodeficiências do organismo, trata problemas de Anemia e ainda combate o câncer.
Valor nutricional:
O espinafre é uma excelente fonte de vitamina K, vitamina A (na forma de carotenoides), manganês, folato, magnésio, ferro, cobre, vitamina B2, vitamina B6, vitamina E, cálcio, potássio e vitamina C.
É uma boa fonte de fibra dietética, fósforo, vitamina B1, zinco, proteína e colina. Além disso, ela é uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3, niacina, ácido pantotênico e selênio.
Além da riqueza de nutrientes dos espinafres em termos desses nutrientes convencionais, e também fornece os carotenoides luteína, neoxantina e violaxantina; flavonoides; e nitratos naturais.
Benefícios do espinafre para saúde:
1. Atividade metabólica:
Há uma razão pela qual os médicos recomendam a adição de forma significativa à sua dieta. A quantidade de proteína é impressionante quando comparada a outro vegetal e eles são facilmente quebrados por enzimas em aminoácidos que são essenciais para os seres humanos.
2. Possui poucas calorias:
Uma porção de 2 xícara de espinafre cru contém apenas 14 calorias, ou seja, não precisa se preocupar com as calorias ao ingerir.
3. Melhora a digestão:
Como os outros vegetais de folhas verdes, o espinafre é uma boa fonte de fibras dietéticas. Isso o torna um alimento ideal para o estômago. As fibras dietética ajudam na digestão e na limpeza do intestino.
4. Reduzir úlceras gástricas:
Verificou-se que os espinafres e alguns outros vegetais têm a capacidade de proteger a mucosa do estômago, diminuindo assim a ocorrência de úlceras gástricas.
Espinafre emagrece?
O espinafre destaca-se por seu elevado teor de fibras, que promovem a digestão e prolongam a sensação de saciedade. Também contém antioxidantes, proteínas e gorduras saudáveis, que diminuem problemas como colesterol alto, hipertensão e problemas circulatórios.
Estima-se que o espinafre seja composto por 93% a 95% de água, o que o torna muito hidratante e com qualidades depurativas. Seu consumo favorece a eliminação de toxinas acumuladas e dá suporte à função metabólica, para queimar gorduras com mais facilidade.
Afinal, o espinafre emagrece ou engorda:
O espinafre é um vegetal de boa qualidade nutricional, que pode ser usado como um tratamento dietoterápico para diversas patologias. E devido aos seus componentes, surge a dúvida se o espinafre emagrece ou engorda.
Além disso, a contém fibra, contém gorduras insaturadas e fornece muito poucas calorias. Todos estes componentes tornam que um alimento ideal que fornece poucas calorias, aumenta a saciedade, permite a purificação do corpo e estimula a produção de urina (devido ao seu elevado teor de potássio). Sem mencionar seu alto teor de ferro e vitamina C, dois nutrientes importantes para saúde.
O suco de espinafre emagrece quando tomado como um grande aliado da dieta para perda e manutenção de peso, pois além de ser pouco calórico ainda ajuda a controlar o apetite.
Receitas usando espinafre:
O espinafre pode ser usado cru, em saladas, cozido para acompanhar a carne e peixe, salteado com um fio de azeite e alho ou pode ser ainda um componente para as sopas.
No entanto, é fundamental ter atenção ao cozinhar ele deve ser cozido por pouco tempo e com pouca água, de forma a não perder as suas propriedades nutricionais.
Omelete de espinafre:
Ingredientes:
– 500 g de espinafre fresco;
– 8 ovos;
– 1 dente de alho (opcional);
– Azeite de oliva;
– Sal e pimenta.
Modo de preparo:
- O primeiro passo consiste em colocar para ferver o espinafre; para isso terá que jogar um pouco de água com sal em uma panela e pôr para ferver.
- Quando entrar em ebulição, agregue e deixe cozinhar durante 10 minutos.
- Enquanto isso, poderá aproveitar e picar o dente de alho, ponha um pouco de azeite em uma frigideira e coloque o alho em fogo baixo; quando notar que está dourado, retire.
- Em um prato fundo parta os ovos e bata.
- Depois, tire o espinafre do fogo, escorra e pique para juntá-lo aos ovos.
- Coloque sal e pimenta e junte o alho frito.
- A seguir, volte a pôr um pouco de azeite na frigideira e quando estiver quente verta a mistura do omelete; quando estiver dourado, vire para que frite por ambos lados. E está pronto!
Efeitos colaterais do espinafre:
O espinafre contém ácido oxálico, uma substância que, se ingerida em excesso, pode bloquear a absorção de outros nutrientes importantes como o cálcio, por exemplo.
Além disso, ele contém uma alta quantidade de oxalato, uma substância que pode causar a formação de pedras nos rins. Indivíduos com histórico de cálculos renais devem evitar o excesso de consumo.