O ventolin pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como broncodilatadores, e mais especificamente, agonistas p-adrenérgicos. Este medicamento é usado para tratar asma, bronquite crônica e outros distúrbios respiratórios. Ventolin inalado também é usado para prevenir ataques de asma causados pelo exercício. Funciona relaxando os músculos das paredes das pequenas vias aéreas nos pulmões. Isso ajuda a abrir as vias aéreas e facilitar a respiração.
Usos para ventolin:
O Ventolin é utilizado no tratamento de broncoespasmo ou sibilância em pacientes com doença obstrutiva reversível das vias aéreas, como asma. Ventolin pertence à família de medicamentos conhecidos como broncodilatadores adrenérgicos.
Os broncodilatadores adrenérgicos são medicamentos que abrem os brônquios (passagens aéreas) nos pulmões. Eles aliviam tosse, chiado, falta de ar e respiração conturbada, aumentando o fluxo de ar através dos tubos brônquicos. Este medicamento está disponível apenas com a prescrição do seu médico.
Precauções antes de usar o ventolin:
Ao decidir usar um medicamento, os riscos de tomar o medicamento devem ser pesados contra o bem que ele fará. Esta é uma decisão que você e seu médico tomarão. Para este medicamento, deve considerar-se o seguinte:
Alergias:
Informe o seu médico se alguma vez teve uma reação alérgica ou invulgar a este medicamento ou a qualquer outro medicamento. Informe também o seu profissional de saúde se tiver quaisquer outros tipos de alergias, como alimentos, corantes, conservantes ou animais. Para produtos sem receita médica, leia atentamente o rótulo ou os ingredientes da embalagem.
Pediátrico:
Estudos apropriados realizados até o momento não demonstraram problemas específicos para a pediatria que limitassem a utilidade do Ventolin em crianças de 2 anos de idade ou mais.
Geriátrico:
Não há informações disponíveis sobre a relação da idade com os efeitos do Ventolin em pacientes geriátricos. No entanto, os pacientes idosos são mais propensos a ter problemas cardíacos relacionados à idade, o que pode exigir cautela e um ajuste na dose para os pacientes que recebem Ventolin.
Gravidez:
Estudos em animais demonstraram um efeito adverso e não existem estudos adequados em mulheres grávidas OU não foram realizados estudos em animais e não existem estudos adequados em mulheres grávidas.
Amamentação:
Não há estudos adequados em mulheres para determinar o risco infantil ao usar este medicamento durante a amamentação. Pese os potenciais benefícios contra os riscos potenciais antes de tomar este medicamento durante a amamentação.
Interações do ventolin com medicamentos:
Embora alguns medicamentos não devam ser usados em conjunto, em outros casos, dois medicamentos diferentes podem ser usados em conjunto, mesmo que uma interação possa ocorrer. Nestes casos, o seu médico pode querer alterar a dose ou outras precauções podem ser necessárias.
Quando estiver a tomar este medicamento, é especialmente importante que o seu profissional de saúde saiba se está a tomar algum dos medicamentos listados abaixo. As interações seguintes foram selecionadas com base em sua significância potencial e não são necessariamente inclusivas.
O uso deste medicamento com qualquer um dos seguintes medicamentos geralmente não é recomendado, mas pode ser necessário em alguns casos. Se ambos os medicamentos forem prescritos em conjunto, o seu médico pode alterar a dose ou com que frequência utiliza um ou ambos os medicamentos.
- Amineptina;
- Amitriptilina;
- Amitriptilinóxido;
- Amoxapina;
- Atomoxetina;
- Clomipramina;
- Desipramina;
- Dibenzepina;
- Doxepina;
- Imipramina;
- Iobenguane I 123;
- Levalbuterol;
- Lofepramine;
- Melitraceno;
- Nortriptilina;
- Opipramol;
- Protriptilina;
- Tianeptine;
- Trimipramina.
A utilização deste medicamento com qualquer um dos seguintes medicamentos pode causar um aumento do risco de determinados efeitos secundários, mas o uso de ambos os medicamentos pode ser o melhor tratamento para si. Se ambos os medicamentos forem prescritos em conjunto, o seu médico pode alterar a dose ou com que frequência utiliza um ou ambos os medicamentos.
Outros problemas médicos:
A presença de outros problemas médicos pode afetar o uso deste medicamento. Certifique-se de informar o seu médico se tiver algum outro problema médico, especialmente:
- Diabetes;
- Doença cardíaca ou dos vasos sanguíneos;
- Problemas de ritmo cardíaco (por exemplo, arritmia) ;
- Hipertensão (pressão alta);
- Hipertireoidismo (tireoide hiperativa);
- Hipocalemia (baixo potássio no sangue);
- Distúrbios convulsivos – Use com cautela. Pode piorar essas condições.
Esta seção fornece informações sobre o uso adequado de vários produtos que contêm Ventolin. Pode não ser específico para Ventolin. Por favor, leia com cuidado. Utilize este medicamento apenas como indicado pelo seu médico.
Não use mais e não use mais do que o seu médico receitou. Além disso, não pare de tomar este medicamento ou qualquer medicamento para a asma sem informar o seu médico. Fazer isso pode aumentar a chance de problemas respiratórios. Engula o comprimido de libertação prolongada com água ou líquidos.
Não quebre, esmague ou mastigue o tablete. Meça o líquido oral com uma colher de medição marcada, seringa oral ou copo de medicamento. A colher de chá doméstica média não pode conter a quantidade certa de líquido.
Dosagem do ventolin:
A dose deste medicamento será diferente para diferentes pacientes. Siga as ordens do seu médico ou as instruções no rótulo. A informação que se segue inclui apenas as doses médias deste medicamento. Se a sua dose é diferente, não a altere, a menos que o seu médico lhe diga para o fazer.
