Início » Biblioteca de nutrientes » Tocoferol: o que é? para que serve? funções e 10 benefícios

Tocoferol: o que é? para que serve? funções e 10 benefícios

Tocoferol

O Tocoferol ou vitamina E é uma vitamina que se dissolve na gordura . É encontrada em muitos alimentos, incluindo óleos vegetais, cereais, carnes, aves, ovos e frutas.

O Tocoferol ou vitamina E é uma vitamina importante necessária para o bom funcionamento de muitos órgãos do corpo. Também é um antioxidante. A vitamina E que ocorre naturalmente nos alimentos (RRR-alfa-tocoferol) é diferente da vitamina E produzida pelo homem que está nos suplementos (all-rac-alfa-tocoferol).

O Tocoferol é utilizada no tratamento da deficiência de vitamina E, que é rara, mas pode ocorrer em pessoas com certas doenças genéticas e em bebés prematuros de muito baixo peso. O Tocoferol ou vitamina também é usada para muitas outras condições, mas não há boas evidências científicas para apoiar muitos desses outros usos.

O que é tocoferol?

Tocoferol
Tocoferol

O tocoferol ou vitamina E é uma vitamina lipossolúvel com diversas formas, mas o alfa-tocoferol é o único utilizado pelo corpo humano.

Sua principal função é atuar como antioxidante, eliminando elétrons soltos – os chamados “radicais livres” – que podem danificar as células.

Também melhora a função imunológica e evita a formação de coágulos nas artérias do coração. As vitaminas antioxidantes, incluindo a vitamina E, chamaram a atenção do público na década de 1980, quando os cientistas começaram a compreender que os danos dos radicais livres estavam envolvidos nos estágios iniciais da aterosclerose que obstrui as artérias e também poderiam contribuir para o câncer, a perda de visão e uma série de outras doenças. condições crônicas.

O tocoferol ou vitamina E tem a capacidade de proteger as células dos danos dos radicais livres, bem como reduzir a produção de radicais livres em determinadas situações. No entanto, resultados conflitantes de estudos diminuíram parte da promessa do uso de altas doses de vitamina E para prevenir doenças crônicas.

Na natureza, a vitamina E vem na forma de tocoferil ou tocotrienol. Tanto o tocoferil como o tocotrienol têm quatro formas, conhecidas como alfa, beta, gama e delta.

O alfa-tocoferil (AT) é a forma mais ativa de vitamina E em humanos.

Alimentos ricos em tocoferol

A seguir veja a listas dos alimentos ricos em tocoferol. além disso, O tocoferol ou vitamina E é encontrada em óleos vegetais, nozes , sementes, frutas e vegetais .

  • Óleo de gérmen de trigo
  • Óleo de girassol, cártamo e soja
  • Sementes de girassol
  • Amêndoas
  • Amendoim, manteiga de amendoim
  • Folhas de beterraba, couve, espinafre
  • Abóbora
  • pimentão vermelho
  • Espargos
  • Mangas
  • Abacates

Benefícios do tocoferol

Benefícios do tocoferol
Benefícios do tocoferol

A seguir veja os principais benefícios do tocoferol para saúde.

1. Reduz de câncer

O tocoferol ajuda a reduzir o risco de câncer ao combater os danos dos radicais livres. Alguns estudos também sugerem que esta forma de vitamina E pode retardar o crescimento das células cancerígenas. Um estudo de 2013 descobriu que os tocotrienóis podem promover a morte de células de câncer de mama em laboratório.

A pesquisa também descobriu que os tocotrienóis desempenham um papel no combate aos cânceres de fígado, cólon, próstata, pulmão, estômago, pele e pâncreas. Alguns estudos sugerem que os tocotrienóis gama e delta podem ser mais eficazes no combate ao câncer do que os tocotrienóis alfa e beta.

2. Preveni a osteoporose

O tocoferol ajuda a prevenir e reduzir a perda óssea relacionada à osteoporose de várias maneiras. O uso de nicotina pode causar osteoporose, mas pesquisas descobriram que o tocotrienol reduz o risco. Estudos em ratos descobriram que o tocotrienol pode retardar o curso da perda óssea relacionada aos radicais livres.

Pessoas que já têm osteoporose também podem se beneficiar do tocotrienol. O tocotrienol pode apoiar o crescimento ósseo, ajudando o corpo a substituir o osso perdido devido à osteoporose.

3. Melhor a saúde gastrointestinal

Isto pode reduzir a acidez e prevenir o desenvolvimento de lesões dolorosas. O tocoferol foi especialmente eficaz no combate aos efeitos do estresse no sistema gastrointestinal. Em um estudo com ratos que comparou o tocotrienol ao tocoferol, o tocotrienol sozinho interrompeu as alterações hormonais e de acidez relacionadas ao estresse.

