O vírus H3N2 é um tipo de vírus da gripe que sofre constantemente com mutações na glicoproteína hemaglutinina e provoca graves infecções.
No entanto, muitas pessoas consideram a gripe um problema de saúde simples e de fácil solução.
Além disso, essa doença pode ter formas graves, que podem levar a complicações que colocam a vida do paciente em risco.
O H3N2 é um vírus de RNA que apresenta uma espetacular capacidade de adaptação e sofre modificações constantes.
No entanto, conhecemos três tipos de influenza: A, B e C o tipo C não causa grande impacto na saúde pública, por não estar relacionado com grandes epidemias e por desencadear infecções brandas.
Além disso, o vírus influenza A e B, por sua vez, merecem uma maior atenção, pois são os grandes responsáveis pelas epidemias observadas anualmente.
Surto de gripe causado pelo vírus H3N2:
Além disso, os surtos de gripe nos últimos meses no país foram impulsionados pela introdução de uma nova cepa do subtipo A (H3N2), batizada de Darwin.
De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe e resfriados.
O vírus é facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa infectada tosse ou espirra.
Recomendação:
As pessoas que apresentarem sintomas gripais, recomenda se procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Fatores de riscos:
O vírus H3N2 tem mais chances de evoluir para casos graves em grupos de risco como crianças, idosos, gestantes e indivíduos com comorbidades.
Além disso, a propagação do vírus pode ter relação com a baixa cobertura vacinal contra a gripe e com a flexibilização das medidas de restrição e prevenção adotadas contra a Covid-19. ((https://bvsms.saude.gov.br/h3n2-novo-virus-influenza-em-circulacao-no-pais/))
Sintomas do vírus H3N2:
Os principais sintomas da vírus H3N2 são:
– Tosse;
– Dor de cabeça;
– Febre;
– Dor no corpo;
– Dor de garganta;
– Calafrios;
– Perda de apetite;
– Irritação nos olhos;
– Dores articulares;
– Mal-estar;
– Mialgia (dor muscular);
– Secreção nasal excessiva;
– Diarreia;
– Vômito. ((https://www.ibitinga.sp.gov.br/noticias/saude/gripe-virus-h3n2-e-confirmado-na-cidade-de-ibitinga-conheca-a-doenca-e-saiba-como-se-prevenir))
Gripe por influenza H3N2 é perigosa?
O vírus H3N2 é considerado perigoso e, embora possa ser prevenida através da vacinação, em casos mais graves a doença pode matar.
Esta doença também tem complicações de saúde, se não for tratada pode provocar danos ao sistema respiratório, comprometer os pulmões e levar à morte.