A serotonina é um neurotransmissor mais conhecido por seu papel no cérebro, onde se acredita ser um dos principais fatores que influenciam o humor. No entanto, também desempenha muitas outras funções em todo o corpo, como regular a digestão, o sono e a função cardiovascular!
O que é serotonina?
A serotonina é um neurotransmissor natural que transporta sinais entre as células nervosas. A maioria das pessoas provavelmente está ciente do papel da serotonina no sistema nervoso, onde ajuda na regulação do humor e na memória.
O que você talvez não saiba é que a maior parte da serotonina do corpo é encontrada no intestino, não no cérebro. Os intestinos produzem a grande maioria do fornecimento do neurotransmissor ao corpo e é necessário para promover uma digestão saudável.
Em outras partes do corpo, a serotonina desempenha um papel no sono, na saúde óssea, na coagulação do sangue, na função sexual, na regulação da ansiedade, na cicatrização de feridas, no estímulo de náuseas e na função intestinal.
O que a serotonina faz?
A serotonina é produzida no sistema nervoso central . O corpo usa uma enzima chamada triptofano hidroxilasepara criá-lo. A serotonina desempenha um papel fundamental no sistema nervoso central, que é composto pelo cérebro e pela medula espinhal ). Este sistema controla a maioria das funções do seu corpo e mente.
O que acontece se você não tiver serotonina suficiente?
Baixos níveis de serotonina têm sido associados ao mau humor e à depressão.
Os sintomas de depressão incluem sentimentos persistentes, quase diários e que interferem na vida.
- Tristeza
- Ansiedade
- Vazio
- Desesperança ou pessimismo
- Irritabilidade, frustração ou inquietação
- Inutilidade
- Fadiga ou diminuição da energia
Benefícios da serotonina para saúde
A seguir veja os principais benefícios da Serotonina para saúde.
1. Bom para o Coração
Este produto químico ajuda a diminuir problemas cardíacos como ataques cardíacos e derrames. A deficiência de Serotonina pode causar alterações no ritmo cardíaco.
2. Beneficia a maturação cerebral
A função mais importante da Serotonina é o desenvolvimento do Cérebro. A deficiência de Serotonina pode levar ao Autismo e síndrome de Down.
3. Redução da depressão
Níveis adequados de serotonina no cérebro estão associados à diminuição dos sintomas de depressão, sendo muitos antidepressivos projetados para aumentar os níveis desse neurotransmissor.
4. Melhora a aparência da pele
Desde que a Serotonina ajuda a se livrar da Depressão, ansiedade e ajuda a relaxar, ela pode ser considerada um benefício para a Pele. A Serotonina atua como um medicamento antidepressivo que ajuda a Pele a brilhar naturalmente.
5. Saúde gastrointestinal
Este neurotransmissor está presente também no trato gastrointestinal, onde desempenha um papel na motilidade intestinal e na função digestiva adequada.
6. Ajuda relaxa
A Serotonina também é conhecida como a hormona do “sentir-se bem”. Ela pode ajudá-lo a relaxar. A deficiência deste produto químico pode promover o sentimento de doença, fadiga, cansaço e lentidão.
7. Combate a insônia
A deficiência de Serotonina pode causar distúrbio do sono nos pacientes. Isto pode ser tratado com consumo de suplementos para aumentar os níveis de Serotonina no corpo e, assim, reduzir o problema.
8. Alivia dores de cabeça
A Serotonina faz maravilhas em dar alívio imediato às Dores de Cabeça contínuas. Em alguns casos, também ajuda a tratar Enxaquecas. A ocorrência e a severidade da Enxaqueca pode ser reduzido com uso regular de Serotonina na dieta.
9. Contra Obesidade
Os baixos níveis de Serotonina no organismo pode levar a excessos. A deficiência faz com que torne-se incapaz de controlar seu apetite. Esta doença pode causar a obesidade e aumento dos níveis de ansiedade, Depressão e irritação.
10. Previne o antienvelhecimento
A Serotonina ajuda a se livrar das células de radicais livres. Ela produz antioxidantes no corpo para lutar contra os radicais livres; Os radicais livres danificam células e levam ao Envelhecimento.
11. Reforça o humor
Serotonina em todas as formas ajuda na obtenção de um Bom Sono e, portanto, também é um impulsionador de humor natural. Isso ajuda a manter muitas funções essenciais no corpo como as funções do trato gastrointestinal, cardiovascular, Sistemas de Imunidade, etc.
