Como Estresse Pode Causar Caspa e perda de cabelo. Além disso, de acordo com dermatologistas, estresse e higiene pessoal precária podem causar caspa até certo ponto. Estresse é algo que ninguém realmente se preocupa, ou melhor, não pode se preocupar devido à falta de tempo e tudo, mas sim, estresse mental pode causar caspa. Outras causas incluem o uso de shampoos que são severos no couro cabeludo e cabelo. Flocos de caspa no couro cabeludo não são nada além de células mortas da pele. Como todos sabem, as células da pele morrem para que novas possam crescer. E não são perceptíveis, porque há dificilmente muitos flocos e quando o cabelo é lavado, eles são limpos.
É quando as células da pele no couro cabeludo morrem excessivamente que as pessoas notam como escamoso o couro cabeludo está. Especialistas estimam que mais de 50 por cento da população adulta do mundo sofre de caspa.
Portanto, a questão aqui é: qual é a causa de excesso de células mortas da pele? Os cientistas descobriram que um fungo conhecido como Malassezia é a principal causa da caspa. É um fungo que é capaz de viver no couro cabeludo humano. Ainda não foi determinada a razão de causar este problema irritante, mas parece ser verdade que é a principal causa, já que tratar a caspa com remédios anti-fungo funciona maravilhas.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O Estresse Causa Caspa? Não pode ser 100% comprovado que o estresse causa caspa, mas os cientistas têm considerado altamente possível. No ano de 2007, um estudo foi realizado em 82 pessoas que sofreram de depressão, bem como ansiedade.
Verificou-se que mais de 80% dos pacientes tinham couro cabeludo que descascava excessivamente. Estudos relacionados ao estresse geral são difíceis de encontrar devido ao fato de que o estresse é um tópico subjetivo. O estudo mais próximo que relaciona estresse com caspa é o mencionado acima.
De acordo com especialistas, quando as pessoas estão sob estresse, o corpo produz glucocorticóide, que é uma substância que ajuda a acalmar. Glucocorticóides têm a capacidade de alterar a composição das células que estão presentes no couro cabeludo. É possível que essa habilidade deixe as pessoas propensas ao fungo Malassezia e obviamente a caspa que isso causa.
Ainda não foi descoberto pelos cientistas como exatamente o estresse provoca descamação do couro cabeludo, mas não há dúvida de que com a investigação contínua e estudos, uma conexão entre os dois será encontrada e o mistério interminável pode ser resolvido.
Enquanto mais conhecimento está sendo coletado sobre a conexão entre o estresse e caspa, é possível, entretanto, combater este problema embaraçoso com tratamentos anti-fúngicos e usar shampoos e condicionadores que se destinam a erradicar o problema.
Se não gostar de usar muitos produtos comerciais ou medicamentosos no couro cabeludo e cabelo, existem muitos remédios naturais que se pode experimentar para obter um tratamento seguro, livre de produtos químicos e anti-caspa.