O vírus da gripe H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum.
Além disso, este vírus é muito fácil de ser transmitido de pessoa para pessoa por meio das gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.
Sobretudo, o vírus H3N2, assim como o subtipo H1N1 da Influenza, provoca os típicos sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre, dor de cabeça e congestão nasal, sendo importante que a pessoa repouse e beba bastante líquidos para favorecer a eliminação do vírus do organismo.
O H3N2 pode ser frequentemente identificado em crianças, idosos, mulheres grávidas ou que tiveram o bebê em pouco tempo, pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido ou que são portadores de doenças crônicas. ((https://www.tuasaude.com/gripe-h3n2/))
Afinal, o que é H3N2?
O H3N2 ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade.
No entanto, este vírus apresenta-se com início de febre, dor muscular e tosse seca e possui a evolução autolimitada, de poucos dias.
Além disso, a gripe, como é chamada popularmente, tem gerado surtos regionais pelo país impulsionada pela introdução de uma nova cepa do subtipo A (H3N2), batizada de Darwin.
Sobretudo, são conhecidos três tipos de vírus influenza: A, B e C, os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias sazonais em diversas localidades do mundo, enquanto o último costuma provocar alguns casos mais leves.
O vírus da influenza é classificado em subtipos, como o A (H1N1) e o A (H3N2). ((https://bvsms.saude.gov.br/h3n2-novo-virus-influenza-em-circulacao-no-pais/))
Quais são os cuidados necessários em caso de infecção de H3N2 ?
Os cuidados para a recuperação do paciente com H3N2 é necessário o isolamento, distanciamento social, higienização das mãos, o uso de máscara, hidratação, repouso e fármacos para aliviar a sintomatologia.
Além disso, para casos leves de síndromes respiratórias, os pacientes podem procurar as Unidades Básicas de Saúde.
Já para quadros mais graves, tanto de gripe H3N2, os pacientes deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).((https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/covid-19-ou-h3n2-especialista-explica-diferencas-entre-as-duas-infeccoes))
Tratamento para H3N2:
O tratamento para a H3N2 é feito com remédios que diminuem os efeitos dos sintomas, como o paracetamol e ibuprofeno.
Além disso, o tratamento é feito com acompanhamento medico, portanto, não se auto medique.
Forma de evitar a contaminação do H3N2:
A forma de evitar a contaminação do H3N2 inclui o uso de máscara, distanciamento social e mantendo os demais protocolos de higiene, como a limpeza das mãos.