A deficiência da Serotonina no organismo pode causar distúrbios importantes, como a Depressão, etc. De acordo com os níveis mais elevados de Estresse, a Serotonina é absorvida mais rapidamente, mas a eficiência vem para baixo.
12. Contra Ansiedade
Os neurônios no cérebro são a única fonte de produção de Serotonina. Eles ajudam na manutenção dos níveis de sono, o humor, a Libido, de energia, o apetite, e a ansiedade. A Serotonina ajuda a reduzir a ansiedade que pode levar ao suicídio ou atos violentos.
13. Regulação da temperatura corporal
A serotonina está envolvida na regulação da temperatura corporal, ajudando o corpo a manter um equilíbrio térmico adequado.
Níveis baixos de serotonina
É possível que seus níveis de serotonina estejam muito baixos. A deficiência de serotonina pode ser causada por:
- Níveis baixos de triptofano: Se o seu corpo não tiver esse aminoácido suficiente, ele não poderá produzir serotonina suficiente. 13
- Nutrientes específicos: Pesquisas mostraram que a vitamina D e os ácidos graxos ômega-3 podem modular a criação, liberação e função da serotonina. Isso ocorre porque o triptofano precisa de vitamina D para fazer seu trabalho. Os ômega-3 também demonstraram ajudar na disfunção cerebral. Isso se deve ao seu efeito na produção de serotonina. 14
- Receptores de serotonina insuficientes: Um receptor de serotonina é uma proteína que controla os sinais de serotonina. É possível ter poucos receptores de serotonina ou receptores que não funcionam. Isso pode levar à depressão e a um risco aumentado de suicídio.
- Estresse: Estudos demonstraram que altos níveis de estresse na infância podem levar a níveis mais baixos de serotonina na idade adulta.
Alimentos ricos em serotonina
A seguir veja a lista dos Alimentos ricos em Serotonina, incluem:
1. Frutos do Mar
Os peixes gordos como o Atum, amêijoas, Ostras, caranguejos, cavala, Salmão, Sardinhas e suplementos de Óleo de Peixe também são boas fontes de Serotonina.
2. Bebidas
As bebidas como Chá Preto, chá de cacau, Café, Cerveja e Vinho têm uma pequena quantidade de Serotonina presente nelas. Embora possam cumprir os requisitos de Serotonina no corpo, devem ser tomada em pequena quantidade, devido a presença de Cafeína.
3. Banana
As Bananas são rica em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. Além disso, contém carboidratos que ajudam na absorção do triptofano pelo cérebro.
4. Sementes
As sementes são fonte muito rica de Serotonina. Elas também contêm proteína, Potássio, Zinco, Ferro, vitaminas do complexo B, Vitamina E, Magnésio e Cálcio. As Sementes de Abóbora, Sementes de Melancia, Sementes de Gergelim, Sementes de Linhaça, Sementes de Girassol são algumas das sementes que contêm Serotonina. A manteiga de gergelim, também conhecido como Tahini, é uma boa fonte de Serotonina nos alimentos. Ela é rica em Cálcio e teor de Serotonina.
5. Carne
Além de proteínas, a carne também tem Serotonina. A carne é conhecida como uma fonte natural de Serotonina. As carnes como carne de porco, fígado, e Frango contêm Serotonina e pode ajudar a se livrar das deficiências de Serotonina. Os bacons também são grande fonte de Serotonina.
6. Ovos
Os Ovos brancos são outra fonte muito importante de serotonina. O Ovo é um dos nossos alimentos de todos os dias, facilmente disponível e todos os ama. Os Ovos também contém muitas outras vitaminas e nutrientes vitais necessários para o corpo. Evite consumir excessivamente a gema de Ovo, uma vez que contém grande quantidade de Gorduras que podem ser prejudiciais para a saúde do Coração.
7. Espinafre
Rico em magnésio, mineral que desempenha um papel na regulação dos níveis de serotonina.
8. Queijo
Contém triptofano e também é uma fonte de proteínas que ajudam na produção de neurotransmissores.
9. Linhaça
Fonte de ácidos graxos ômega-3 e lignanas, que podem ajudar na regulação dos níveis de serotonina.
