Existem quatro tipos de influenza da gripe que circulam no Brasil: A, B, C e D, esta é uma doença que sofre mutações com grande potencial de transmissão.
Além disso, esta infecção aguda do sistema respiratório, inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca.
Normalmente ele tem evolução por tempo limitado, durando de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave.
Entretanto, os vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização.
Pessoas idosas, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.
Tipos de influenza:
Existem quatro tipos de vírus influenza: A, B, C e D, porém o vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas e não possui impacto na saúde pública.
Por outro lado, a influenza A, como H1N1 e H3N2 têm maior contagio, e o público mais vulnerável são de gestantes, idosos, crianças melhores de 5 anos, pacientes com doenças crônicas e autoimunes.
Além disso, as variações que vão sofrendo ao longo do ano, anualmente essa composição é modificada e é necessário que a população repita a vacinação. Portanto, conheça os diferentes tipos de influenza da gripe.
Influenza A:
O vírus da influenza A infecta seres humanos e várias espécies de animais, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves, dentre os subtipos, estão A H1N1 e A H3N2.
Além disso, alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos e causar manifestação grave, como os vírus A H5N1, A H7N9, A H10N8, H3N2v e H1N2v.
Influenza B:
Este vírus infecta exclusivamente os seres humanos, e podem ser divididos em 2 principais linhagens: B Yamagata e B Victoria.
Além disso, os vírus da gripe B não são classificados em subtipos.
Influenza C:
O vírus da influenza C é um dos tipos de influenza que infecta humanos e suínos, ele é detectado com menos frequência e geralmente causa infecções leves.
No entanto, ele apresenta implicações menos significativas à saúde pública, não estando relacionado com epidemias.
Influenza D:
De acordo com o MS, o influenza D é um dos tipos de influenza que foi identificado nos Estados Unidos em 2011.
Além disso, este vírus infecta suínos e bovinos, não sendo conhecido por infectar ou causar a doença em humanos.
Como ocorre a transmissão da influenza:
A transmissão da influenza ocorre por meio de gotículas no ar expelidas quando a pessoa gripada tosse, fala ou espirra, e através do contato direto com o infectado.
Além disso, a recomendação é evitar a permanência em ambientes fechados com muitas pessoas, não levar as mãos aos olhos e à boca antes de uma boa higienização, além de manter distância de uma pessoa gripada.
No entanto, uma outra maneira de evitar a transmissão é por meio da vacina disponibilizada pelo governo.
Sintomas da influenza:
Os sintomas da gripe causada pelo vírus depende de qual tipo de influenza foi infectado.
Por exemplo, o vírus da influenza A pode causar febre, dor de garganta, tosse, secreção nasal excessiva, dor de cabeça e no corpo, calafrios, irritação nos olhos e mal-estar intenso.
No entanto, em adultos pode variar de intensidade, mas costumam a aparecer já nos primeiros dias.
Entretanto, nas crianças, além de febre alta, é comum haver o aumento dos linfonodos cervicais e sintomas gastrointestinais.
E em muitos casos, o quadro tende a se agravar com evoluções para pneumonia.