Início » Biblioteca de nutrientes » Ácido butírico: o que é? fontes, 6 benefícios e efeitos colaterais

Ácido butírico: o que é? fontes, 6 benefícios e efeitos colaterais

Ácido butírico o que é?

Ácido butírico: o que é? fontes, 6 benefícios e efeitos colaterais do uso. Além disso, O ácido butírico (ácido butanóico) pertence a um grupo de ácidos graxos de cadeia curta e acredita-se que desempenhe vários papéis benéficos no trato gastrointestinal. É facilmente absorvido pelas células entéricas e usado como principal fonte de energia.

Além disso, o ácido butírico é um importante regulador da proliferação e apoptose de colonócitos. Motilidade do trato gastrointestinal e composição da microbiota bacteriana, além de seu envolvimento em muitos outros processos, incluindo imunorregulação e atividade anti-inflamatória.

A patogênese da síndrome do intestino irritável (SII), a condição gastrintestinal funcional mais comumente diagnosticada, é complexa e seus mecanismos precisos ainda não estão claros. Este artigo descreve os benefícios potenciais do ácido butírico.

Ácido butírico o que é?

Ácido butírico o que é?
Ácido butírico o que é?

O ácido butírico é um líquido incolor que é solúvel em água. Cientificamente falando, sua estrutura é de quatro ácidos graxos de carbono com a fórmula molecular C 4 H 8 O 2 ou CH 3 CH 2 CH 2 COOH.

O ácido butírico tem outros nomes químicos, incluindo o ácido butanóico, o ácido n-butírico, o ácido n-butanóico e o ácido propilformico. Juntamente com os ácidos acético e propiônico, é responsável por aproximadamente 83% dos ácidos graxos de cadeia curta no cólon humano.

Por si só, tem um cheiro desagradável e um sabor amargo e picante. No entanto, isso ocorre como ésteres em gorduras animais e óleos vegetais. O que é um éster? Um éster é um composto orgânico que reage com a água para produzir álcoois e ácidos orgânicos ou inorgânicos.

Ésteres derivados de ácidos carboxílicos como o ácido butírico são o tipo mais comum de ésteres.

É gerado no intestino grosso juntamente com outros ácidos graxos de cadeia curta a partir da fermentação de carboidratos da dieta, especificamente prebióticos como amidos resistentes, fruto oligossacarídeos e outras fibras alimentares.

Ácido butírico para que serve?

Você pode não ter percebido isso, mas é provável que você tenha consumido algo chamado ácido butírico antes, e acredite ou não, seu corpo também o produz. É verdade o ácido butírico, também conhecido como ácido butanóico ou BTA, é um ácido graxo saturado de cadeia curta encontrado na manteiga, ghee , leite cru, gorduras animais e óleos vegetais.

Também é formado e, portanto, encontrado em nossos cólons através da fermentação bacteriana de carboidratos, como fibra alimentar. O ácido butírico suporta a saúde e a cura das células do intestino delgado e grosso. É também a fonte preferida de combustível para as células que revestem o interior do intestino grosso ou do cólon.

O conteúdo BTA no ghee é um dos principais componentes que fornece todos esses maravilhosos benefícios ghee . O consumo de ácido butírico em alimentos como o ghee ou na forma de suplementos tem demonstrado ajudar na digestão, acalmar a inflamação e melhorar a saúde gastrointestinal geral.

Pessoas que sofrem de síndrome do bowl irritável e doença de Crohn foram mostrados para se beneficiar do ácido butírico, e estudos mostram promessa quando se trata de diabetes e resistência à insulina também. Além disso, a BTA também é conhecida como um potencial ácido graxo anticancerígeno, especialmente quando se trata de câncer de cólon.

Alimentos ricos em ácido butírico

alimentos rico em acido butirico
alimentos rico em acido butirico

Foi demonstrado que um aumento na ingestão de alimentos altamente processados, com baixo teor de fibras e com alto teor de açúcar diminui os níveis de produção de butirato no intestino grosso. Suplementar com ácido butírico pode ser uma boa ideia se você não conseguir obter o suficiente da sua dieta.

Um suplemento de ácido butírico está normalmente disponível em lojas de saúde ou online. É mais comumente encontrado em cápsulas ou comprimidos. As recomendações de dosagem variam de acordo com o produto.

Alguns recomendam um a seis cápsulas/comprimidos após as refeições, enquanto outros sugerem tomar uma cápsula três vezes ao dia com as refeições, algumas horas antes ou depois de tomar outros medicamentos. É melhor ler cuidadosamente os rótulos dos produtos e consultar o seu médico se você se sentir inseguro.

Se você preferir obter seu ácido butírico a partir de alimentos, as seguintes opções são boas: manteiga, ghee, leite cru e queijo parmesão. Ao procurar uma manteiga de alta qualidade, crua e cultivada é o melhor.

