O peixe panga tornou-se uma parte fundamental da dieta diária das pessoas em todo o mundo ele tem se apresentado como uma opção barata e prontamente disponível. No entanto, antes de adicionar este peixe em sua dieta, é importante saber de onde vem e alguns dos riscos potenciais que representa.
O que é peixe panga?
O peixe panga é o nome comum do tubarão iridescente, um tipo de peixe-gato que é nativo do sudeste da Ásia. Tendo o nome científico Pangasianodon hypophthalmus, este peixe é amplamente cultivado naquela região do mundo e é exportado para os Estados Unidos.
Além disso, ele é um peixe de carne branca, com uma textura escamosa que o torna ideal para grelhar ou fritar. O sabor também é bastante suave, tornando-se uma opção popular para aqueles que não querem que seu peixe seja saboroso demais.
Nos Estados Unidos e em outros lugares, ele é frequentemente comercializado como bagre de criação de rios, mas esse nome pode ser enganoso. Grande parte do peixe que é exportado para outros países é criado em fazendas de peixes no Vietnã e em outras regiões do Sudeste Asiático, com baixos níveis de regulamentação e padrões de saúde, razão pela qual a maioria dos especialistas não recomenda o consumo de peixe panga.
Por que não é seguro comer peixe panga?
Embora os peixes cultivados em fazenda não sejam inerentemente insalubres, os peixes-panga desenvolveram uma reputação como estando abaixo dos padrões de qualidade.
Inúmeras organizações de saúde em todo o mundo criticaram a qualidade da água das fazendas de peixes vietnamitas, já que ela pode ser preenchida com bactérias e outros poluentes químicos. Há muitos relatos que ele vem sendo contaminados com oligoelementos e metais pesados, em grande parte devido às condições em que foram criados.
Ainda mais preocupantes são os relatórios de que os alimentos são dados a esses peixes antes de serem cultivados e exportados para restaurantes em todo o mundo. Como muitos bagres, os peixes-panga não são exigentes quanto aos alimentos que comem.
Como tal, peixes-panga em fazendas de peixes vietnamitas são ocasionalmente alimentados com restos de comida e outros tipos de lixo de restaurantes locais e das próprias fazendas de peixes, o que aumenta muito as chances de toxinas serem introduzidas na carne do peixe.
Com a falta de regulamentação e um histórico de insalubridade ou contaminação, o peixe-panga deve ser evitado, apesar do preço baixo. Há muitos outros peixes brancos e opções pescetarianas que são melhores para saúde do corpo.
Lista de peixe recomendado para consumo:
As opções mais populares de peixe branco, peixe-gato e peixes de viveiro disponíveis para aqueles que querem uma alternativa à peixe-panga incluem: