O óleo de rícino em cápsulas é uma ótima alternativa para quem deseja ter uma vida saudável. Pois é repleto de vários nutrientes que são benéficos para nosso organismo. Além disso, o óleo de rícino em cápsulas documentou propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas, antioxidantes, antifúngicas, antimicrobianas, imunológicas e analgésicas.
Isso – combinado com o fato de que você pode usar o óleo topicamente ou tomá-lo oralmente – torna extremamente versátil e um remédio perfeito para uma variedade de problemas de saúde. O óleo de rícino em cápsulas é feito a partir das sementes de uma planta perene chamada Ricinus communis.
Esta planta é nativa do Mediterrâneo, África Oriental e Índia, mas tem sido usada como planta ornamental por um longo tempo, por isso é encontrada em todo o mundo. O óleo de rícino em cápsulas é rico em ácidos graxos insaturados, incluindo os ácidos graxos ômega-6 e ômega-9. É rico em ácido ricinoleico, que é um ácido graxo hidroxilado liberado do óleo de rícino pelas lipases intestinais.
O ácido ricinoleico é um ácido graxo único que medeia a maior parte dos efeitos benéficos do óleo de rícino em cápsulas no corpo e não é encontrado em altas concentrações em muitos outros produtos naturais. O óleo também é repleto de vitamina E, minerais e proteínas. Tem sido usado na Ayurveda e na medicina popular há séculos.
Uma das melhores coisas sobre os óleo de rícino é que ele é insípido e inodoro. Por isso é um ótimo óleo de arraste, o que faz dele um ótimo complemento para os óleos essenciais. Por favor, consulte um médico antes de tentar esses remédios, uma vez que o óleo de rícino não é adequado para todos – especialmente durante a gravidez.
Benefícios do óleo de rícino em cápsulas:
1. Combate fungo:
A Candida albicans é um tipo de fungo que comumente causa problemas dentários, como crescimento excessivo de placa, infecções nas gengivas e infecções do canal radicular. O óleo de rícino em cápsulas tem propriedades antifúngicas e pode ajudar a combater Candida, mantendo a boca saudável.
Um estudo em tubo de ensaio constatou que o óleo de rícino eliminou a Candida albicans de raízes dentárias humanas contaminadas. O óleo de rícino em cápsulas também pode ajudar a tratar a estomatite relacionada à prótese, uma condição dolorosa que se acredita ser causada pelo crescimento excessivo de Candida. Este é um problema comum em pessoas idosas que usam dentaduras.
Um estudo em 30 idosos com estomatite relacionada à prótese mostrou que o tratamento com óleo de rícino em cápsulas levou a melhorias nos sinais clínicos de estomatite. Incluindo inflamação. Outro estudo descobriu que a escovação e a imersão das próteses em uma solução contendo óleo de rícino levaram a reduções significativas na Candida em idosos que usavam próteses.
2. Laxante poderoso:
Talvez um dos usos medicinais mais conhecidos para o óleo de rícino em cápsulas seja como um laxante natural. É classificado como um laxante estimulante, o que significa que aumenta o movimento dos músculos que empurram o material através dos intestinos, ajudando a limpar os intestinos.
Os laxantes estimulantes agem rapidamente e são comumente usados para aliviar a constipação temporária. Quando consumido pela boca, o óleo de rícino em cápsulas é decomposta no intestino delgado. Liberando o ácido ricinoleico, o principal ácido graxo do óleo de rícino em cápsulas. O ácido ricinoleico é então absorvido pelo intestino, estimulando um forte efeito laxante.
De fato, vários estudos mostraram que o óleo de rícino em cápsulas pode aliviar a constipação. Por exemplo, um estudo descobriu que, quando os idosos tomavam óleo de rícino em cápsulas, eles experimentavam sintomas diminuídos de constipação, incluindo menos esforço durante a defecação e menores sensações relatadas de evacuações incompletas.
Enquanto o óleo de rícino em cápsulas é considerado seguro em pequenas doses, quantidades maiores podem causar cólicas abdominais, náuseas, vômitos e diarreia. Embora possa ser usado para aliviar a constipação ocasional, o óleo de rícino em cápsulas não é recomendado como um tratamento para problemas de longo prazo.
3. Mantém seu cabelo e couro cabeludo saudáveis:
Muitas pessoas usam óleo de rícino em cápsulas como um condicionador de cabelo natural. Cabelos secos ou danificados podem se beneficiar especialmente de um hidratante intenso como o óleo de rícino em cápsulas. A aplicação regular de gorduras como o Óleo de Rícino no cabelo ajuda a lubrificar a haste capilar, aumentando a flexibilidade e diminuindo as chances de quebra.
O óleo de rícino pode beneficiar aqueles que experimentam caspa, uma condição comum do couro cabeludo caracterizada por pele seca e escamosa na cabeça. Embora existam muitas causas diferentes de caspa, ela tem sido associada à dermatite seborreica, uma condição inflamatória da pele que causa manchas escamosas vermelhas no couro cabeludo.
Devido à capacidade do óleo de rícino em cápsulas de reduzir a inflamação, pode ser um tratamento eficaz para a caspa causada por dermatite seborreica. Além disso, aplicar óleo de rícino em cápsulas no couro cabeludo ajudará a hidratar a pele seca e irritada e pode ajudar a reduzir a descamação.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
4. Efeitos anti-inflamatórios impressionantes:
O ácido ricinoleico, o principal ácido graxo encontrado no óleo de rícino, possui impressionantes propriedades anti-inflamatórias. Estudos têm demonstrado que, quando o óleo de rícino em cápsulas é aplicado topicamente, reduz a inflamação e alivia a dor. As qualidades redutoras da dor e anti-inflamatórias do óleo de rícino em cápsulas podem ser particularmente úteis para aqueles com uma doença inflamatória, como artrite reumatóide ou psoríase.
