Câncer de Pele – O que é, Sintomas e Tratamentos e muito mais é o que você vai aprender a partir de agora, então continue conosco e desvende tudo sobre o Câncer de Pele, doença essa que mata mais brasileiros a cada dia.
Além disso, o Câncer da Pele é a neoplasia mais frequente nos Brasil, com mais de 119 mil casos previstos apenas em 2010, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O Câncer de Pele é causado por células que sofreram algum tipo de mutação e se multiplicaram erroneamente, criando um tecido doente, o tão temido tumor.
Caso o Câncer de Pele for detectada no início, há grandes chances de cura, mesmo nas manifestações mais agressivas da doença. Dentre as causas que podem potencializar a formação do tumor estão a idade e a feno tipagem, predisposição genética e, principalmente, exposição ao sol do paciente. Além disso, a doença é mais comum em maiores de 40 anos e pessoas de Pele clara.
O que é o Câncer de Pele?: Câncer de Pele ou cancro de Pele como também é conhecido, é um tumor criado por células da Pele que sofreram algum tipo de alterações e se multiplicaram de maneira irregular e anormal, assim dando origem a um novo tecido, elas possuem a capacidade de invadir ou de se espalhar para outras partes do corpo.
E mais de 90% dos casos de Câncer de Pele são causados pela a exposição à radiação ultravioleta (UV) solar, exposição essa que vêm aumentando por causa da destruição da camada de ozono da nossa atmosfera. O Câncer de Pele é particularmente comum entre pessoas de Pele com tons mais claros.
Sintomas do Câncer de Pele: Para identificar os sintomas que possam indicar o desenvolvimento de Câncer de Pele existe vários métodos, um deles é o exame chamado de ABCDE, que inclui as principais características das manchas, sinais e pintas. E muitas vezes, o primeiro sintoma de melanoma é uma mudança no tamanho, forma ou a cor de uma mancha já existente. A regra “ABCDE” é usado para facilitar um diagnostico prévio, mas não decisivo sobre a existência ou não de um possível Câncer de Pele e eles são:
- Assimetria – Caso a forma de uma das metades da mancha não coincide com a outra metade.
- Borda – Se as bordas não são regulares ou são dentadas ou entalhadas.
- Cor – Caso a cor seja muitas vezes desigual. Alguns tons de preto, marrom e canela podem se apresentar. E pode ocorrer também o aparecimento de áreas brancas, cinza, vermelha ou azul também.
- Diâmetro – Possuir um diâmetro maior que 6 mm.
- Evolução – Uma pinta que vem mudando de tamanho, forma, cor ou aparência.
Outros Sintomas de Câncer de Pele São:
- Expansão do pigmento de uma mancha na Pele.
- Mudança na superfície da pinta.
- Coceira, sensibilidade ou dor.
- Uma ferida que não cicatriza.
- Vermelhidão ou inchaço.
Pode acontecer de algum Câncer de Pele não se enquadram nas regras acima descritas, por isso é importante informar ao seu médico quaisquer alterações em lesões na sua Pele ou novas lesões de aparência diferente do restante das pintas já existentes no seu corpo.
Tratamento do Câncer de Pele: Para tratar o Câncer de Pele existem muitos métodos e cada um é especifico para cada caso mas o tratamento mais indicado é a cirurgia para retirada do tumor. No entanto, para algumas pessoas a cirurgia não é recomendada – geralmente idosos com alguma comorbidade ou pessoas acamadas, com alguma dificuldade de se locomover. Ainda há outras situações em que somente a cirurgia pode não ser suficiente para a retirada do tumor por completo. Nestes casos, um médico especializado pode indicar outros tratamentos para a eliminação desse Câncer de Pele.
E para aumentar ainda mais as chances de sucesso no tratamento do Câncer de Pele, é muito importante você consultar um oncologista ou um dermatologista antes de iniciar quaisquer tipo de tratamento, pois é necessário uma avaliação correta do tipo de Câncer de Pele e o estado de desenvolvimento desse Câncer de Pele para saber qual o tratamento mais adequado.
Normalmente, esse tratamento é feito em centros hospitalares especializados no tratamento do Câncer de Pele, como é o caso do INCA, onde é iniciado uma cirurgia para retirar o tumor e o máximo de células cancerígenas possível que se possam encontrar nos tecidos. Depois, pode ser necessário fazer quimioterapia ou radioterapia dependendo do tipo e Câncer de Pele e o seu tamanho.