A rúcula é um alimento de baixa valor caloria. Ela é um brassicaceae da mesma família da folhas da mostarda, rabanete, couve-flor e da couve. a rúcula é uma ótima alternativa assim como a alface, pois oferece uma maior densidade de nutrientes com as mesmas calorias.
Benefícios:
1. Previne o câncer:
A rúcula é um vegetal crucíferos. Os vegetais crucíferos são associados com um alimento que reduz os riscos de câncer, pois é rica em antioxidantes valiosos, considerados essenciais na prevenção da atividade de radicais livres no corpo.
Estudos mostram que a vitamina A e os flavonoides presente na rúcula podem ajudar a proteger o corpo contra o câncer de pele, câncer de pulmão e câncer bucal. A rúcula é também uma rica fonte em fitoquímicos como o sulforafano, que possui excelentes efeitos quimioprotectores e ajuda a combater substâncias cancerígenas.
2. É rica em antioxidantes:
A Rúcula é rica em antioxidantes como a vitamina C, vitamina K e a vitamina A. Além de combater a atividade dos radicais livres, estas vitaminas oferecem grande suporte ao sistema imunológico.
3. É rica em vitamina C:
A vitamina C é conhecida como um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir o câncer, estimula o sistema imunológico e combate o resfriado.
4. É rica em vitamina A:
A Vitamina A é um poderoso antioxidante, aumenta a imunidade e é ótimo para os olhos, pele, ossos e dentes.
5. É rica em vitamina K:
Três xícaras de Rúcula fornece mais de 100% de sua vitamina diária. A Vitamina K é conhecida por promover a função do cérebro e osso enquanto age como um antioxidante e anti-inflamatório.
6. Melhora a saúde dos olhos:
A rúcula é uma boa fonte de carotenoides, pigmentos de gordura-solúvel que são conhecidos para ajudar a prevenir a degeneração macular. A vitamina C presente na rúcula pode ajudar na prevenção da catarata.
7. É rica em minerais:
A rúcula também é uma boa fonte de Cálcio, Ferro, Potássio, Manganês e fósforo, todos os minerais essenciais que oferecem seus originais benefícios para saúde.
8. É baixo em oxalato:
O oxalatos inibem a absorção de minerais no organismo. Outras verduras saudáveis, tais como Espinafre, têm altos níveis de oxalato. No entanto, a Rúcula parece oferecer níveis relativamente baixos de oxalato, tornando-se uma alternativa mais saudável para as pessoas que buscam alimentos ricos em cálcio e outros minerais essenciais.
9. Fortalece os ossos:
Os baixos níveis de oxalatos, combinadas com uma grande variedade de vitaminas e minerais encontrados na rúcula, torná-lo grande para a saúde óssea. Um estudo sobre a vitamina K descobriram que o consumo diário de vitamina levou à diminuição dos riscos de fraturas ósseas. O cálcio, potássio, magnésio, manganês e vitamina C são considerados bons contribuintes para a saúde do osso positivo.
10. Ajuda na perda de peso:
Apesar da rúcula não ter capacidade comprovada para ajudar na perda de peso por si só, ela tem um baixo teor calórico, e é rica em nutrientes, portanto, uma grande adição a qualquer dieta sera saudável.