A quantidade de medicamento que você toma depende da força do medicamento. Além disso, o número de doses que você toma por dia, o tempo permitido entre as doses e o tempo que você toma o medicamento dependem do problema médico para o qual você está usando o medicamento.
O que fazer se perder uma dose de ventolin:
Se falhar uma dose deste medicamento, tome-o o mais rapidamente possível. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose e retorne ao seu esquema posológico regular. Não faça doses duplas.
Armazenamento do ventolin:
Guarde o medicamento em um recipiente fechado à temperatura ambiente, longe do calor, umidade e luz direta. Evite congelar. Mantenha fora do alcance das crianças. Não mantenha medicamentos ou remédios desatualizados que não sejam mais necessários. Pergunte ao seu profissional de saúde como deve eliminar qualquer medicamento que não utilize.
Precauções ao usar ventolin:
É muito importante que o seu médico verifique o seu progresso ou o progresso do seu filho em visitas regulares . Isso permitirá que seu médico veja se o medicamento está funcionando corretamente e verifique se há algum efeito indesejado.
Este medicamento pode causar broncospasmo paradoxal, o que significa que a sua respiração ou chiado irá piorar. O broncoespasmo paradoxal pode ser fatal. Verifique com seu médico imediatamente se você ou seu filho tiver tosse, dificuldade para respirar, falta de ar ou chiado após o uso deste medicamento.
Você ou seu filho também podem estar tomando um medicamento anti-inflamatório, como um esteróide, junto com este medicamento. Não pare de tomar o medicamento anti-inflamatório, mesmo que a sua asma pareça melhor, a menos que lhe seja dito pelo seu médico.
Ventolin pode causar reações alérgicas. Pare de usar o medicamento e consulte imediatamente o seu médico se você ou o seu filho desenvolverem erupções cutâneas, urticária, comichão, inchaço ou qualquer tipo de reação alérgica após tomar este medicamento.
Hipocalemia (baixo potássio no sangue) pode ocorrer enquanto você estiver usando este medicamento. Verifique com seu médico imediatamente se você ou seu filho apresentar mais de um dos seguintes sintomas: convulsões; urina diminuída; boca seca; aumento da sede; arritmia cardíaca; perda de apetite; mudança de humor; dor muscular ou cãibras; náusea ou vômito; dormência ou formigamento nas mãos, pés ou lábios; falta de ar; ou cansaço ou fraqueza incomuns.
Não tome outros medicamentos, a menos que tenham sido discutidos com o seu médico. Isso inclui medicamentos prescritos ou vendidos sem receita médica (over-the-counter [OTC]) para controle do apetite, asma, resfriados, tosse, febre do feno ou problemas de sinusite e suplementos de ervas ou vitaminas.
Efeitos colaterais de ventolin:
Juntamente com os efeitos necessários, um medicamento pode causar alguns efeitos indesejáveis. Embora nem todos esses efeitos colaterais possam ocorrer, se ocorrerem, podem precisar de atenção médica. Verifique com o seu médico imediatamente se ocorrer algum dos seguintes efeitos secundários:
Mais comum:
Tremor nas pernas, braços, mãos ou pés;
tremor ou tremor das mãos ou pés.
Menos comum:
Batimento cardíaco acelerado, irregular, acelerado ou acelerado.
Raro:
- Tosse;
- dificuldade ao respirar;
- dificuldade em engolir;
- colmeias ou vergões;
- rouquidão;
- grande inchaço no rosto, pálpebras, lábios, língua, garganta, mãos, pernas, pés ou órgãos sexuais;
- respiração ruidosa;
- vermelhidão da pele;
- falta de ar;
- erupção cutânea;
- respiração lenta ou irregular;
- inchaço da boca ou garganta;
- aperto no peito;
- chiado.
Incidência desconhecida:
- Agitação;
- Ansiedade;
- braço, costas ou dor no maxilar;
- visão embaçada;
- dor no peito ou desconforto;
- confusão;
- convulsões;
- batimentos cardíacos extras;
- desmaio;
- alucinações;
- dor de cabeça;
- irritabilidade;
- tontura;
- humor ou alterações mentais;
- dor muscular ou cãibras;
- espasmo muscular ou repuxa de todas as extremidades;
- nervosismo;
- pesadelos;
- batendo nos ouvidos;
- inquietação;
- perda súbita de consciência;
- suando;
- sacudidela total do corpo;
- sensação incomum de excitação;
- vômito.
Alguns efeitos colaterais podem ocorrer que geralmente não necessitam de atenção médica. Estes efeitos secundários podem desaparecer durante o tratamento, à medida que o seu corpo se adapta ao medicamento. Além disso, o seu profissional de saúde pode informá-lo sobre formas de prevenir ou reduzir alguns destes efeitos secundários. Verifique com o seu profissional de saúde se algum dos seguintes efeitos secundários continua ou é incômodo ou se você tem alguma dúvida sobre eles:
Menos comum:
- Tontura;
- sensação de calor;
- irritabilidade;
- náusea;
- vermelhidão do rosto, pescoço, braços e, ocasionalmente, parte superior do ;tórax;
- insônia;
- dificuldade em segurar ou liberar urina;
- dificuldade para dormir;
- incapaz de dormir;
- Raro;
- Sonolência;
- sonolência incomum;
- Incidência desconhecida.
Outros efeitos colaterais não listados também podem ocorrer em alguns pacientes. Se notar algum outro efeito, consulte o seu profissional de saúde.
Outras informações do medicamento ventolin:
Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.