4. Saúde do cabelo e da pele

Alguns fabricantes de produtos cosméticos e de cuidados com a pele incluem tocoferol e tocotrienol em seus produtos de vitamina E. Como o tocoferol é um antioxidante, pode ajudar a reverter ou retardar os danos à pele causados pelos radicais livres.

Isso, em teoria, poderia prevenir rugas e ajudar a pele a parecer mais jovem. Alguns estudos sugerem que a aplicação de tocotrienol na pele pode ajudar, mas as melhorias são modestas e são necessárias mais pesquisas.

5. Saúde do coração

Os tocoferol pode reduzir ou reverter a inflamação e os danos dos radicais livres que prejudicam a saúde do coração. Os tocoferol também podem reduzir o poder de outros fatores de risco para a saúde cardiovascular, incluindo o impacto do colesterol elevado na saúde do coração.

6. Protege o cérebro

Algumas condições de saúde cerebral, incluindo demência, Alzheimer e outras formas de declínio cerebral, estão associadas a danos causados pelos radicais livres.

Os tocoferol podem combater um fator inflamatório específico relacionado a problemas de saúde cerebral.

Um estudo de 2014 reconfirmou que a atividade antioxidante do tocotrienol e do tocoferol fornece proteção contra lesões dos radicais livres nas células cerebrais.

Algumas pesquisas também sugerem que os tocotrienóis podem ajudar a combater a doença de Parkinson ou retardar o curso da doença.

7. Ajuda para olhos saudáveis

O Tocoferol ou vitamina E tem um efeito protetor nas células dos olhos. E obter quantidade suficiente desse nutriente pode diminuir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e catarata .

Assim como o resto do corpo, os olhos precisam de uma variedade de vitaminas e nutrientes para funcionar da melhor forma. além disso, Se você tem deficiência de vitamina E, pode ter um risco maior de certas doenças oculares.

A maioria das pessoas consegue obter Tocoferol suficiente através dos alimentos que ingere. Mas se você tem DMRI, seu oftalmologista pode recomendar vitaminas para a saúde ocular , que geralmente incluem vitamina E e vários outros nutrientes.

8. Fortalece o sistema imunológico

Todos precisamos de um sistema imunológico saudável para combater doenças, desde resfriados e gripes até câncer. O Tocoferol ou vitamina E desempenha um papel vital na saúde imunológica.

Estudos mostraram que a Tocoferol é encontrada em grandes quantidades em certas células do sistema imunológico. portanto, E uma deficiência desta vitamina impede que o sistema imunológico faça bem o seu trabalho.

Felizmente, a deficiência é rara. Portanto, você provavelmente não precisará de um suplemento, a menos que seu provedor recomende um. Pessoas que apresentam condições que interferem na absorção de gordura às vezes podem ter deficiência de vitamina E.

vale lembrar, Converse com seu médico sobre um suplemento se você tiver uma condição que afete seus intestinos, como doença celíaca , doença de Crohn ou colite ulcerativa .”

9. Reduz o risco de coágulos sanguíneos

O Tocoferol ou vitamina E pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos que podem causar ataques cardíacos . Mas não comece a tomar Tocoferol no lugar de anticoagulantes ou outros medicamentos.

Obtenha Tocoferol através de alimentos saudáveis ​​para o coração para diminuir o risco de problemas cardíacos. E consulte seu médico regularmente para discutir o risco de doença cardíaca.”

10. Reduz a inflamação do fígado

Existem fortes evidências que apoiam o Tocoferol ou vitamina E para a doença hepática gordurosa não alcoólica, uma condição que causa inflamação e acúmulo excessivo de gordura no fígado. além disso, Em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica, a suplementação de Tocoferol mostrou alguma diminuição na inflamação do fígado com base em exames de sangue e biópsias.

Uma revisão recente descobriu que a suplementação de Tocoferol reduziu os níveis de enzimas hepáticas (o que pode ser uma indicação de doença hepática) e melhorou as alterações teciduais relacionadas à doença hepática gordurosa não alcoólica.

Outro estudo mostrou que o aumento da ingestão de Tocoferol pode estar associado a um risco reduzido de desenvolver doença hepática gordurosa não alcoólica em pessoas com diabetes ou que vivem com obesidade.

Quantidades recomendadas de Tocoferol

A Dose Dietética Recomendada (RDA) de Tocoferol para homens e mulheres , veja abaixo:

dose diaria de Tocoferol
dose diaria de Tocoferol

Sinais de deficiência de Tocoferol

A deficiência de Tocoferol é incomum e normalmente o resultado de uma condição subjacente. Alguns bebês prematuros também apresentam níveis baixos.

