Licopeno: o que é? 30 benefícios, alimentos ricos, para que serve? e há efeitos colaterais? confira o artigo completo. Além disso, O Licopeno é um produto químico vegetal chamado carotenóide, naturalmente dá a alimentos como tomate , melancia e pimentão vermelho sua cor rosa/vermelha. Acredita-se que seja bom para a saúde óssea e, como potente antioxidante , pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas, certos tipos de câncer e níveis elevados de açúcar no sangue.
Além das fontes alimentares, o licopeno está disponível como suplemento dietético em comprimidos, cápsulas e cápsulas de gel.
Este artigo explora os benefícios dos suplementos de licopeno, possíveis efeitos colaterais e interações. Também explica como tomar suplementos de licopeno, incluindo a dosagem e quem não deve tomar licopeno devido aos possíveis riscos.
Licopeno o que é?
O Licopeno é um pigmento vegetal da família dos betacarotenos, responsável pela coloração avermelhada de alimentos, que possui potente ação antioxidante, ajudando a combater o envelhecimento celular. Os alimentos ricos em Licopeno são: tomate, goiaba, melancia, mamão e pitanga, porém essa não é a sua única função.
O Licopeno de tomate é muito conhecido e estudado por sua ação na prevenção do câncer de próstata, pois impede o desenvolvimento das células cancerígenas. O ideal é que o tomate seja consumido aquecido, na forma de molho, assado ou refogado com um fio de azeite, pois dessa forma é possível aumentar o aproveitamento pelo nosso organismo.
Como funciona o licopeno?
O Licopeno é um antioxidante mais eficaz entre os carotenoides que possuem betacaroteno. Pesquisas mostram que sua ação antioxidante é capaz de manter a força, a espessura e a fluidez das membranas das células.
Atualmente as pessoas tomam Licopeno para a prevenção de doenças do coração como aterosclerose, para tratar câncer da próstata, mama, pulmão, bexiga, ovários, cólon, e pâncreas. O Licopeno também é usado no tratamento da infecção pelo vírus HPV, que é uma das principais causas de câncer do útero.
Algumas pessoas também utilizam o Licopeno para tratar a catarata e a asma. O Licopeno possui uma associação antioxidante excelente que é o Selênio atua como antioxidante celular que auxilia na manutenção do sistema imunológico e promove o aumento de efetividade da Vitamina E.
Protege a pele contra os raios ultravioleta, auxilia na função de tireoide contribuindo para síntese dos hormônios T3 e T4. É utilizado também para prevenir doenças ligadas a próstata. Fortalece o sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo, dando-lhe forças para combater as células malignas.
Alimentos ricos em licopeno
Todos os alimentos ricos em licopeno são de cores rosa à vermelho, ou seja, geralmente contêm algum Licopeno. Os tomates são a maior fonte de alimento, e o mais maduro, o mais Licopeno que contém. Mas você pode encontrar esse nutriente em uma série de outros alimentos também. Aqui está uma lista de alimentos que contêm mais Licopeno por 100 gramas:
Atualmente, não há ingestão diária recomendada de Licopeno. No entanto, a partir dos estudos atuais, ingestões entre 8 a 21 mg por dia parecem ser mais benéficas.
- Damascos
- Figos
- Mamão
- Toranja rosa e vermelha
- Goiaba rosa
- Romã
- Abóbora
- Repolho roxo
- Cenouras vermelhas
- Uvas vermelhas
- pimentas vermelhas
- Batatas doces
- Melancia
Licopeno para que serve?
Licopeno para que serve? Dentre os principais efeitos do Licopeno, pode-se destacar a sua ação antioxidante, que promove diversos efeitos no organismo. Confira seus principais benefícios – Licopeno:
- Combate os radicais livres, substâncias que causam danos às células, formadas por raios UV, poluição, má alimentação, entre outros, além de estar envolvido com o surgimento e o desenvolvimento de numerosas doenças;
- Prevenção do envelhecimento celular da pele;
- Suporte para o sistema imunológico, fortalecendo a defesa do nosso organismo;
- Prevenção de doenças cardiovasculares, contribuindo para a saúde do coração.
Além disso, o Licopeno também contribui para o bronzeamento e protege a pele contra os raios UVA e UVB.
Benefícios do licopeno
A seguir veja a lista dos principais benefícios do licopeno.
1. Propriedades antioxidantes
O licopeno é um dos mais potentes antioxidantes derivados de plantas encontrados em frutas e vegetais. Ele pode ajudar a proteger o DNA, as proteínas e os lipídios da oxidação e promove a resiliência celular e a longevidade ao eliminar os radicais livres – promovendo assim o equilíbrio redox.* Os antioxidantes ajudam a equilibrar a atividade do estresse oxidativo, criando harmonia celular no corpo (e o licopeno é particularmente bom em seu trabalho).
2. saúde do coração
Estudos mostraram que os efeitos saudáveis para o coração da ingestão de licopeno 1 através de alimentos (especificamente tomates) e suplementação direcionada.
O consumo de tomates e produtos à base de tomate produziu benefícios cardioprotetores, especificamente, melhorando o colesterol LDL, citocinas e fluxo sanguíneo, enquanto a suplementação de licopeno tem foi demonstrado que promove uma pressão arterial sistólica saudável.
Demonstrou-se que a alta ingestão de licopeno na dieta é benéfica para a saúde cardiovascular. Ela acrescenta que tem havido muitas pesquisas sobre a capacidade do licopeno de melhorar a saúde cardíaca 2 em homens e mulheres com necessidades específicas de suporte à saúde cardiovascular.
3. Mantém seus ossos fortes
A vitamina K e o cálcio não são as únicas coisas que mantêm os ossos fortes. O licopeno também ajuda a aliviar o estresse oxidativo nos ossos que causa estrutura óssea frágil e frágil. Retarda a apoptose (morte celular) que causa o enfraquecimento dos ossos e reforça a arquitetura celular dos ossos, mantendo-os mais saudáveis e fortes.
4. Saúde ocular
O licopeno é conhecido por proteger o corpo do estresse oxidativo e pode ser útil na prevenção de doenças oculares comuns. Num estudo foi demonstrado que atrasa significativamente o início e a progressão da catarata.
5. Saúde da próstata
Foi demonstrado que a ingestão regular de alimentos ricos em licopeno inibe o crescimento de células cancerígenas da próstata humanas em estudos de laboratório in vitro. Uma meta-análise também sugeriu que os homens que comiam mais alimentos ricos em licopeno, como o tomate, tinham um risco ligeiramente menor de desenvolver cancro da próstata.
É necessária mais investigação sobre as alegações de redução do cancro do licopeno, mas sabemos que é um potente antioxidante – e os antioxidantes protegem as células contra danos.
6. Função cognitiva
Em estudos em animais, descobriu-se que o licopeno tem alguns efeitos neuroprotetores – suprimindo a libertação de citocinas inflamatórias (mensageiros químicos entre as células que ajudam a regular a resposta inflamatória) e ajudando a reduzir a acumulação de placas amilóides no cérebro (que têm sido associadas a doenças neurodegenerativas como Alzheimer). No entanto, nenhum estudo semelhante foi realizado em humanos.
7. Ajuda a prevenir o câncer
Também relacionado às suas poderosas qualidades antioxidantes, o licopeno desempenha um papel na prevenção e retardo de vários tipos de câncer, tornando quaisquer alimentos que o contenham alimentos que combatem o câncer .
Cientistas da Universidade de Portsmouth estudaram a capacidade do licopeno de retardar o crescimento do câncer de mama e de próstata, interrompendo as vias de sinalização que normalmente fariam com que os tumores crescessem mais.
Outro estudo incluindo mais de 46.000 homens mostrou uma correlação significativa entre a alta ingestão de licopeno e um risco reduzido de câncer de próstata. Essa pesquisa, publicada no American Journal of Clinical Nutrition , observou especificamente que o consumo de molho de tomate desempenhou um papel crítico no processo.
Semelhante ao seu efeito no câncer de mama e de próstata, o licopeno também retarda o crescimento do carcinoma de células renais, o tipo mais comum de tumores renais malignos. Isto também sugere que tem um papel crucial na prevenção deste cancro.
