Ozempic é um medicamento aprovado para o tratamento do diabetes tipo 2, que nos últimos meses se popularizou após relatos de pessoas associarem o uso do remédio à perda de peso.
Além disso, o princípio ativo do Ozempic é a semaglutida, uma forma sintética do hormônio GLP-1, que promove a saciedade, por conta deste mecanismo, ele ajuda a emagrecer.
A sua administração é feita por meio de uma caneta injetável e está disponível em apresentações de 0,25 mg, 0,5mg e 1mg.
Hoje no Dicas de Saúde vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre o Ozempic e os seus usos.
O medicamento Ozempic age no corpo imitando um hormônio ligado ao apetite e a alimentação, dessa forma ele ajuda a estimular a produção de insulina e, assim, a diminuir os níveis de glicose no sangue do indivíduo.
O que é Ozempic?
O Ozempic é um medicamento que tem como princípio ativo a semaglutida (1,34 mg/mL), a molécula é da classe dos medicamentos análogos de GLP-1 (um hormônio produzido no intestino), que possui a ação sobre o sistema nervoso central.
Este medicamento atua especialmente nas regiões que controlam a saciedade, o gasto calórico e o apetite, para reverter o impacto do diabetes tipo 2, diminuindo a taxa de glicose no sangue.
Porém o seu potencial para a redução de peso tem feito agências reguladoras autorizarem a prescrição com essa finalidade, inclusive a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Como funciona o Ozempic
Ozempic é utilizado para reduzir o açúcar no sangue (glicose sanguínea) em adultos com diabetes tipo 2 através de um mecanismo que estimula a secreção de insulina.
Ele diminui a secreção de glucagon, somente quando a glicose sanguínea estiver elevada, porém além de ajudar com diabetes tipo 2 ele também pode ser usado para perda de peso em pacientes com sobrepeso ou obesos.
Como usar o Ozempic
A Solução do Ozempic é injetável 0,25 mg e 0,5 mg, e antes da aplicação é importante que leia as instruções cuidadosamente
Além disso, não utilize o sistema de aplicação preenchido sem o treinamento adequado de seu médico ou enfermeiro.
Efeito colateral de Ozempic
Assim como todo medicamento, o Ozempic também possui efeitos colaterais, os principais riscos do medicamento são relacionados ao trato gastrointestinal, como náuseas, vômitos, sensação de plenitude gástrica, constipação ou diarreia, cefaleia e sensação de fraqueza.
Algumas reações adversas do Ozempic comuns incluem:
– Diarreia;
–Vômitos;
– Enjoo;
– Hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue);
– Indigestão;
– Gastrite;
– Refluxo gastroesofágico;
– Azia;
– Inchaço e dor no estômago;
– Prisão de ventre;
– Arrotos;
– Cálculo biliar;
– Tontura;
– Cansaço;
– perda de peso;
– Gases;
– Perda de apetite;
Preço da caneta Ozempic
O preço do Ozempic varia entre R$ 700 e R$ 1.000.
Riscos de tomar Ozempic
Quem usa o medicamento Ozempic sem orientação e indicação médica pode acabar tomando altas doses de semaglutida e perder peso muito rapidamente, o que pode causar a famosa cara de Ozempic, além de efeitos colaterais mais graves, como desnutrição e desidratação.
Um artigo recente publicado na revista Acta Pharmaceutica Sinica B concluiu que o uso prolongado desses remédios pode aumentar o volume do intestino delgado e, consequentemente, obstrução do órgão.
Afinal, Por que o Ozempic emagrece?
O medicamento Ozempic possui o princípio ativo semaglutida, esta é uma forma sintética do hormônio GLP-1, que promove a saciedade, assim ele age em receptores do sistema nervoso central para controlar o apetite e retarda o esvaziamento gástrico (como se a pessoa ficasse mais tempo com a comida no estômago).