O corpo precisa de Tocoferol para funcionar, o que a torna uma vitamina essencial. É solúvel em gordura, o que significa que requer gordura da dieta para ser adequadamente absorvida. A Tocoferol é armazenada principalmente no fígado antes de ser liberada na corrente sanguínea para uso.

O Tocoferol ocorre em oito formas químicas. Com um exame de sangue, o médico pode saber quanto de uma forma, alfa-tocoferol, uma pessoa possui. Usando essas informações, eles podem determinar se o nível geral de Tocoferol de uma pessoa.

Um nível normal geralmente está na faixa de 5,5 a 17 miligramas por litro (mg/L). A faixa normal pode ser diferente para bebês prematuros e crianças menores de 17 anos. A faixa normal também pode variar ligeiramente entre os laboratórios.

Quando um adulto tem menos de 4 mg/L de Tocoferol no sangue, geralmente necessita de suplementação.

A seguir veja os principais sinais de deficiência de Tocoferol no organismo.

1. Fraqueza muscular

O Tocoferol ou vitamina E é essencial para o sistema nervoso central. Está entre os principais antioxidantes do corpo, e uma deficiência resulta em estresse oxidativo, que pode levar à fraqueza muscular.

2. Dificuldades de coordenação e locomoção

Uma deficiência pode causar a quebra de certos neurônios, chamados de neurônios de Purkinje, prejudicando sua capacidade de transmitir sinais.

3. Dormência e formigamento

Danos às fibras nervosas podem impedir que os nervos transmitam sinais corretamente, resultando nessas sensações, também chamadas de neuropatia periférica.

4. Deterioração da visão

A deficiência de Tocoferol ou vitamina E pode enfraquecer os receptores de luz na retina e em outras células do olho. Isso pode levar à perda de visão ao longo do tempo.

5. Problemas do sistema imunológico

Algumas pesquisas sugerem que a deficiência de Tocoferol ou vitamina E pode inibir as células imunológicas. Os adultos mais velhos podem estar particularmente em risco. além disso, A Fraqueza muscular e dificuldades de coordenação são sintomas neurológicos que indicam danos ao sistema nervoso central e periférico.

6. Anemia hemolítica

A deficiência de Tocoferol pode causar uma forma de anemia na qual os glóbulos vermelhos se rompem ( anemia hemolítica ). Bebês prematuros com deficiência de vitamina E correm risco de desenvolver esse distúrbio grave.

7. Prejudica a saúde da pele

O Tocoferol é um nutriente essencial para a pele, pois:

  • Inibe a peroxidação lipídica
  • Combate o fotoenvelhecimento e os danos UV
  • Reduz a inflamação

Em ratos, a deficiência de Tocoferol leva a danos oxidativos da pele, comprometimento da estrutura do colágeno e úlceras cutâneas.

Outros sinais de deficiência de Tocoferol

  • Retinopatia (danos à retina dos olhos que podem prejudicar a visão),
  • Neuropatia periférica (danos aos nervos periféricos, geralmente nas mãos ou pés, causando fraqueza ou dor),
  • Ataxia (perda de controle dos movimentos corporais),
  • Diminuição da função imunológica.

Causas da deficiência de Tocoferol

Distúrbios genéticos e absorção prejudicada de gordura são as principais causas da deficiência de Tocoferol nos países desenvolvidos, enquanto a maioria dos casos em regiões pobres do mundo ocorre devido à nutrição inadequada.

1. Metabolismo de gordura prejudicado

As gorduras transportam Tocoferol nos alimentos, permitem a sua absorção e entregam-na aos nossos tecidos. Qualquer condição que prejudique a absorção de gordura – ou a produção de lipoproteínas que transportam a vitamina E pela corrente sanguínea – pode causar deficiência de Tocoferol; estes incluem:

  • Fibrose cística,
  • Síndrome do intestino curto,
  • Doença celíaca,
  • Abetalipoproteinemia (uma doença hereditária rara),
  • Doença de Crohn.

O fígado produz ácidos biliares , que permitem a absorção de gorduras. Os seguintes distúrbios podem causar deficiência de Tocoferol ao comprometer a função hepática e o fluxo biliar para os intestinos:

  • Colangite biliar primária (destruição do ducto biliar)
  • Colestase (fluxo biliar reduzido ou bloqueado)
  • Doença hepática gordurosa não alcoólica

2. Genética

Seu fígado envia alfa-tocoferol para outros tecidos usando uma proteína de transporte chamada α-TTP. Defeitos no gene TTPA (que codifica α-TTP) causam grave deficiência de vitaminas com níveis sanguíneos até 100 vezes inferiores ao normal.

