A influenza H3N2 também conhecido como A (H3N2) é um dos subtipos de vírus que causa a gripe, e que pode infectar aves e mamíferos.
No entanto, em aves, humanos, e porcos, o vírus tem multado em muitas cepas.
Além disso, o H3N2 é cada vez mais abundante em gripes temporais, que mata cerca de 36 mil pessoas nos Estados Unidos a cada ano.
No Brasil, a influenza H3N2 é a segunda estirpe de vírus mais comum, depois do influenza H1N1, apesar de em 2017 ter representado o maior número de casos de gripe. ((https://pt.wikipedia.org/wiki/Influenza_A_subtipo_H3N2))
Entretanto, o vírus da variante da influenza A H3N2 também conhecidos como vírus “H3N2v” com o gene da matriz (M) do vírus da pandemia H1N1 de 2009 foram detectados pela primeira vez em pessoas em julho de 2011.
Os vírus foram identificados pela primeira vez em porcos dos EUA em 2010 durante 2011, 12 infecções humanas com H3N2v foram detectadas. ((https://www.cdc.gov/flu/swineflu/variant/h3n2v-cases.htm))
Prevenção da influenza H3N2:
A prevenção da influenza H3N2 consiste em usos de mascara, evite circular em locais fechados com pessoas infectadas, lave as mão com frequência e não empreste objetos de usos pessoal.
Além disso, ao aos primeiros sinais de sintomas da H3N2, procure um médico. ((https://bvsms.saude.gov.br/h3n2-novo-virus-influenza-em-circulacao-no-pais/))
Contágio da influenza H3N2:
O vírus H3N2 é facilmente transmitido por meio de gotículas liberadas no ar, quando a pessoa gripada tosse, fala ou espirra.
Por ser um vírus respiratório, a prevenção consiste com uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Período de incubação dos vírus influenza H3N2:
O período de incubação dos vírus influenza H3N2 é geralmente de 2 dias, variando entre um e quatro dias.
Além disso, os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.
A influenza H3N2 tem início, em geral, com febre alta, seguida de dor de garganta, coriza, dor muscular, dor de cabeça e tosse.
No entanto, a febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.
Nesse período os sintomas respiratórios como a tosse tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de 3 a 5 dias após o desaparecimento da febre.
Além disso, existem casos que apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. ((https://www.saude.ms.gov.br/h3n2-ses-orienta-populacao-sobre-os-cuidados-contra-a-influenza-em-ms/))
Tem vacina contra a influenza H3N2?
O Instituto Butantan anunciou que uma vacina trivalente contra a influenza H3N2 irá ser distribuída até o final de fevereiro.
Além disso, o imunizante é composto pelos vírus H1N1, H3N2, do subtipo Darwin, e a cepa B. ((https://www.ibitinga.sp.gov.br/noticias/saude/gripe-virus-h3n2-e-confirmado-na-cidade-de-ibitinga-conheca-a-doenca-e-saiba-como-se-prevenir))