A H3N2 também conhecido como Influenza A é um subtipo do gênero viral Influenza vírus A, ela é a segunda estirpe de vírus mais comum, depois do influenza H1N1.
Além disso, este tipo de gripe pode causar febre, dor de garganta, tosse, secreção nasal excessiva, e mal-estar intenso.
Além disso, ela também pode causar vômito e diarreia o que piora a situação do paciente.
O que é H3N2:
A H3N2 é um vírus dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, ele é um dos principais responsáveis pela gripe comum conhecida como gripe A, e pelos resfriados.
Além disso, este vírus estava circulando em porcos em 2010 e foi detectado pela primeira vez em pessoas em 2011.
No entanto, os seus sintomas são semelhantes aos dos vírus da gripe sazonal e podem incluir febre e sintomas respiratórios, como tosse e coriza
Como surgiu a H3N2:
A pandemia de 1968 foi causada por um vírus influenza A (H3N2) composto por dois genes de um vírus influenza A aviário, incluindo uma nova hemaglutinina H3, mas também continha a neuraminidase N2 do vírus H2N2 1957.
Foi observado pela primeira vez em setembro de 1968. O número estimado de mortes foi de 1 milhão em todo o mundo e cerca de 100.000 pessoas mortas nos Estados Unidos.
A maioria das mortes em excesso ocorreu em pessoas com 65 anos ou mais. Além disso, o vírus continua a circular em todo o mundo como um vírus influenza A sazonal.
No entanto, os vírus H3N2 sazonais, que estão associados a doenças graves em pessoas mais velhas, sofrem uma variação antigênica regular.
Sintomas da H3N2:
Os sintomas da infecção pelo vírus da H3N2 são semelhantes aos dos vírus da gripe sazonal e podem incluir:
- Tosse e coriza;
- Dores de garganta;
- Vômitos;
- Dores de cabeça;
- Dores no corpo;
- Febre;
- Arrepios;
- Fadiga;
- Diarreia.
Diagnóstico
A H3N2 tem alguns sintomas em comum com outras doenças respiratórias, como o resfriado ou gripe.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Esse é um dos motivos pelos quais é impossível saber se uma pessoa está gripada apenas observando seus sintomas físicos.
Um profissional de saúde pode realizar um teste de laboratório para confirmar se você está com H3N2 ou alguma outra doença.
Como é transmitido a H3N2
Os vírus da H3N2 podem se espalhar de porcos para pessoas e de pessoas para porcos.
Além disso, acredita-se que a disseminação de porcos infectados para humanos aconteça da mesma forma que os vírus da influenza sazonal se espalham entre as pessoas.
Ou seja, pode ser transmitido de forma indireta e direta por meio de gotículas de tosse ou espirros.
Também há evidências de que você pode ser infectado ao tocar em algo que contenha o vírus e, em seguida, tocar sua própria boca ou nariz.
Uma terceira maneira possível de se infectar é inalar partículas contendo o vírus da gripe.
Os cientistas não têm certeza de qual dessas formas de disseminação é a mais comum.
Tratamento
Os mesmos medicamentos antivirais para influenza usados para tratar a gripe sazonal podem tratar a H3N2 em crianças e adultos.
Além disso, esses medicamentos atualmente recomendados mediante prescrição do médico durante a consulta hospitalar.
No entanto para que o tratamento da H3N2 funcione é necessário terminar todos os medicamentos, de acordo com as instruções do seu médico.
Prevenção
Como este vírus é transmitido por partículas de espirros e por forma direta e indireta é importante manter protegido por meio de higienização das mãos e com uso constante de mascaras em locais fechados e em grande motivação de pessoas.
A prevenção também consiste por meio de vacinação.
Fatores de riscos
Pessoas com alto risco de desenvolver complicações se contraírem a gripe sazonal incluem:
Crianças menores de 5 anos, pessoas com 65 anos ou mais, mulheres grávidas e pessoas com certas condições de saúde de longo prazo (como asma, diabetes, doenças cardíacas , sistema imunológico enfraquecido e condições neurológicas ou de desenvolvimento neurológico).
A H3N2 é perigosa?
A H3N2 é perigosa? ela pode ser uma doença grave. Às vezes, a gripe sazonal pode levar a complicações como pneumonia grave.
Também pode levar à hospitalização e até à morte.
H3N2 tem vacina?
H3N2 tem vacina? A vacina contra a nova variante H3N2, do vírus influenza, deve estar pronta para aplicação na população geral no início de 2022.
Informação foi divulgada pelo Instituto Butantan, atualmente o maior produtor de imunobiológicos do País e maior produtor de vacinas para a gripe do Hemisfério Sul.
A variante, conhecida popularmente como Darwin, vem causando surtos em todo o território nacional
A declaração veio do diretor de produção do Instituto, Ricardo das Neves, durante entrevista ao portal G1. De acordo com Neves, a previsão de produção e de liberação dos lotes deve ocorrer entre a segunda quinzena de fevereiro e o início de março de 2022.
Ele explica que a produção da H1N1 — outro tipo de Influenza — já foi concluída e, atualmente, o Butantan está “produzindo os bancos virais para começar o IFA – o Insumo Farmacêutico Ativo – da Darwin”.