Outro uso do licopeno no tratamento do câncer é seu uso contra a infecção por HPV, uma das principais causas do câncer uterino. As pessoas que complementam as suas dietas com licopeno adicional recuperam mais rapidamente desta infecção causadora de cancro do que as pessoas com baixos níveis de licopeno.
Uma coisa fascinante a notar aqui é que estes estudos se concentram quase exclusivamente na ingestão dietética de licopeno, e não na suplementação. Há um impacto significativo da combinação de nutrientes em alimentos que contêm licopeno que não pode ser duplicado na forma de suplemento.
8. Melhora o sono
Alguns estudos examinaram a associação entre a duração do sono e a ingestão de frutas/vegetais ricos em licopeno. Nesses estudos, os parâmetros do sono são monitorados por meio de autorrelatos e a dieta é avaliada por diários alimentares.
Para examinar o impacto identificável de uma dieta rica em licopeno no sono, os alimentos que contêm frutas/vegetais devem ser desagregados nos registos dietéticos dos indivíduos. Com base no ajuste de regressão múltipla para fatores de confusão, as análises esclareceram a ligação entre a dinâmica dos parâmetros da biologia do sono e a dieta rica em licopeno.
Na verdade, a associação entre a duração do sono e os carotenóides plasmáticos totais e o licopeno apoia o impacto positivo de uma dieta rica em licopeno nos parâmetros do sono. Com base em informações conhecidas da literatura anterior, a importância do licopeno na dieta tem implicações em pesquisas, práticas e políticas.
9. Ajuda a curar queimaduras solares
Estudos mostram que o licopeno pode oferecer proteção contra o eritema (vermelhidão superficial da pele) induzido pelos raios ultravioleta. O licopeno é um antioxidante eficiente na eliminação de radicais livres.
O antioxidante está envolvido no sistema de proteção da luz nas plantas e ajuda a prevenir os danos causados pelos raios UV em humanos. Os carotenóides dietéticos, como o licopeno, podem contribuir para a proteção vitalícia contra a radiação UV ( 19 ). Dessa forma, o antioxidante pode ajudar a curar queimaduras solares.
10. Aliviar a dor
Estudos mostraram que o licopeno reduz a dor neuropática no caso de lesão de nervo periférico. Conseguiu isso revertendo o funcionamento do fator de necrose tumoral, que é uma substância do corpo humano que desencadeia a inflamação.
O licopeno também atenuou a hiperalgesia térmica em modelos de ratos. A hiperalgesia térmica é a percepção do calor como dor, especialmente com sensibilidade anormalmente alta ( 21 ).
O licopeno também ajuda a reduzir a sensibilização dos receptores da dor, reduzindo assim a dor.
11. Saúde da pele
O licopeno está entre a classe de antioxidantes conhecidos por suas propriedades fotoprotetoras. Ele (junto com o beta-caroteno) é o carotenóide dominante no tecido humano e ajuda a modular as propriedades da pele ( 26 ).
Este composto também atenua o dano oxidativo nos tecidos da pele. Além disso, A suplementação com licopeno também melhora a textura da pele e reduz o aparecimento de rugas.
12. Ajuda a tratar a infertilidade
Descobriu-se que o licopeno aumenta a contagem de espermatozoides em até 70%. As propriedades antioxidantes do licopeno podem ajudar a aumentar a qualidade do esperma. Uma vez que o composto também reduz o risco de cancro da próstata, pode promover ainda mais a saúde reprodutiva (já que a próstata produz fluido seminal).
No entanto, a maioria dos estudos realizados a este respeito são observacionais. Precisamos de pesquisas mais concretas para concluir.
O licopeno também pode tratar o priapismo em homens. O priapismo é uma condição caracterizada por ereções penianas persistentemente dolorosas. Pode levar ao ressecamento do tecido erétil, levando eventualmente à disfunção erétil.
13. Ajuda a proteger contra a asma
O licopeno é um antioxidante dietético que pode ajudar a reduzir a inflamação alérgica. Um estudo realizado em ratos descobriu que o licopeno reduziu certos tipos de células do sistema imunológico nos pulmões e na corrente sanguínea e diminuiu o número de células produtoras de muco nas vias aéreas.
Também pode diminuir a inflamação alérgica nos pulmões e no corpo, regulando certas respostas imunitárias, mostrando um potencial efeito protector contra a asma.
Outro estudo comparou 40 indivíduos com asma com 56 pessoas saudáveis e descobriu que os primeiros apresentavam níveis mais baixos de licopeno sérico e vitamina A em comparação com o grupo saudável. Portanto, consumir alimentos ricos em licopeno e vitamina A pode ser benéfico para pessoas com asma.
14. Queda capilar e redução do DHT
Uma boa ingestão diária de alimentos ricos em Licopeno pode ajudar o corpo a reduzir o excesso de DHT do sistema e retardar o processo de perda de cabelo e padrão masculino de calvície.
15. Crescimento do cabelo
Estudos têm demonstrado que a ingestão de Licopeno pode aumentar a capacidade do couro cabeludo de suportar o crescimento do cabelo reduzindo a quebra e queda.
16. benefícios do licopeno para o homem
O licopeno é um carotenoide com uma série de benefícios para a saúde, especialmente para os homens na prevenção do Câncer de Próstata.
Estudos sugerem que o licopeno pode ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata, graças ao seu poder antioxidante que protege as células contra danos que podem levar ao desenvolvimento de câncer.
Cápsulas de licopeno funciona?
Nos mercados e farmácias naturais são encontrados frascos com a cápsula do Licopeno isolado ou com aditivos como a vitamina E e o zinco. Estas cápsulas prometem evitar o câncer e o envelhecimento precoce, mas também combater a esterilidade masculina, a osteoporose feminina, controlar o colesterol e ainda combater problemas cardiovasculares.
Porém, pesquisas realizadas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro indicaram que a ingestão do caroteno Licopeno isolado não apresenta resultados, já que sua ação só é benéfica se consumido com outros nutrientes do tomate e seus derivados.
Ou seja, embora o Licopeno aja como um poderoso antioxidante, sua ação só é efetiva quando junto à ingestão de outras substâncias, como o fitoteno, o fitoflueno e o betacaroteno, nutrientes presentes nos frutos vermelhos.
Quais são os efeitos colaterais do licopeno?
Você deve tomar suplementos de licopeno na dosagem prescrita. Os efeitos colaterais do licopeno incluem:
- Pressão sanguínea baixa.
- Sangramento – o risco aumenta se você consumir aspirina, anticoagulantes (anticoagulantes), medicamentos antiplaquetários e AINEs, como ibuprofeno ou naproxeno.
- Problemas gastrointestinais.
- Licopenemia – uma condição em que a pele fica laranja após a ingestão de alimentos ricos em licopeno.
- Náusea.
- Diarréia.
- Indigestão.
- Vômito.
- Icterícia.
- Inchaço.
- Síndrome do dedo do pé roxo.
- Erupções cutâneas e vermelhidão.
Perguntas frequentes
O licopeno ajuda na perda de peso?
A capacidade do licopeno de induzir perda de peso não está comprovada e também é altamente improvável. É um poderoso antioxidante que combate a inflamação e o estresse oxidativo, prevenindo doenças relacionadas.
O licopeno aumenta os níveis de testosterona?
Sim. Estudos em animais descobriram que o licopeno pode aumentar significativamente os níveis de testosterona.
O licopeno é bom para o cabelo?
Sim. O licopeno pode ajudar a promover o crescimento do cabelo e pode ser usado como parte de tratamentos para queda de cabelo.
O licopeno é bom para os rins?
A suplementação de licopeno trata eficazmente problemas renais e inflamação dos tecidos.
Quanto licopeno você pode ingerir por dia?
Tome conforme prescrito, pois não há concentração diária fixa de licopeno. Os estudos foram realizados com uma dieta restrita em licopeno em adultos saudáveis. Eles receberam concentrações de 6,5, 15 e 30 mg por dia. Aqui, os indivíduos que consumiram 30 mg de licopeno purificado diariamente mostraram os melhores resultados na prevenção do câncer de estômago, pulmão e próstata.
Para que serve o licopeno?
O licopeno é bom para manter o coração saudável e evita muitos tipos de câncer, como próstata, mama, pulmão, bexiga, ovários, cólon e pâncreas. É antioxidante e antiinflamatório. Protege a pele dos danos causados pelo sol. É bom na prevenção da incidência de doenças gengivais e danos causados pelos radicais livres. Previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como a aterosclerose (endurecimento da parede atrial).
