Ácido Láurico: o que é? emagrece? benefícios, para que serve. além disso, O Ácido Láurico é um tipo particular de ácido graxo encontrado em alimentos com gordura saturada. A única fonte melhor de Ácido Láurico é o coco, e de fato muitos dos benefícios do óleo de coco que foram bem estabelecidos em ambientes de pesquisa se devem à presença do Ácido Láurico.
Como um ácido graxo de cadeia média (MLFA), também chamado de triglicerídeo de cadeia média (MCT), o Ácido Láurico faz parte da classe de compostos orgânicos conhecidos como lipídios.
Lipídios são outro nome para gorduras, os macronutrientes que são vitais para a saúde humana para a construção de membranas celulares e impedindo o corpo de entrar em um estado de “fome”. Todas as gorduras e óleos são compostos de cadeias de pequenos compostos chamados ácidos graxos, e sua estrutura química determina se eles são considerados saturados ou insaturados.
O corpo humano precisa de gorduras saturadas e insaturadas; na verdade, não podemos existir sem eles. Os ácidos gordos são incorporados em todas as nossas membranas celulares, amortecem e suportam os nossos órgãos, são utilizados para a produção de hormonas e são até uma valiosa fonte de energia.
Os alimentos que contêm gorduras também nos ajudam a absorver nutrientes lipossolúveis que são cruciais para a saúde em geral, e alguns ajudam a combater infecções virais e bacterianas também.
Embora muitas pessoas ainda temam comer fontes de gorduras saturadas como coco ou manteiga, esses alimentos fornecem inúmeros benefícios, além de ácidos graxos especiais, como Ácido Láurico – como vitamina A, vitamina D e vitamina E, além de potássio e magnésio.
O que é o ácido láurico?
O Ácido Láurico, também conhecido como ácido dodecanóico, é um ácido graxo saturado e principal componente dos lipídios presentes no coco (assim como em seus derivados: o leite de côco, o óleo de coco etc). Mas, também pode ser encontrado em outras fontes de lipídios de cadeia média, como o óleo de palma.
Além destas fontes as quais consumimos após a vida adulta, ele também pode ser encontrado em quantidades expressivas no leite materno. Ele é formado por 12 moléculas de carbono, 24 moléculas de hidrogênio e duas moléculas de oxigênio. Sua fórmula estrutural é CH3(CH2)10COOH.
Como o ácido láurico funciona?
O Ácido Láurico é mais conhecido por suas propriedades antimicrobianas, já que é o precursor da monolaurina, um agente antimicrobiano mais poderoso que é capaz de combater vírus e infecções bacterianas.
Quando o Ácido Láurico é digerido, certas enzimas dentro do trato digestivo formam o tipo valioso de monoglicerídeos chamado monolaurina. Embora o próprio Ácido Láurico tenha habilidades de combate à doença, a monolaurina do Ácido Láurico é ainda mais capaz de inibir o crescimento de agentes patogênicos devido a fortes propriedades antimicrobianas e antibacterianas.
Por esta razão, durante séculos, os alimentos que contêm Ácido Láurico como o coco foram utilizados para o tratamento de infecções virais, incluindo influenza (gripe), infecções fúngicas, resfriado comum, febre, feridas e herpes genital.
Como funciona o ácido láurico no corpo?
O ácido láurico é mais conhecido por suas propriedades antimicrobianas, pois é o precursor da monolaurina, um agente antimicrobiano mais poderoso , capaz de combater vírus e infecções bacterianas. Quando o ácido láurico é digerido, certas enzimas do trato digestivo formam um tipo valioso de monoglicerídeo chamado monolaurina.
Embora o próprio ácido láurico tenha capacidade de combater doenças, a monolaurina do ácido láurico é ainda mais capaz de inibir o crescimento de patógenos devido a ter fortes propriedades antimicrobianas e antibacterianas. Por esta razão, durante séculos, alimentos que contêm ácido láurico, como o coco, têm sido utilizados no tratamento de infecções virais , incluindo gripe (gripe), infecções fúngicas, resfriado comum, febre, herpes labial e herpes genital.
Alimentos ricos em ácido láurico
O ácido láurico é encontrado principalmente em alimentos naturais que contêm gordura saturada, como coco e óleo de palma. Cerca de 50% da gordura dos cocos – ou mais precisamente, algo entre 44% e 53% – é ácido láurico. Isso faz do coco a melhor fonte de ácido láurico que existe.
O óleo de palma rico em benefícios (também chamado de óleo de palmiste) é outra fonte valiosa, sem algo próximo da mesma quantidade, mas possivelmente um pouco menos.
Os cocos têm uma longa lista de benefícios para a saúde, e é por isso que são um dos meus alimentos favoritos para a cura. Embora a farinha de coco e a água de coco tenham vantagens e usos exclusivos, o óleo de coco ou creme/leite é onde o láurico é encontrado, uma vez que vive dentro das moléculas de gordura do coco.
O ácido láurico puro não pode ser ingerido diretamente porque é irritante para o trato digestivo. No entanto, felizmente quando está quimicamente ligado ao glicerol (outro composto encontrado no coco ou em outros alimentos gordurosos saturados), não há problemas gastrointestinais e o corpo o absorve facilmente.
Outras fontes naturais de ácido láurico incluem gordura do leite e manteiga de animais alimentados com capim , incluindo vacas, ovelhas ou cabras. Eles têm cerca de 3% de ácido láurico, que você pode ver que é substancialmente menor do que o coco e o óleo de palma fornecem.
Finalmente, alguns óleos recentemente geneticamente modificados, incluindo oleio de canola ou colza, podem fornecer até 36% de ácido láurico, mas estes apresentam riscos próprios. Os óleos refinados altamente processados e projetados geralmente são produzidos com solventes químicos e toxinas.
Por esta razão, e porque oferece muitos benefícios adicionais, o óleo de coco é uma forma muito mais natural e benéfica de obter ácido láurico.
Benefícios do ácido láurico
Os principais benefícios da Ácido Láurico incluem:
1. Fortalece a Imunidade
O Ácido Láurico é um alimento funcional formado por triglicerídeos de cadeia média, que em contato com o estômago se transformam em monolaurina – um potente antibactericida, antifúngico e antiviral, ou seja, age diretamente na imunidade.
Ele também é rico em vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K), que controlam o colesterol, aumentam o HDL (gordura boa) e reduzem o LDL (gordura ruim), por isso o Ácido Láurico tem efeito anti-inflamatório e antitrombótico.
2. Melhora o Metabolismo
O Ácido Láurico contém triglicerídeos de cadeia média (TCM). Estes ácidos graxos são rapidamente absorvidos, e podem aumentar a quantidade de calorias que você queima. Estudos afirmam que os TCMs podem aumentar significativamente a taxa metabólica, pelo menos temporariamente. Em média, 15-30 gramas dele aumentam o gasto de calorias, em cerca de 120 calorias durante um período 24 horas.
3. Hidrata Pele e Cabelos
O Ácido Láurico traz excelentes resultados para os cabelos e a pele, não só pelo uso oral, mas também no uso tópico. De acordo com a nutricionista, ele pode ser passado no cabelo antes de dormir, que o resulta em fios com mais brilho e menor queda. O potente óleo inibe a ação da enzima 5-alfa-redutase, o que evita a queda de cabelo, se o caso claro for alopecia idiopática.
4. Combate Infecções
O Ácido Láurico tem fortes propriedades antibacterianas, que podem ajudar a combater infecções. Um estudo descobriu que ele ajuda a parar o crescimento da bactéria intestinal Clostridium difficile; responsável por causar diarreia grave. Suas propriedades também são ótimas para combater várias outras bactérias e leveduras.
5. Ajuda a combater a resistência aos antibióticos
Estudos mostram que alimentos ricos em ácido láurico – incluindo óleo de coco amplamente disponível e acessível – devem ser utilizadas no tratamento natural de infecções fúngicas comuns em vez de antibióticos convencionais, sempre que possível, tendo em conta os dados emergentes que temos sobre o aumento de espécies resistentes aos medicamentos.
6. Beneficia para pele
As fortes propriedades bactericidas do ácido láurico podem ser usadas para tratar a acne de forma eficaz e natural. Estudos demonstraram que o ácido láurico funciona como um método de tratamento antibiótico contra a bactéria Propionibacterium que causa acne na pele.
Esta bactéria promove inflamação folicular (acne inflamatória), especialmente quando outras bactérias da pele estão presentes, incluindo P. acnes, Staphylococcus aureus (S. aureus) e Staphylococcus epidermidis (S. epidermidis).
Um estudo de 2009 publicado no The Journal of Investigative Dermatology mostrou que o tratamento com ácido láurico pode ajudar a impedir o crescimento bacteriano na pele mais de 15 vezes melhor do que o peróxido de benzoíla químico (BPO) que é adicionado à maioria dos medicamentos vendidos sem receita para acne!
E esses benefícios não apresentam nenhum dos efeitos colaterais tóxicos dos tratamentos comerciais para acne, incluindo vermelhidão, inchaço, descamação e ressecamento. Tanto a injeção quanto a aplicação epicutânea de ácido láurico após 24 e 48 horas diminuíram efetivamente o número de cistos de P. acne que colonizaram a pele, boca e orelhas, ao mesmo tempo que reduziram o inchaço, a dor e a inflamação. É por isso que o óleo de coco rico em ácido láurico funciona para a pele.
Ácido láurico emagrece?
Os TCMs (triglicerídios de cadeia média) há tempos têm sido utilizados com o princípio de auxiliar na redução das gorduras corpóreas, seja pela substituição energética com os carboidratos, por seus processos termogênicos ou por conta de estimularem a lipólise. Especialmente o Ácido Láurico possui todas essas capacidades.
Estudos são categóricos ao comparar pessoas as quais usaram e não usaram TCMs e/ou Ácido Láurico e relatam que as que fizeram uso, tiveram reduções na gordura corpórea muito mais significativas. Todavia, existem teorias as quais demonstram que o Ácido Láurico e os TCMs em geral podem ser uma substituição dos carboidratos no pós-treino, quando isso é uma irrealidade.
Na verdade, nem mesmo os carboidratos são necessários neste momento, portanto, os TCMs também são dispensáveis, mesmo que você esteja em um protocolo de perda de gordura corpórea.