Os alimentos para evitar se tiver refluxo são muitos, pois, azia pode ocorrer quando você ingere certos alimentos irritantes para quem tem refluxo. Para evitar Azia, você precisará fazer algumas alterações em sua dieta. Embora possa ser uma pena evitar alguns alimentos que você ama, é mais fácil adaptar o que você come do que gastar sua vida tomando remédios.
Hoje, compartilharemos uma lista com você de alimentos que você definitivamente deve evitar.
Por que o refluxo ácido ocorre?
Antes de explicarmos que alimentos para evitar se tiver refluxo ácido, é preciso entender por que isso ocorre em primeiro lugar. Assim que você come algo, os ácidos digestivos do corpo começam a funcionar.
São produzidas enzimas que melhoram sua digestão e absorção de nutrientes. Este é um passo essencial para que os nutrientes do que você come realmente atinjam os órgãos que precisam usá-los.
Os ácidos digestivos normalmente ficam em seu estômago e não alcançam outras partes do corpo. Certos alimentos fazem com que eles viajem para o esôfago, causando queimação e dor.
Alimentos para evitar se tiver refluxo:
1. Alimentos apimentados:
A primeira categoria de alimentos para evitar se tiver refluxo são alimentos condimentados. Eles estimulam a produção de ácido e refluxo. Se você não for cuidadoso e deixar essa situação continuar, você pode desenvolver Gastrite crônica. Se você está acostumado a consumir grandes quantidades de alimentos condimentados regularmente, tente fazer algumas mudanças graduais em sua dieta.
Lembre-se que você pode usar outras especiarias e ervas para dar sabor à sua comida.
2. Café:
Um pouco de má notícia para os amantes do café é que este é um dos alimentos que você deve evitar se você sofre de refluxo ácido. Embora forneça vários benefícios agradáveis, também pode causar problemas se você beber muito dele.
O problema é a cafeína, um composto que estimula o refluxo e aumenta a produção de ácido no estômago. Sugerimos fazer uma alteração no Chá Verde ou em outros chás.
3. Bebidas alcoólicas:
Bebidas alcoólicas relaxam os esfíncteres superior e inferior do esôfago, permitindo que os ácidos estomacais escapem e levem ao refluxo. Tente não misturar bebidas alcoólicas, especialmente cerveja e vinho tinto, com as suas refeições, pois elas aumentam consideravelmente o risco de refluxo ácido. Você deve idealmente reduzir seu consumo de álcool para uma cerveja ou um copo de vinho por dia, no máximo.
4. Chocolate:
O chocolate é um dos alimentos para evitar se tiver refluxo. Além disso, uma pequena quantidade de chocolate por dia pode fornecer ao seu corpo os antioxidantes, vitaminas e minerais para melhorar sua saúde e humor, se você ainda não sofre de refluxo ácido. Infelizmente, no entanto, o chocolate é outro alimento que você deve evitar se você tiver refluxo ácido porque relaxa o esfíncter esofágico inferior.
Altas concentrações de gorduras, cafeína e teobromina estimulam a produção de ácidos estomacais.
5. Alimentos gordurosos:
Seu corpo precisa de gorduras porque elas causam a síntese de hormônios e fornecem energia. Produtos como manteiga, maionese e muito mais são alimentos que você deve evitar se sofrer de refluxo ácido, no entanto. Eles irritam a mucosa gástrica e afetam o funcionamento adequado do esôfago.
Tudo isso leva a níveis mais altos de ácido que são agravados pela pressão adicional no estômago quando a digestão diminui. Isso faz com que a comida permaneça no corpo por mais tempo do que deveria.
Lembre-se que as melhores gorduras que você pode escolher são óleos vegetais (coco, azeitona, semente de girassol, etc.).
Se você quiser maionese, tente fazer em casa para controlar a qualidade e a quantidade dos ingredientes.
Experimente diferentes óleos para substituir a manteiga. Você descobrirá que ainda pode ter excelentes sabores ao usar óleos menos comuns, como coco ou óleo de gergelim.
6. Alimentos cítricos:
Alimentos cítricos também são alimentos para evitar se tiver refluxo, pois reduzem o pH do estômago, o que estimula o refluxo ácido. Em vez disso, tente frutas mais alcalinas, como Maçãs e Peras. Se você quiser consumir Suco de Laranja para obter os benefícios nutricionais, tente fazê-lo depois de uma boa refeição para reduzir os efeitos do ácido.
Você também pode combinar frutas cítricas com vegetais para reduzir seus efeitos.
7. Produtos lácteos:
Leite e produtos lácteos contêm muita gordura e cálcio. Isso resulta em processos digestivos mais complexos do que as alternativas baseadas em plantas.
Isso não significa que você tenha que parar de comê-las completamente, mas deve identificar a melhor hora para fazê-lo. Isso geralmente é no início da manhã, para dar tempo ao seu corpo para quebrar os nutrientes e absorvê-los. Se você consumir laticínios à noite, por outro lado, você pode experimentar refluxo ácido enquanto você dorme.