O que o licopeno faz?
O licopeno, um carotenóide não provitamina A, atua como antiinflamatório e antioxidante. A causa raiz de muitas doenças crônicas é a inflamação; uma dieta suplementada com licopeno pode mantê-lo saudável. O licopeno previne o câncer agindo no oxigênio singlete, remove os radicais livres e previne o dano oxidativo do DNA. Os processos metabólicos essenciais normais geralmente produzem radicais livres no corpo humano ou a partir de fontes externas, como exposição ao ozônio, poluentes atmosféricos, raios X, produtos químicos industriais e tabagismo. Esses radicais livres prejudicam as células e alteram a estrutura do DNA. A incidência de doenças cardíacas é reduzida, a pressão arterial elevada diminui e previne a aterosclerose (endurecimento da parede arterial), equilibrando o colesterol bom e o mau.
Que alimento contém licopeno?
Frutas e vegetais encontrados na natureza contêm licopeno em grandes quantidades.
Fonte – quanto mais maduro o tomate, maior o teor de licopeno. Algumas outras fontes que contêm mais licopeno por 100 gramas são:
- Tomates frescos: 3,0mg.
- Tomates enlatados: 2,7 mg.
- Tomates secos ao sol: 45,9 mg.
- Toranja rosa: 1,1 mg.
- Goiaba: 5,2 mg.
- Mamão: 1,8 mg.
Pimentão vermelho doce cozido: 0,5mg. - Melancia: 4,5mg.
Onde você pode encontrar o licopeno?
Você pode obter licopeno naturalmente de frutas e vegetais como tomate, melancia, pimentão vermelho, etc. Outra fonte de nutrientes para o licopeno são os suplementos alimentares. Você deve tomar formas suplementares de licopeno sob orientação de um médico. Antes de obter uma receita, observe os efeitos colaterais acima e relate quaisquer condições subjacentes, como pressão arterial baixa, alergia, etc.
O licopeno pode ser prejudicial?
O licopeno geralmente não é tóxico. É comumente encontrado na maioria de nossas dietas. Em casos raros, uma dieta rica em licopeno pode levar ao excesso de licopeno no sangue e consequente descoloração da pele conhecida como licopenodermia. Você pode reverter essa coloração da pele consumindo uma dieta menos rica em licopeno.
O licopeno é um mineral ou uma vitamina?
O licopeno é um dos três carotenóides mais comumente encontrados nas plantas. Eles são um grupo de pigmentos amarelos, laranja e vermelhos. Portanto, não é uma vitamina nem um mineral. Alguns carotenóides, chamados carotenóides provitamina A, são convertidos em vitamina A. Outros, como o licopeno, permanecem como estão, embora ainda cumpram muitas funções importantes.
O licopeno ajuda na disfunção erétil?
A disfunção erétil, um distúrbio sexual masculino típico, é prevalente em 50% ou mais dos homens com diabetes. Estudos demonstraram que esta disfunção eréctil resultante da diabetes crónica pode ser restaurada através do tratamento contínuo com licopeno. Uma dosagem significativa de licopeno pode diminuir os níveis de glicose no sangue e reduzir o estresse oxidativo. Assim, eles podem corrigir e/ou prevenir a disfunção erétil.
O licopeno é um anticoagulante?
Sim. A pesquisa mostrou que o licopeno impede a coagulação do sangue, pois contém anticoagulantes. Portanto, você não deve tomá-lo com outros agentes para afinar o sangue, como aspirina, anticoagulantes (anticoagulantes), medicamentos antiplaquetários e AINEs, como ibuprofeno ou naproxeno.
O licopeno faz mal aos rins?
O licopeno tem um efeito benéfico nos rins. Previne doenças renais crônicas, danos renais devido ao mercúrio, inflamação devido à obesidade e danos renais devido ao diabetes. Reduz a perda da borda em escova, a vacuolização tubular e as condições de dilatação tubular. Previne o estresse oxidativo e a inflamação nos rins. É protegido pela prevenção dos radicais livres que danificam as células renais.