10. Produtos Lácteos
Os produtos lácteos, como Leite, soro de leite coalhado, coalhada e Queijo, são uma boa fonte de Alimentos Ricos em Serotonina. Além de muitas vitaminas e nutrientes para saúde, o Tofu também contém Serotonina. Ele é feito de Soja; daí você também aproveita as vitaminas da Soja também. O leite de soja ou a Soja podem ser consumidos pelos seus nutrientes…
11. Vegetais
Vegetais como Alho, Cenoura, Abóbora, Quiabo, Aspargos, Brócolis, Espinafre, Feijão Verde, Batata, Repolho, Beterraba, Alface, Cebola e Tomate ajuda na criação de Serotonina. Todos estes estão facilmente disponíveis em qualquer mercado e ajuda a impulsionar o nível de Serotonina e, portanto, estão entre a lista de alimentos ricos em Serotonina.
12. Pipoca
As comidas ricas em carboidratos que contém Fibras devem ser consumidos para mantê-lo relaxado e feliz. A Pipoca é um exemplo de tal alimento que contém Serotonina.
13. Nozes
Amêndoas, Amendoins, Castanhas de Caju, Pistache, Manteiga de Amendoim, Avelãs e Nozes ajudam na reposição de Serotonina. Por isso, seu uso na alimentação diária pode fornecer Ferro ao organismo. Estas Nozes também contêm uma boa quantidade de Ômega-3 ácidos graxos que ajudam a manter a Pele, Cabelo e Unhas saudáveis.
14. Grãos
O farelo contém Serotonina que ajuda no funcionamento adequado das células do corpo. É também rico em Fibras. Bons exemplos de farelo são farelo de arroz, Gérmen de Trigo, Cereais, Batatas e Arroz.
15. Iogurte natural
Os Iogurtes são uma excelente Fonte de triptofano e probióticos, que podem influenciar positivamente a saúde intestinal e, consequentemente, a produção de neurotransmissores.
Serotonina vs. Dopamina
Qual é a função da serotonina e da dopamina ? Ambos são neurotransmissores que desempenham um papel na depressão.
A serotonina funciona como regulador do humor e também desempenha um papel em muitos outros processos corporais, como digestão e sono. A dopamina está ligada ao que é chamado de “centro de prazer” no cérebro. Seu corpo recebe uma onda de dopamina quando você é recompensado, mas baixos níveis de dopamina podem levar a baixa motivação e sentimentos de desamparo.
A principal diferença é como os dois neurotransmissores afetam o seu humor. A dopamina é liberada após experiências prazerosas e altera sua motivação e interesse, enquanto a serotonina afeta a maneira como você processa as emoções .
Como os níveis baixos de serotonina afetam o corpo
A serotonina afeta muitos processos corporais. Por esse motivo, quantidades inadequadas podem levar a problemas psicológicos e fisiológicos. Alguns sintomas e condições associados à deficiência de serotonina podem ser agrupados nestas categorias:
- Psicológico: Pessoas com baixo nível de serotonina podem apresentar agressividade, mau controle dos impulsos, insônia , irritabilidade e baixa autoestima. As condições psicológicas relacionadas à baixa serotonina incluem ansiedade e transtorno de pânico, depressão , transtorno bipolar, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), transtornos alimentares e transtorno obsessivo-compulsivo ( TOC ).
- Cognitivo: A baixa serotonina está associada a sintomas cognitivos, como memória fraca.
- Fisiológico: Alguns sintomas fisiológicos podem incluir desejo por carboidratos, ganho de peso não intencional, náuseas, problemas digestivos, falta de apetite, fadiga e enxaquecas.
Níveis baixos de serotonina também têm sido associados a certas doenças crônicas. Isto inclui a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.
Sinais de deficiências da serotonina
Sinais que mostram baixos níveis de serotonina:
- Provoca irritação o tempo todo
- Provoca depressão
- Desperta um enorme desejo por chocolates
- Permite você ter um sono tranquilo
- Provoca problemas de ansiedades
- Provoca mudanças de apetite
- Provoca falta de motivação
- Provoca dores de cabeça frequentes
- Interferir no orgasmo
- Provoca baixa auto-estima
Conclusão:
Se você acredita que tem baixos níveis de serotonina ou apresenta esses sintomas, não entre em pânico. Com algumas mudanças de estilo de vida (ou seja, exercício, comer mais saudável, meditando, etc), você pode aumentar seus níveis de serotonina. No entanto, certifique-se de falar com um médico se você quiser uma opinião profissional.