O câncer pancreático afeta o pâncreas, ele é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo. Devemos mantê-lo em bom estado, já que a função do pâncreas é controlar o sistema digestivo e é isso que libera hormônios que estabilizam o açúcar, como a insulina, que vai diretamente para o sangue.
Se sua alimentação não é adequada, um dos perigos que podem ocorrer é o câncer pancreático. É importante que você esteja atento aos sinais do seu corpo sobre a saúde deste órgão tão importante.
Vale lembrar que o câncer pancreático é benignos ou malignos, os quais originam a nível da glândula pancreática. Existem dois tipos principais de tumores pancreáticos: tumores pancreáticos endócrinos e tumores pancreáticos exócrinos.
O primeiro tipo inclui todas as neoplasias pancreáticas que se desenvolvem a partir de uma célula nas ilhas Langerhans; Um exemplo de câncer pancreático endócrino é o insulinoma.
O segundo tipo, por outro lado, inclui todas as neoplasias pancreáticas que se originam de uma célula de pâncreas usada para a produção de enzimas necessárias para a digestão; o exemplo mais importante de câncer pancreático exócrino.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O que é câncer pancreático?
O câncer pancreático é um câncer que se forma nas células do pâncreas ele começa nos tecidos do abdome que fica atrás da parte inferior do estômago. Seu pâncreas libera enzimas que ajudam na digestão e produz hormônios que ajudam a controlar o açúcar no sangue.
Causas do câncer pancreático:
Como a maioria dos tumores, este tipo são também massas de células particularmente ativas, que – devido a uma série de mutações em seu DNA – adquiriram a capacidade anormal de se dividir e crescer de forma descontrolada.
Atualmente, apesar de inúmeras pesquisas sobre o assunto, os médicos ainda não identificaram o que precisamente desencadeia mutações na origem dos tumores pancreáticos; no entanto, é opinião deles que, na aparência do neoplasma em questão, fatores e circunstâncias como:
- Fumaça do cigarro;
- alimentação pouco saudável, rica em gordura e carne;
- obesidade;
- hereditariedade.
Sintomas de câncer pancreático:
- Perda de peso injustificada e falta de apetite;
- Febre constante a temperaturas extremamente elevadas;
- Sua pele, olhos e outros tecidos começam a ficar amarelados, como se você tivesse hepatite;
- Dor no abdome superior, que por sua vez afeta as costas;
- Coceira ou coceira descontrolada por diferentes áreas do corpo.
Além disso, estes são alguns dos sintomas que podem nos alertar para a possível presença de câncer pancreático; No entanto, esse tipo de câncer geralmente pode produzir sintomas relacionados a outros órgãos, como o fígado e alguns tecidos do sistema nervoso, e é por isso que é tão difícil de detectar.
Se você sentir um ou vários desses sintomas, é melhor ir ao médico para realizar os estudos e verificar se você tem algum problema de saúde mais grave.