Isso pode ser difícil de encontrar, no entanto. Portanto, manteiga orgânica de vacas alimentadas com capim é sua próxima melhor opção. Alguns kombucha propriamente feitos (uma bebida de chá fermentado) também podem conter o ácido.

Para aumentar naturalmente a produção de ácido butírico em seu corpo. Você pode aumentar a ingestão de prebióticos saudáveis, como alcachofra de Jerusalém crua. Folhas verdes cruas, jicama cru e bananas maduras.

Pesquisas científicas descobriram que os níveis de butirato fecal podem variar muito entre os indivíduos. Mas, o consumo de uma dieta rica em amido resistente (como uma banana madura) normalmente aumenta os níveis de ácido e pode ajudar a manter a saúde colorretal.

Benefícios do ácido butírico para saúde

Benefícios do acido butirico
Benefícios do acido butirico

A seguir veja a lista dos benefícios do ácido butírico para saúde.

1. Perda de peso:

Butyric ganhou popularidade por sua capacidade de possivelmente ajudar as pessoas a perder peso indesejado. Evidências científicas mostraram que pessoas obesas (assim como pessoas que têm diabetes tipo II) têm uma composição diferente de bactérias intestinais. Acredita-se que os ácidos graxos de cadeia curta desempenham um papel positivo junto com os prebióticos na prevenção da síndrome metabólica , que quase sempre inclui a obesidade abdominal.

Os ácidos graxos de cadeia curta, como o ácido butírico, ajudam a regular o equilíbrio entre a síntese dos ácidos graxos e a quebra das gorduras. Em um estudo com animais em 2007, após cinco semanas de tratamento com TBA, os ratos obesos perderam 10,2% do peso corporal original e a gordura corporal foi reduzida em 10%. O ácido butírico também mostrou melhorar a sensibilidade à insulina, o que ajuda a proteger contra o ganho de peso.

2. Tratamento do câncer colorretal potencial:

Vários estudos demonstraram a capacidade potencial do ácido butírico de combater o câncer, especialmente o câncer no cólon. Na verdade, é mostrado uma capacidade de “modificar arquitetura nuclear” e induzir a morte de células cancerosas do cólon.

Além disso, esta é provavelmente uma enorme razão pela qual o aumento da ingestão de fibras tem sido associado com menos câncer de cólon, já que a ingestão mais alta de fibras pode se igualar a mais ácido butírico presente no cólon.

3. Alívio da síndrome do intestino irritável:

Em geral, o ácido butírico pode ter um impacto muito positivo na saúde intestinal. O que afeta muito a saúde de todo o corpo. Ácidos graxos de cadeia curta como o ácido butírico podem ajudar a manter o intestino saudável e selado, o que previne a síndrome do intestino permeável e todos os tipos de problemas ligados a um intestino permeável como os sintomas da SII .

Portanto, este é um tipo de distúrbio digestivo que é caracterizado por um grupo de sintomas comuns, incluindo alterações nos movimentos intestinais e dor abdominal.

4. Tratamento da doença de crohn:

A doença de Crohn é um tipo de doença inflamatória intestinal (DII) caracterizada por inflamação do revestimento do trato gastrointestinal, dor abdominal, diarréia grave, fadiga, perda de peso e desnutrição. Mais uma vez, esta é uma doença relacionada a um intestino permeável. Um estudo descobriu que o butirato oral é seguro e bem tolerado, e pode ser eficaz em induzir melhora clínica na doença de Crohn.

5. Combate a resistência à insulina:

Um estudo na regulação da sensibilidade à insulina consumindo uma dieta rica em gordura. O estudo concluiu que “a suplementação dietética de butirato pode prevenir e tratar a resistência à insulina induzida pela dieta em ratos.” Os pesquisadores também descobriram que os ratos tratados com butirato não tiveram nenhum aumento na gordura corporal e o suplemento de butirato realmente pareceu prevenir a obesidade.

6. Efeitos anti-inflamatórios gerais:

Estudos mostraram os amplos poderes anti-inflamatórios do ácido butírico. Acredita-se que a BTA não só pode ajudar nas condições inflamatórias. Mas, também pode ter uma capacidade útil para gerenciar as respostas imunológicas.

Além disso, como eu disse antes, a inflamação é a raiz da maioria das doenças. Portanto, e é por isso que ter mais ácido butírico em seu corpo provavelmente beneficiaria muitas pessoas com vários problemas de saúde com raízes inflamatórias.

Efeitos colaterais do ácido butírico

É difícil encontrar quaisquer efeitos colaterais negativos documentados de suplementos de ácido butírico. Se você tomar e sentir quaisquer efeitos colaterais negativos, pode ser necessário reduzir sua dosagem. Claro, se você tem quaisquer efeitos colaterais graves, então você deve interromper o uso e procurar atendimento médico imediato.

Se você está grávida ou amamentando, fale com seu médico antes de tomar um suplemento de ácido butírico. Portanto, converse também com seu médico se você tiver algum problema médico em curso ou se já tomar outros medicamentos antes de tomar um suplemento de BTA.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.