A dieta da lua é muito famosa pela sua maneira diferente de ser feita, a lua tem uma ação comprovada nos mares terrestre: a maré sempre muda de acordo com as fases da lua.
Há quem diga que a lua também influencia no corte de cabelo, embora a ciência nunca tenha comprovado esta influência.
Como não poderia deixar de ser, há quem acredite que a lua influencia os líquidos do corpo, favorecendo a perda de peso, e algumas pessoas se aproveitam dos efeitos psicológicos para emagrecer, sabendo que quando a pessoa acredita verdadeiramente em algo, o cérebro é capaz de mandar informações incríveis para o corpo.
Esta dieta é conhecida como a dieta da lua. Saiba agora o que ela é, como fazer, suas vantagens e desvantagens.
O que é a dieta da lua?
A dieta da lua parte do princípio de que a posição desse satélite com relação ao planeta terra influencia nos líquidos do nosso corpo, por isso, recomenda que toda vez que a lua mudar de fase — o que acontece uma vez por semana —, a pessoa deve passar 24 horas sem comer alimentos sólidos, e alimentar-se somente com líquidos.
Além disso, a dieta da lua é restritiva e bastante rígida, por isso, se você pretende experimentar esse regime, não faça isso sem o acompanhamento de uma nutricionista — é sempre bom lembrar que fazer dietas sem acompanhamento de um profissional de saúde é algo arriscado, então, tome cuidado para evitar colocar a sua saúde em risco.
Dieta da lua ajuda a emagrecer?
Não existem comprovações científicas que as fases da lua contribuam diretamente para o emagrecimento, ela possui características populares na garantia de sua funcionalidade.
Além disso, a atriz Fernanda Vasconcellos por sua vez, já testou a dieta da lua e garante que funciona, em depoimento ela afirma que quando precisa secar rapidamente apela para esta dieta.
Como a dieta da lua funciona?
Para fazer a dieta da lua, você precisa estar atento ao que cada fase da lua quer dizer para a sua dieta:
Lua nova:
Acredita-se que é a fase ideal para começar a dieta da lua, uma vez que nessa fase a pessoa está mais favorável a criar novos hábitos e tem mais força mental;
Lua crescente:
Nesta fase, a pessoa está mais propensa a ter mais fome e a comer comidas gordurosas, calóricas. É necessário que a pessoa se mantenha firme;
Lua cheia:
Toda aquela fome da fase crescente fica mais forte na lua cheia, além de haver uma tendência para a retenção de líquidos.
Além disso, esta é a fase que mais exige atenção por parte de quem faz a dieta da lua, pois é a fase em que se está mais propenso a se deixar levar pelas tentações;
Lua minguante:
Depois de ter aguentado firme as duas últimas fases, a lua minguante vem para dar um alívio.
Nessa fase, a vontade de comer fica mais fraca e é mais fácil para ela perder peso.
Benefícios da dieta da lua para saúde
No entanto, esta dieta pode parecer maluca para muita gente, mas ela tem seus méritos:
- Ela tem um dia detox: Muitos médicos e nutricionistas acham que reservar um dia na semana para comer apenas alimentos naturais é bastante benéfico porque ajuda o corpo a se livrar das toxinas de forma mais rápida e eficaz;
- Resultado rápido: se você precisa perder peso para uma festa e pode ser uma boa opção;
- Contra o efeito platô: apesar das controvérsias sobre o metabolismo, se você já perdeu muito peso e agora estacionou, e ela pode mexer com seu metabolismo e obriga-lo a se reorganizar, fazendo com que você perca peso.
Quem pode fazer a dieta da lua?
- Pessoas que tenham excesso de peso.
- Pessoas que estejam em seu peso ideal, mas que desejam desintoxicar o organismo
Cardápio completo da dieta da lua:
O dia em que você começa a dieta da lua (primeiro dia da lua nova) e no primeiro dia de cada fase, você deve tomar apenas líquidos. Confira a sugestão:
Café da manhã:
- Suco ou vitamina de frutas sem açúcar. Se optar por uma vitamina de frutas, tome café sem leite. Se tomar suco, pode colocar um pouco de leite no café;
Lanche da manhã:
- 1 suco de fruta;
Almoço:
- 1 sopa batida de legumes, uma xícara de caldo de carne ou de frango;
Lanche da tarde:
- 1 iogurte desnatado sem açúcar ou um suco de fruta;
Jantar:
- As mesmas sugestões do almoço;
Ceia:
- 1 suco de fruta.
Nos outros dias não cardápio fixo. A ideia é evitar comer em excesso e evitar o consumo de doces, frituras e qualquer outro alimento rico em gordura (carnes, frios, molhos etc.).
Além disso, como a dieta da lua não estipula um limite de calorias, você pode tentar comer 1200 calorias nos dias em que você não está tomando apenas líquido.
O consumo de chá e café sem açúcar está liberado em todos os dias.
Quantos quilos posso perder com a dieta?
A dieta da lua promete a perda de até 6kg em apenas um mês, devido a mudança das fases da lua ocorrer até 4 vezes no mês, a proporção é que se perca até 1,5 kgs por semana.
Observações importantes sobre a dieta da lua
A dieta da lua é uma dieta restritiva, portanto, pode provocar problemas de saúde, além disso, pode favorecer o aparecimento do efeito sanfona.
Além disso, essa dieta não pode ser feita por longos períodos de tempo, e a alimentação à base de líquidos é arriscada e penosa.
No dia seguinte à mudança de fase da lua, é comum os adeptos sofrerem com fraqueza, tonturas e dor de cabeça. Isso acontece devido à falta de carboidratos.
No entanto, a dieta não tem comprovação científica, portanto, é sempre importante procurar orientação de um profissional de saúde qualificado antes de iniciá-la.
Lembre-se, é sempre importante manter uma alimentação saudável e equilibrada, e praticar exercícios físicos.