A síndrome que resulta dessa mutação é chamada de ataxia com deficiência de Tocoferol (AVED). Manifesta-se no final da infância, entre 5 e 15 anos de idade.

A suplementação com altas doses de Tocoferol desde a primeira infância é essencial para prevenir danos permanentes aos nervos.

3. Desnutrição

A ingestão inadequada de alimentos ou desnutrição é a principal causa da deficiência de Tocoferol nos países em desenvolvimento. Em crianças gravemente desnutridas, a falta desse nutriente pode ter efeitos prejudiciais à saúde.

Além do teor de Tocoferol, as dietas pobres em gordura, proteínas e calorias aumentam o risco de deficiência devido à desnutrição geral.

Para garantir a segurança, é uma boa ideia estar atento à sua dieta e às fontes alimentares de Tocoferol, que é essencial para a imunidade.

Algumas estimativas baseadas em pesquisas sugerem que mais de 70% da população dos brasil não recebe quantidades adequadas de Tocoferol na dieta.

4. Baixa ingestão de vitamina C

As vitaminas C e Tocoferol trabalham juntas para proteger as células contra danos oxidativos. A vitamina C regenera a forma antioxidante do alfa-tocoferol, que pode eliminar os radicais livres.

A baixa ingestão de vitamina C pode, portanto, aumentar o risco de deficiência de Tocoferol, especialmente em fumantes e outras pessoas expostas a níveis mais elevados de estresse oxidativo.

5. Obesidade

Crianças e adultos obesos geralmente apresentam níveis elevados de lipídios e Tocoferol normal no sangue. Os lipídios se ligam à Tocoferol, diminuindo a proporção de alfa-tocoferol em relação ao colesterol.

Em outras palavras, o colesterol e os lipídios elevados mantêm a Tocoferol “presa” na corrente sanguínea , de modo que pessoas obesas não conseguem utilizá-la bem. Isso pode apontar para deficiência, mesmo com vitamina E na faixa normal.

Além disso, as pessoas obesas sofrem frequentemente de inflamação e stress oxidativo, o que aumenta a sua necessidade de Tocoferol.

6. Fumar

Fumar desencadeia uma tempestade de radicais livres nos pulmões e em todo o corpo, aumentando drasticamente a demanda por antioxidantes e esgotando a Tocoferol.

Estudos confirmaram que os fumantes, especialmente as mulheres, apresentam níveis sanguíneos significativamente mais baixos de alfa-tocoferol.

Como corrigir a deficiência de Tocoferol

Se você suspeitar de deficiência do Tocoferol ou vitamina E, consulte seu médico. Você pode ou não precisar de suplementos para aumentar seus níveis de Tocoferol. Mesmo que sejam necessários suplementos, é melhor focar em uma dieta saudável que inclua muitos alimentos ricos em vitamina E.

1. Dieta

Você pode encontrar Tocoferol em uma ampla variedade de alimentos. Esses incluem:

  • nozes e sementes, como amêndoas, sementes de girassol, amendoim e manteiga de amendoim
  • grãos inteiros
  • óleos de base vegetal, especialmente azeite e girassol
  • vegetais folhosos
  • cereais fortificados
  • kiwi
  • manga

Suplementação

Embora tomar suplementos seja uma forma popular de adicionar vitaminas e minerais à sua dieta, você deve ter cuidado ao tomar Tocoferol na forma de suplemento.

Mesmo que você compre um suplemento de uma marca confiável, há uma chance de que ele interfira com outros medicamentos que você está tomando.

Alguns dos medicamentos que podem ser afetados incluem:

  • anticoagulantes
  • antiplaquetários
  • sinvastatina
  • niacina
  • drogas quimioterápicas
  • medicamentos para radioterapia

Malefícios do tocoferol

Recomenda-se falar com um profissional de saúde antes de usar suplementos de tocoferol.

Os estudos não revelaram quaisquer efeitos colaterais graves e consistentes associados ao uso desse composto.

Tal como acontece com muitos outros suplementos, o principal risco é ficar muito.

As pessoas devem conversar com um médico sobre a dose correta e não exceder a dose diária recomendada listada no pacote de suplementos do tocoferol.

Pessoas com histórico de alergias, especialmente alergias alimentares.

Podem querer começar com um suplemento de baixa dose e aumentar a dose lentamente se não apresentarem nenhum efeito colateral.

No entanto, vale a pena notar que esses suplementos não são monitorados.

Por isso é importante escolher marcas que sejam confiáveis ​​quanto à pureza e qualidade.

Você deve falar com um médico antes de usar quaisquer suplementos de tocoferol, para garantir que eles são seguros para você usar.

Bibliografia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4333972/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23510475/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2956867/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK519051/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK1241/

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.