Estudos em animais e em tubos de ensaio revelaram que o ácido ricinoleico reduz a dor e o inchaço. Um estudo demonstrou que o tratamento com um gel contendo ácido ricinoleico levou a uma redução significativa na dor e inflamação quando aplicado na pele, em comparação com outros métodos de tratamento. Um componente de tubo de ensaio do mesmo estudo mostrou que o ácido ricinoleico ajudou a reduzir a inflamação causada pelas células da artrite reumatóide humana mais do que outro tratamento.
Além do potencial do óleo de rícino para reduzir a inflamação, ele pode ajudar a aliviar a pele seca e irritada nas pessoas com psoríase, graças às suas propriedades hidratantes. Embora esses resultados sejam promissores, mais estudos em humanos são necessários para determinar os efeitos do óleo de rícino em cápsulas sobre condições inflamatórias.
5. Atua como um hidratante natural:
O óleo de rícino em cápsulas é rico em ácido ricinoleico, um ácido graxo monoinsaturado. Esses tipos de gorduras atuam como umectantes e podem ser usados para hidratar a pele. Os umectantes retêm a umidade evitando a perda de água através da camada externa da pele. O óleo de rícino em cápsulas é frequentemente usado em cosméticos. Pois pode promover a hidratação e muitas vezes adicionado a produtos como loções, maquiagem e produtos de limpeza.
Você também pode usar este óleo rico por conta própria como uma alternativa natural para hidratantes e loções comprados em lojas. Muitos produtos hidratantes populares encontrados em lojas contêm ingredientes potencialmente perigosos, como conservantes, perfumes e corantes, que podem irritar a pele e prejudicar a saúde em geral. A troca desses produtos pelo óleo de rícino em cápsulas pode ajudar a reduzir sua exposição a esses aditivos.
Além disso, o óleo de rícino em cápsulas é barato e pode ser usado no rosto e no corpo. O óleo de rícino é espesso, por isso é freqüentemente misturado com outros óleos amigáveis à pele, como óleo de amêndoa, azeite e coco, para fazer um hidratante ultra-hidratante. Embora a aplicação de óleo de rícino à pele seja considerada segura para a maioria, pode causar reação alérgica em algumas pessoas.
6. Reduz acne:
A acne é uma doença da pele que pode causar cravos, espinhas cheias de pus e grandes e dolorosas protuberâncias no rosto e no corpo. É mais comum em adolescentes e adultos jovens e pode impactar negativamente a auto-estima. O óleo de rícino em cápsulas tem várias qualidades que podem ajudar a reduzir os sintomas da acne.
Acredita-se que a inflamação seja um fator no desenvolvimento e na gravidade da acne, portanto, aplicar óleo de rícino na pele pode ajudar a reduzir os sintomas relacionados à inflamação.
A acne também está associada a um desequilíbrio de certos tipos de bactérias normalmente encontradas na pele, incluindo o Staphylococcus aureus. O óleo de rícino em cápsulas tem propriedades antimicrobianas que podem ajudar a combater o super-crescimento bacteriano quando aplicado na pele.
Um estudo em tubo de ensaio constatou que o extrato de óleo de rícino apresentou considerável poder antibacteriano, inibindo o crescimento de várias bactérias. Incluindo Staphylococcus aureus. O óleo de rícino em cápsulas também é um hidratante natural, por isso pode ajudar a acalmar a pele inflamada e irritada típica das pessoas com acne.
7. Promove a cicatrização de feridas:
A aplicação de óleo de rícino em cápsulas às feridas cria um ambiente úmido que promove a cura e evita que as feridas sequem. Venelex, uma pomada popular usada em situações clínicas para tratar feridas. Contém uma mistura de óleo de rícino e bálsamo do Peru, um bálsamo derivado da árvore Myroxylon.
O óleo de rícino em cápsulas estimula o crescimento do tecido. De modo que uma barreira pode ser formada entre a ferida e o ambiente, diminuindo o risco de infecção. Também reduz o ressecamento e a cornificação, o acúmulo de células mortas da pele que podem retardar a cicatrização de feridas. Estudos descobriram que pomadas contendo óleo de rícino podem ser especialmente úteis na cicatrização de úlceras de pressão, um tipo de ferida que se desenvolve a partir de uma pressão prolongada na pele.
Um estudo analisou os efeitos cicatrizantes de uma pomada contendo óleo de rícino em cápsulas em 861 residentes de casas de repouso com úlceras por pressão. Aqueles cujas feridas foram tratadas com óleo de rícino em cápsulas apresentaram maiores taxas de cicatrização e menor tempo do que aqueles tratados com outros métodos.
Efeito colaterais:
Precauções com óleo de rícino incluem desidratação, cólicas abdominais, diarreia, tontura, náusea e possível irritação da pele. As mulheres grávidas precisam evitar o óleo de rícino uma vez que pode induzir o parto. Costumava ser aconselhado que as mulheres o ajudassem no trabalho de parto, mas as contrações podem ser intensas. Então o uso de óleo de rícino em cápsulas é controverso.
O óleo de rícino em cápsulas é um desses remédios tradicionais que parece fazer tudo, desde cuidados com os cabelos e beleza natural até acne para apoiar o sistema imunológico. Não há muita pesquisa sobre seus mecanismos exatos de ação.
Mas esperamos que nos próximos anos possamos aprender muito mais sobre como exatamente e porque funciona tão bem. Verifique se você está usando um produto de alta qualidade e sobre o uso do seu suplemento e remédios naturais que você está incorporando em sua vida.