A dieta do gengibre que você talvez não conheça funciona, pois, o gengibre é uma planta tropical usado mais comumente para fins culinários e medicinais.
De aspecto nodoso, a raiz de gengibre tem um sabor e aroma levemente picante e doce.
Mas, para realmente entender o que é o gengibre, é necessário traçar suas origens, história e usos tradicionais.
Dessa forma, você descobrirá todos os usos interessantes e práticos dessa erva.
O gengibre é uma erva nativa da Ásia, onde tem sido usada na culinária nos últimos 4.400 anos e como fitoterapia há pelo menos 2.000 anos.
Ele originou-se especificamente no sul da China tropical e de lá se espalhou para as Ilhas das Especiarias, outras partes da Ásia, África Ocidental, Índia e Caribe.
A raiz de gengibre era um incrível artigo comercial. Exportado principalmente da Índia, foi altamente valorizada pelos romanos por suas propriedades medicinais e continuou a ser muito procurada na Europa após a queda do Império Romano.
Nos tempos medievais, o gengibre era fortemente importado para a Europa em uma forma preservada para ser usado em doces.
O Que é a Dieta do Gengibre?
A Dieta do Gengibre é uma dieta feita não somente do gengibre, mas de outros componentes que ajudam a acelerar o metabolismo e assim, ajudar na queima de calorias ajudando na perda de peso.
Vale ressaltar que o gengibre é uma excelente raiz medicinal com uma longa tradição nas artes de cura.
É ideal para reduzir a inflamação, melhorando a digestão, reduzindo o colesterol, o relaxamento geral e, claro, a queima de gordura.
Alguns usam especificamente para direcionar a gordura da barriga e ter um abdômen mais plano.
O gengibre é fácil de encontrar e existem muitas maneiras diferentes de prepará-lo para colher os benefícios desse alimento.
Dieta do Gengibre Funciona?
Se você está procurando perder peso com a Dieta do Gengibre, tenho certeza que você conseguirá ótimos resultados.
Isso porque o gengibre possui propriedades que são eficazes no aceleramento do metabolismo.
Então, respondendo sua pergunta sobre se a “Dieta do Gengibre funciona, saiba que a Dieta do Gengibre funciona mesmo. Porém, você deve sempre buscar evitar alimentos industrializados e outros que fazem você engordar.
Valor Nutricional do Gengibre
Informações nutricionais por 100 gramas de Gengibre: carboidratos, proteína, fibra, sódio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês, selênio, vitamina C, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6 e água. Agora, veja e em detalhes alguns dos benefícios do gengibre para saúde:
Benefícios do Gengibre
Auxilia na Perda de Peso:
O gengibre auxilia na perda de peso porque atua acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal. Além disso, os compostos 8-gingerol e 6-gingerol presentes nessa raiz atuam aumentando a produção de calor e suor, o que também ajuda no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso.
Previne a Retinopatia:
O gengibre e seus componentes desempenham um papel essencial no tratamento da diabetes e seus sintomas relacionados, incluindo a retinopatia.
Elimina a Dor de Dente e Mau Hálito:
O gengibre ajuda a eliminar dor de dente e mau hálito.
Tanto por sua ação antibacteriana, analgésica e anti-inflamatória, mastigando a raiz crua, preparando infusão, ou aplicando uma cataplasma desse ingrediente, aliviarão a dor de dente, assim como também é um bom remédio natural para o mau hálito.
Por isso, além de ser ótima na Dieta do Gengibre, o consumo da raiz crua pode ajudar a prevenir e tratar diversas condições que assolam o corpo.
Trata Diabetes:
O consumo regular desta raiz diminui os níveis de glicose em mais de 30% e também ajuda as pessoas com diabetes tipo II a secretar 10% mais de insulina.
Fortalece o Sistema Imunológico:
O gengibre está entre as substâncias que impulsionam o funcionamento do sistema imunológico, ativando e suprimindo células imunológicas especializadas, melhorando nosso sistema de defesa. Isso faz com que seu corpo previna gripes e resfriados.
Gengibre Hoje em Dia:
Hoje, há muitos usos para os quais o gengibre é bom.
Embora comer gengibre fresco e cru ainda seja uma das formas mais populares de consumo, o uso de gengibre em pó ou moído não é apenas preferido para aplicações culinárias, mas também para fazer suplementos de gengibre, como cápsulas de gengibre e comprimidos de gengibre.
Além disso, o gengibre pode ser encontrado preservado e cristalizado.
Enquanto muitos dos usos do gengibre são medicinais, deve-se notar que esta erva é um dos condimentos mais utilizados em todo o mundo e é frequentemente procurada apenas por seu sabor e aroma distintos, que são considerados essenciais em muitos Pratos Asiáticos.
Mas além de seus usos culinários e medicinais, certas variedades de gengibre foram cultivadas e colhidas para sua aparência, e suas flores usadas em buquês e arranjos.
Além disso, muitas pessoas costumam usar o gengibre em dietas.
A Dieta do Gengibre não é usado apenas o alimento como citamos acima, mas também outros tipos de alimentos que, juntos, podem impulsionar o metabolismo e promover a perda de peso.
Agora veja receitas da Dieta do Gengibre que podem ajudar no emagrecimento.
Receita de Limonada de Gengibre
INGREDIENTES:
MODO DE PREPARO:
- Esprema o suco dos 4 limões e junte numa jarra com a água e o gengibre;
- Deixe repousar na geladeira por, pelo menos, 30 minutos;
- Beba a limonada durante todo o dia, em substituição de 1 litro de água, por exemplo.
Chá de Limão e Gengibre Para Emagrecer
INGREDIENTES:
- 1 xícara de água (200 ml);
- 30 gramas de gengibre (pique a raiz em pedaços a largura do seu dedo);
- Suco de ½ limão;
- 1 colher de sopa de mel (20 gramas).
MODO DE PREPARO:
- O chá de gengibre é simples de fazer;
- Primeiro você deve aquecer seu copo de água em uma chaleira ou bule feito de cobre ou argila;
- Tipicamente, bules feitos de alumínio ou metal não preservam as propriedades medicinais de certas plantas, então, se possível, você deve evitar o uso desses materiais;
- Leve a água para ferver, adicione o gengibre e deixe ferver por 20 minutos;
- Uma vez feito isso, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos;
- Despeje este chá em sua caneca favorita e adicione o suco de meio limão;
- Mexa bem e adicione a colher de sopa de mel.
Quando Você Deve Beber?
Tente começar com duas xícaras por dia depois do almoço e jantar, por 15 dias. Tire uma semana de folga e comece de novo. Lembre-se sempre de manter uma dieta saudável e fazer bastante exercício.
Precauções com a Dieta do Gengibre
Embora incomum, algumas pessoas podem ter alergia ao gengibre.
Se sentir algum sintoma de alergia alimentar, como urticária, comichão ou inchaço, depois de beber chá de gengibre, interrompa imediatamente o uso e fale com o seu médico.
Além disso, o chá de gengibre tem sido associado a efeitos colaterais leves, como azia, diarreia e dor de estômago.
Se notar algum destes sintomas, diminua o consumo e consulte um médico se tiver alguma preocupação.
O que você achou da Dieta do Gengibre para emagrecer? Experimentaria utilizá-la para perder peso? Comente abaixo!